À descoberta de orquídeas silvestres e outras raridades

À descoberta de orquídeas silvestres e outras raridades

Depois da letargia do Inverno, as novas folhas dos Carvalhos-cerquinhos anunciam achegada da Primavera e os campos enchem-se de cores e aromas.
As orquídeas silvestres aparecem por aqui e por ali. Aguardaram os dias maisluminosos para florescer. É incrível como podemos encontrar dezenas de indivíduosda peculiar Flôr-dos-rapazinhos, conhecida no mundo dos botânicos por Orchis itálica.Outras, só os olhares treinados e mais atentos conseguem descobrir. É o caso dararíssima Ophrys vernixia, espécie endémica e só conhecida em três zonas da PenínsulaIbérica.
Mas por aqui existem mais motivos de interesse, tais como, os bosques de Carvalho-cerquinho (Quercus faginea subsp. broteroi) ou de Azinheira (Quercus rotundifolia),hoje em dia já bastante raros, os tomilhais onde o Thymus zygis subsp. silvestris,conhecido na região por Erva-de-Santa-Maria, ao ser pisado, liberta no ar umafragrância que não deixa ninguém indiferente ou a Salvia-do-mato (Phlomis lycnitis),usada pela população local como planta medicinal.
Mas há mais, muito mais… Venha connosco celebrar a Primavera e conhecer o mundodas plantas, sobretudo das orquídeas silvestres.
O território que vamos percorrer (norte do concelho de Tomar) apresenta espécies ehabitats muito importantes para a conservação da natureza, por isso foi incluído naReserva Natura 2000.
Tendo em conta as espécies de flora que iremos encontrar e a forma como vamosorientar o passeio, este torna-se indicado para todos aqueles amantes da natureza eda fotografia que gostam de levar consigo belas imagens das nossas descobertas.

À descoberta de orquídeas silvestres e outras raridades

Ponto de Encontro: Junto à Igreja de Casais (povoação situada a cerca de 7 km da cidade de Tomar, para norte).

Data: 16 de Abril de 2011

Hora de início: 9h00

Hora de finalização: 13h00

Distância percorrida: 7 km

Grau de dificuldade: Fácil

Público-alvo: a partir dos 12 anos

Preço: 10€ (inclui acompanhamento técnico e científico, seguro de acidentes pessoais

Orientação do passeio: Tiago Lopes, Licenciado em Eng. de Recursos Naturais e Pós-graduadoem Gestão e Conservação da Natureza

Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis para andar e adequados às condiçõesclimatéricas.
Actividade com número limitado de participantes.

Inscrições:E-mail: geral@caminhoscomvida.comTlm: 916084720

Dados: nome completo e data de nascimento de todos os participantes e um contacto.

Caso não tenha oportunidade de participar nesta actividade, na data marcada, poderemosrealizá-la noutra data para um grupo com o mínimo de 6 pessoas.

2

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...