Alqueva – Turismo num Alentejo diferente

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

alquevaO Alentejo está a tornar-se uma das melhores zonas para turismo em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao turismo rural, com algumas zonas de extrema beleza e com actividades e soluções muito interessantes. A paisagem é de cortar a respiração, as longas planícies propiciam passeios a pé, a cavalo ou mesmo de bicicleta.

Barragem do Alqueva

A principal atracção de Alqueva é a sua barragem, sendo esta a sétima maior de todo o país (com 96 metros de altura no total), está localizada bem no rio Guadiana, muito perto da fronteira espanhola. A sua barragem acaba por formar aquele que é o maior lago artificial da Europa, com cerca de 250km quadrados de área total, com uma capacidade que o permite conquistar o título de maior reservatório de água em Portugal.

A sua construção teve como principal objectivo a produção de energia eléctrica e funcionando como regadio para toda a zona do Alentejo. Contudo, posteriormente diversas infra-estruturas foram construídas em seu redor, outras estão já em projecto, aliando toda esta beleza a opções de turismo que fazem deste destino um dos mais procurados dos últimos tempo, seja pela tranquilidade como também por todas as actividades lúdicas apresentadas.

Turismo Envolvente

Com a popularidade que esta zona tomou nos últimos anos, existem várias actividades na albufeira que deixam os turistas com os dias completamente preenchidos, desde a pesca desportiva que está novamente na moda, passando pelos passeios de barco ou mesmo em canoa, cruzeiros de vários dias ou até mesmo os famosos barcos-casa que permitem de 2 a 12 pessoas no máximo para uns dias de férias extremamente diferentes.

Para os mais aventureiros, há muita emoção nas actividades aéreas à sua espera, seja de helicóptero, avioneta ou balão, os interessados podem passar boas horas a conhecer a zona uns bons metros acima da terra. Mas para os turistas mais conservadores, existem várias actividades em terra que podem aproveitar, desde os passeios a cavalo, bicicleta, charrette, jipe ou mesmo a pé, conhecendo a zona muito mais intimamente.

Gastronomia

A zona do Alqueva é extremamente rica no que diz respeito à gastronomia e ao vinho. Em Reguengos, os turistas podem aproveitar a típica gastronomia, com pratos exclusivos desta zona e tradições que podem muito bem ter centenas de anos, mas é no vinho que a região ganha, sendo este extremamente famoso.

Migas, gaspacho, ensopado de borrego, a famosa carne de porco à alentejana, a sopa de beldroegas, os pézinhos de coentrada e até a sopa de cação são alguns dos pratos mais procurados pelos turistas que querem ficar a conhecer um pouco da gastronomia típica desta região. Para aqueles que estão apenas de passagem, os petiscos mais famosos são as moelas, o chouriço e linguiça, a orelha de porco, os torresmos e o presunto e até os caracóis que são muito populares. Para os amantes de doces, a região é extremamente rica, com algumas sobremesas mundialmente famosas, como a sericaia, o bolo de requeijão, as filhóses, o bolo de amêndoa e gila e muito mais opções.

Tudo isto deverá ser acompanhado de um bom vinho tinto alentejano, uma das preciosidades de todo o Alentejo.

Alojamento

Para aqueles que estão de visita a esta zona do Alentejo, seleccionamos alguns dos melhores e mais recomendados alojamentos perto da barragem do Alqueva.

Os turistas podem optar por ficar na vila medieval de Monsaraz, que apresenta uma vista de cortar a respiração sobre a planície alentejana, na cidade de Moura muito mais calma e com várias actividades lúdicas, mas sempre com a certeza que qualquer uma das opções é de extrema qualidade.

Em Monsaraz, destaque para a grande variedade de Hotéis e Turismo Rural. A Estalagem de Monsaraz é uma excelente opção, mas a Casa Pinto e a Casa Dona Antónia não lhe ficam nada atrás. o Hotel Horta da Moura, Monte do Laranjal e Monte Santa Catarina são também excelentes opções.

Já em Moura, os turistas têm o Hotel de Moura (o mais popular de todos), o Hotel Santa Comba, a Horta de Torrejais e a Herdade Vale do Manantia à sua disposição para um alojamento de luxo.

Foto: AiresAlmeida no Flickr

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...