A Depressão Challenger, o lugar mais profundo do Planeta Terra

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ilhas marianasHá lugares no mundo que todos gostariam de poder visitar. Infelizmente, por falta de tempo ou de dinheiro, na maior parte das vezes não o podemos fazer. Mas também existem lugares em que a própria geografia do lugar não o permite. É o caso do lugar tão extraordinário como interessante que hoje apresentamos: o Challenger Deep ou Depressão Challenger.

A Depressão Challenger é o ponto mais baixo da superfície terrestre. Situa-se na Fossa das Marianas, perto das Ilhas Marianas. A terra mais próxima é a Ilha Fais, do arquipélago de Yap, a 289 km sudoeste, e Guam que se situa a 306 km a nordeste. Quer conhecê-lo?

depressão das marianas

10.923 metros de profundidade

Gostamos muito de apresentar imagens que demostrem a beleza dos lugares que costumamos visitar. No entanto, hoje vamos ter de fazer uma excepção, pois devido à escuridão que invade a Depressão Challenger, não existem imagens capazes de retratar este lugar tão singular do nosso planeta. Apenas a NASA é capaz de nos oferecer algumas imagens deste abismo, e todas elas são vistas do espaço.

depressão challenger

Para termos uma pequena ideia da espectacular e assustadora profundidade da Depressão Challenger, o Monte Evereste (a montanha mais alta do mundo) caberia sem qualquer problema dentro deste abismo. Com tão grande profundidade, o Challenger Deep é o ponto mais profundo alguma vez medido nos oceanos da Terra.

Localizado no oceano Pacífico, no arquipélago das ilhas Marianas, este abismo é uma verdadeira atracção para os especialistas e amantes da geologia. E não é para menos. Em 1984, um navio oceanográfico japonês estudou o abismo com um sonar e determinou que profundidade deste lugar era de 10.923 metros.

challenger deep

O último explorador

Em 2012, o director, produtor, guionista e explorador marinho James Cameron entrou dentro deste abismo e desceu até aos 10.898 metros de profundidade. Um número que lhe confere o título da primeira pessoa a descer sozinha ao ponto mais baixo da Terra. É um privilégio que nós apenas podemos imaginar. Mas se o pudesse fazer, será que se atrevia?

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...