Turismo nas Ilhas Canárias: Tenerife, Gran Canária, Fuerteventura e Lanzarote

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ilhas canáriasAs Ilhas Canárias têm imensas praias de areias finas e gozam de uma temperatura primaveril durante todo o ano. É um arquipélago constituído por 7 ilhas (Gran Canária, Fuerteventura, Lanzarote, Tenerife, La Palma, La Gomera e el Hierro) e umas quantas ilhotas. Mas o melhor de tudo são as paisagens evocativas de quase todas as regiões do mundo.

Estas ilhas têm origem vulcânica e fazem parte da Macaronésia, uma palavra que vem do grego e que significa “Ilhas abençoadas ou afortunadas”, nome moderno para designar os vários grupos de ilhas no Atlântico Norte, perto da Europa e de África, e mais uma extensa faixa costeira do Noroeste de África, fronteira a esses grupos de ilhas, que se estende de Marrocos até ao Senegal. Para além disso, sabe-se que na mitologia grega eram lugares de descanso para os heróis defuntos, devido à sua beleza singular e ao clima temperado.

Todas as paisagens do mundo conjugam-se nas Canárias, desde montanhas, vulcões, cascatas, penhascos, barrancos, florestas de Laurissilva exclusivos da região da Macaronésia, dragoeiros, zimbros, a dunas imensas, praias de areia branca, dourada, negra e de lava avermelhada. O que mais podemos pedir?

Neste artigo vamos falar sobre as quatro ilhas principais do arquipélago e sobre as suas atracções turísticas.

Tenerife

tenerifeA maior das Ilhas Canárias é uma bela terra de contrastes. A idílica combinação de sol, praia, natureza e lazer, transformaram esta ilha num dos destinos europeus mais concorridos.

Os 269 quilómetros de costa oferecem uma grande variedade de lugares onde podemos aproveitar para desfrutar do mar. No norte, com um relevo mais abrupto e escarpado, irá encontrar pequenas enseadas e piscinas naturais. Na costa sul é onde estão localizadas as principais estâncias turísticas. Aqui pode fazer férias durante todo o ano, graças à abundância de dias de sol limpo e às temperaturas suaves, que oscilam entre os 18 graus no inverno e os 26 no verão.

Mas Tenerife é muito mais do que praia. A sua riqueza ambiental está presente no Parque Nacional de Teide (onde fica o ponto mais alto de Espanha com 3718 metros) e no Parque Natural da Coroa Florestal, mas existem outros espaços naturais de grande beleza no resto da ilha. Em relação a actividades aquáticas, o mergulho também é uma experiência única e espectacular, já que os vulcões dotaram Tenerife de um original fundo marinho. Também há que referir o famoso Carnaval ou as inúmeras festas celebradas nas diversas localidades desta ilha que lhe darão oportunidade de conhecer o artesanato e gastronomia locais. Aproveite para provar o peixe fresco, as batatas o os queijos.

Gran Canária, a jóia das Ilhas Canárias

gran canariaExistem muitas razões para escolher a ilha de Gran Canária como destino para as suas próximas férias. Talvez o principal seja o clima porque mesmo quando é pleno inverno na Península Ibérica, o clima aqui é eternamente primaveril. Mas o clima privilegiado e as praias são apenas duas das razões para uma visita, porque aqui irá encontrar um património natural extraordinário e um cenário magnífico para a prática de desportos náuticos: mergulho, surf, vela, e obviamente windsurf, até porque esta ilha é considerada um dos melhores locais do mundo para praticar este desporto.

A Gran Canária tem 236 quilómetros de costa para todos os gostos, indo das tranquilas baias da costa sul, até zonas mais turísticas como Las Palmas ou San Bartolomé de Tirajana, onde fica famosa Praia do Inglês, passando pelas singulares dunas da praia de Maspalomas ou pelos areais salvagens de Güi-Güi.

A natureza na Gran Canária é outra das atracções. Quase metade do seu território foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO. Seguindo a ampla rede de caminhos, poderá conhecer os vários parques naturais a pé ou de bicicleta. Outra excelente opção é a observação de baleias e golfinhos no habitat natural, uma vez que a sua presença é assídua na costa sul da ilha.

Fuerteventura

fuerteventuraFuerteventura destaca-se antes de mais pelas suas magníficas praias de areia branca e pelo sol radiante que brilha durante todo o ano. Trata-se de um destino obrigatório para os amantes do windsurf, do mergulho, e onde poderá encontrar paisagens magníficas. Ao longo de 340 quilómetros de costa irá encontrar mais de 150 praias, principalmente nas costas sul e norte. Por outro lado, os penhascos e as pequenas enseadas dominam a costa oriental.

As suas águas, pouco profundas e cristalinas, são ideais para a prática de desportos náuticos: vela, esqui aquático, surf, pesca, etc. Mas o desporto dominante é mesmo o windsurf. A ilha é um destino obrigatório no circuito mundial desta modalidade desportiva. A lista de praias onde se pode praticar esta actividade é longa: Corralejo, Cotillo, Jandía, Caleta de Fuste, Cofete, etc.

O mesmo se passa com o mergulho. Fuerteventura é um dos destinos preferidos dos amantes desta actividade, graças às grutas, túneis e formações rochosas diversas que podemos encontrar nos fundos oceânicos. O clima suave, as praias com dunas, a beleza natural e as modernas infra-estruturas hoteleiras tornam Fuerteventura um destino turístico privilegiado.

Uma forma excelente de conhecer as paragens mais insólitas locais é percorrendo os caminhos que atravessam a ilha e que o levarão a zonas onde reina a natureza. É o caso de Montanha Tindaya ou do Parque Rural de Betancuria, o espaço natural mais extenso.

Lanzarote

lanzaroteLanzarote é a mais vulcânica das Ilhas Canárias, com uma paisagem coberta de crateras, barrancos e vales de lava solidificada. É uma das ilhas mais antigas das Canárias, fruto da actividade vulcânica que começou há 22 milhões de anos. A passagem do tempo modelou toda a paisagem, dotando a ilha de uma natureza espectacular e que foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Tem um clima de primavera eterna onde poderá desfrutar do contraste e da beleza da sua costa em qualquer momento do ano. Também irá ficar surpreendido com as praias de areia negra ou dourada, as zonas urbanas e os espaços naturais protegidos. Aproveite para descobrir lugares com um importante valor ecológico, como o Parque Nacional de Timanfaya, onde poderá ver uma grande variedade de formas vulcânicas, ou o Parque Natural do Arquipélago Chinijo, refúgio de inúmeras espécies de aves marinhas.

Se gosta de desporto, também irá encontrar bastantes opções. Poderá jogar golfe entre a lava e os cactos, praticar mergulho no belo fundo marinho, pescar em alto-mar ou praticar surf, já que as ondas são consideradas das melhores da Europa.

Deixe o seu comentário