Porque é importante viajar?

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

viajarCada viagem representa uma aventura. É estar disposto a deixar-se surpreender por situações inesperadas e romper com as rotinas. Viajar ajuda-nos a ter novas perspectivas e a ver que existe um mundo de possibilidades através do interesse em outras culturas e formas de vida.

Viajar não é apenas ir fisicamente de um lugar para outro. É estar disposto a aprender com cada nova aventura. Esta prática torna-nos mais criativos e traz-nos boas energias. Para mim, parte da felicidade da vida está no acto de viajar, e é por isso que gosto tanto disso.

Quando inicio um novo dia numa nova viagem, começo por beber com um bom café e por um pequeno-almoço bem aviado, para ter energia suficiente para começar a caminhada pela cidade que estou a visitar. Tento caminhar pelas ruas da maioria das cidades, porque penso que é uma boa forma de encontrar lugares interessantes de ver que não estão nos guias turísticos. E tento ainda parar para conhecer melhor e desfrutar das coisas que me agradam.

Raramente planeio as viagens com muita antecedência. Por isso essa razão é quase sempre a primeira vez que conheço as principais atracções da cidade.

Tendo isto em conta, escolho depois o hotel. Escolher o hotel é um processo que me leva algum tempo porque avalio diversos factores: a localização, a limpeza, os serviços, vejo as críticas do hotel no TripAdvisor e as fotos do hotel no seu website. Esta prática ajuda-me quase sempre a escolher bons hotéis. Também há a opção do Airbnb, mas aqui também recomendo que se dê uma vista de olhos nas críticas antes de fazer o booking.

Um mapa é fundamental, quer seja físico ou o GPS do Google que é bastante prático. Mas também há uma variedade de aplicações com diferentes funções que nos ajudam a encontrar atracções, restaurantes e muitas outras coisas.

Muitas vezes conhecemos outras culturas através da sua comida. Por essa razão, quando viajo levo uma lista dos restaurantes ou lugares onde quero comer e verifico se é preciso fazer reserva. Desta forma, não perco nenhum dos restaurantes da lista.

O clima é outro factor fundamental para fazer a mala. Assim, e quando faço a mala um ou dois dias antes da viagem, verifico sempre a previsão do tempo para os próximos dias no destino. Depois e tendo isto em conta escolho a roupa que vou levar na viagem.

planear viagemEsperar não é algo que alguém goste, mas nos aeroportos temos quase sempre de aguardar (e por vezes muito tempo). Assim e para ir matando o tempo, nestas alturas levo sempre um livro comigo. Ler é sempre algo que acrescenta valor a essas longas horas de espera.

Falando agora de aeroportos, a mala é um factor importante. Tentem escolher bem a roupa que vão levar para evitar grandes malas, porque para além de ser pouco prático, também existem imensas restrições de tamanho e peso (com os consequentes custos adicionais). Um último conselho neste ponto: marquem sempre a mala para localizá-la mais facilmente.

Viajar é um dos melhores investimentos que podemos fazer na vida. É melhor acumular experiências e memórias do que coisas. Viajar permite-nos fugir da rotina diária e é um bom exercício para viver o presente. Se tem vontade de viajar não deixe para amanhã. Comece já, não há limites.

Feliz viagem e até à próxima.

Deixe o seu comentário