O mercado do Bolhão no Porto

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

 mercado do bolhãoOs turistas que querem sentir o pulsar da vida das cidades, fundir-se com as pessoas que ali residem e descobrir como flui a corrente da vida quotidiana, costumam visitar os mercados locais. Para além do ambiente típico, são também lugares recheados de cheiros, sabores e cores que nos dizem muito sobre as tradições, a gastronomia e o nível de vida das populações locais.

O famoso mercado do Bolhão, localizado na cidade do Porto, será provavelmente um dos mais impressionantes da Europa. Entrar pelas suas portas é como entrar num outro mundo, retrocedendo a tempos passados e recuperar um ambiente que parecia perdido entre as grandes superfícies esterilizadas de aço e cristal a que estamos acostumados.

O Bolhão é indubitavelmente uma das visitas obrigatórias do Porto, embora haja quem fique um pouco de “pé atrás”. E a verdade é que é preciso ser um pouco corajoso para enfrentar tudo o que é possível encontrar neste enorme mercado. Grandes peixes expostos em cima de bancadas, animais vivos, pequenos recantos escuros dignos de uma novela de Dickens, talhos onde talvez não nos atreveríamos a comprar nada e toda uma amálgama de sensações que atacam directamente o visitante sem lhe dar tempo para respirar.

mercado do bolhãoO nome pelo qual é conhecido deriva da existência, nas suas imediações, de uma bica designada, precisamente, de “Fonte do Bolhão”. O edifício caracteriza-se pela sua monumentalidade, própria da arquitectura neoclássica. Existem quatro entradas principais: a entrada sul dá acesso ao piso térreo, as entradas laterais a um patamar intermédio de escadas que ligam ambos os pisos, e finalmente, a entrada pela Rua de Fernandes Tomás, que dá acesso directo ao piso superior. Integrada na Baixa do Porto, a zona é conhecida por ser uma área de lojas tradicionais dedicadas a produtos alimentares, para além do Mercado do Bolhão, situam-se ao seu redor várias mercearias finas.

O edifício em estilo neoclássico é realmente monumental, e o seu exterior contrasta fortemente com o que vamos encontrar no seu interior. Como se de uma cidade em miniatura se tratasse, o mercado tem algumas “ruas interiores,” onde os diminutos bares apresentam pequenas “esplanadas”.

Visitar o Mercado do Bolhão no Porto é definitivamente uma experiencia única e digna de ser vivida pelo menos uma vez.

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...