Os museus mais bonitos do mundo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Vamos hoje fazer uma viagem pelos museus mais bonitos do mundo. Como sabe, gostamos bastante de apresentar listas de rankings relacionados com viagens feitos por muitas revistas e empresas pois são bastante úteis quando pretendemos escolher algum destino ou quando estamos a planear umas férias. Hoje, por exemplo, quero mostrar uma lista que será bem interessante a todos quantos gostam de arte e cultura.

Vamos falar sobre os 15 museus mais belos do mundo de acordo com a revista Condé Nast Traveller, que se guiou pela opinião dos seus leitores.

 

Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha

museuO primeiro posto da lista vai para o Museu Guggenheim em Bilbao, desenhado por Frank Gehry. Este Museu, de estilo futurista, está localizado sobre o rio Nervión. É um dos cinco museus pertencentes à Fundação Solomon R. Guggenheim no mundo. As exposições no museu mudam frequentemente e contêm principalmente trabalhos realizados ao longo do século XX, sendo as obras pictóricas tradicionais e as esculturas uma parte minoritária comparada com outros formatos de instalações artísticas.

 

State Hermitage Museum de São Petersburgo, Rússia

museus mais belos do mundoNo segundo lugar encontramos o State Hermitage Museum de São Petersburgo. Trata-se de um dos maiores e mais antigos museus do mundo. A sua vasta colecção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, europeia, oriental e do norte da África, e está distribuída em dez prédios, situados ao longo do rio Neva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância. Neste conjunto o papel principal cabe ao Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares quase ininterruptamente desde sua construção até a queda da monarquia russa.

 

 

Potala Palace de Lhasa, Tibete

museus mais belos do mundoFechando o top 3 encontramos o Potala Palace de Lhasa no Tibete. Trata-se de uma estrutura do século XVII que também foi a residência do Dalai Lama.

 

Museu do Vaticano, Itália

museus mais bonitos do mundoNa quarta posição encontramos o Museu do Vaticano em Itália, que apresenta inúmeras obras de artistas clássicos como Rafael ou Miguel Ângelo.

 

Museu Soumaya da Cidade do México, México

museus bonitosNa Cidade do México encontramos o Museu Soumaya, desenhado por Fernando Romero e com a colaboração de Frank Gehry.

 

Museu d’Orsay em Paris, França

museus belosSeguimos este percurso pelos museus mais belos do mundo na cidade de Paris, onde encontramos o Museu d’Orsay. Este museu fica situado nas instalações de uma antiga estação ferroviária nas margens do Sena construída entre 1898 e 1900. Contém sobretudo arte francesa do período de 1848 a 1915, incluindo pinturas, esculturas, mobiliário e fotografia. Tem a maior colecção de obras de arte impressionista e pós-impressionista do mundo, por pintores como Monet, Manet, Degas, Renoir, Cézanne, Seurat, Sisley, Gauguin e Van Gogh.

 

Kunsthistorisches Museum em Viena, Áustria

vienaDe Paris vamos até Viena onde podemos encontrar o Museu Kunsthistorisches, um dos monumentos mais famosos da capital austríaca. Trata-se de um edifício com um interior impressionante.

 

The Dali Museum de São Petersburgo, Florida, Estados Unidos

Estados UnidosNa oitava posição encontramos The Dali Museum de São Petersburgo na Florida, um museu a cargo dos amigos pessoais de Salvador Dali e da sua esposa Gala.

 

Royal Ontario Museum de Toronto, Canadá

ontárioEste museu já foi expandido três vezes devido ao seu cada vez maior acervo. A primeira vez foi em 1933, a segunda em 1978 e a terceira em 2005. Tem colecções notáveis com cerca de 6.000.000 de objectos divididos por Paleontologia, mineralogia, zoologia, geologia, antiguidades, numismática, arte aborígene, africana e asiática, arte europeia, história canadiana, Arqueologia e Ciência.

 

Erawan Museum de Samut Prakan, Tailândia

tailândiaFechando o top 10 encontramos o Erawan Museum de Samut Prakan na Tailândia, que na realidade é uma escultura de cinco pisos em forma de elefante com três cabeças.

 

Museu de Arte Islâmica de Doha, Qatar

qatarEm Doha no Qatar encontramos o Museu de Arte Islâmica que abriu portas ao púbico em 2008. Foi inspirado na mesquita Ibn Tulun do Cairo. Foi o primeiro desse tipo nos Estados Árabes do Golfo Pérsico e tem uma grande colecção de arte islâmica, além de um estúdio e de uma biblioteca. As instalações incluem IDAM, um restaurante de classe alta que oferece a experiência de jantar cozinha mediterrânea francesa com um toque árabe.

 

Galeria Uffizi de Florença, Itália

florençaComo não podia deixar de ser, a Galería Uffizi de Florença também marca presença nesta lista. Este é daqueles museus que chama a atenção tanto pelos seus aspecto exterior como pelas exposições que tem no interior.

 

Museu de Arte Contemporânea de Niterói no Rio de Janeiro, Brasil

brasilNo lugar número 13 encontramos o Museu de Arte Contemporâneo de Niterói, que foi desenhado pelo famoso arquitecto brasileiro Óscar Niemeyer. Este edifício fica junto à Baía de Guanabara no Rio de Janeiro.

 

Whitney Museum of American Art de Nova Iorque, Estados Unidos

nova iorqueAinda no continente Americano encontramos o Whitney Museum of American Art. Fica em Nova Iorque e abriu as suas portas ao público em 2015.

 

Museu de Arte El Tigre de Buenos Aires, Argentina

buenos airesPor último vamos falar do Museu de Arte El Tigre de Buenos Aires na Argentina, que originalmente era um clube social. Foi apenas no ano de 1998 que o edifício foi convertido em Museu.

 

Os museus mais bonitos do mundo

Certamente que existem muitos outros museus que merecem um destaque e que não se encontram aqui, mas esta é apenas uma lista feita pelos leitores da Condé Nast Traveller e por isso apenas reflecte as opiniões de uma parte do público. Por essa razão gostaríamos de conhecer as vossas recomendações acerca de museus que vale a pena visitar, não apenas pelas exposições que apresentam, mas também pela beleza das suas instalações.

Deixe o seu comentário