sesimbra

Sesimbra

sesimbraSesimbra é uma pitoresca vila piscatória situada junto a uma baía abrigada. Foi fundada no topo de uma colina, em volta do castelo dos Mouros que o 1º rei de Portugal, D. Afonso Henriques conquistou em 1165. O castelo caiu novamente na posse dos mouros em 1191, tendo sido reconquistado no reinado de D. Sancho I (séc. XIII) que o doou à Ordem de Santiago para defesa e povoamento. Mais tarde, no séc. XVIII foi restaurado e é hoje em dia um ponto de visita obrigatória de onde se pode admirar uma paisagem verdadeiramente deslumbrante sobre a vila e o mar.

O porto de Sesimbra foi ainda um importante ponto de abastecimento, construção e reparação de navios durante a época dos Descobrimentos.

Mas foi a riqueza piscícola do mar de Sesimbra que fez com que o núcleo populacional descesse do alto da colina e se deslocasse para as suas proximidades, transformando a vila num dos principais portos de pesca da região e do país.

forte de sesimbraApós essa época, a vila tornou-se numa pequena povoação piscícola, o que lhe dá parte do seu encanto. Apesar disso, nos últimos anos o turismo ter feito sentir a sua presença, havendo cada vez mais urbanizações na zona da praia e também mais turistas. Talvez a época alta não seja a melhor altura para aproveitar os encantos desta vila à beira mar.

Foi o mar que durante o século XX atraiu forasteiros que procuravam as excelentes praias abrigadas com excelentes condições para a prática de desportos náuticos, tornando esta pacata localidade numa concorrida estância de veraneio.

Entre os seus encantos, podemos destacar um vasto património histórico, desde estruturas militares e civis, como o Castelo ou a Fortaleza de Santiago, passando por edifícios religiosos, como o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, junto ao são visíveis algumas pegadas de dinossauros.

pôr-do-sol em sesimbraO Cabo Espichel é precisamente um dos lugares a não perder para ver a paisagem e o pôr-do-sol maravilhoso.

O mar, a serra, um património histórico-cultural importante, e mais importante ainda, as suas gentes amáveis e a sua fama de se comer bem e barato, são razões mais do que suficientes para visitar Sesimbra. O que espera para se fazer ao caminho?

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...