Torres inclinadas do mundo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

 

torres inclinadasSão construções que precisamente pelas falhas cometidas na sua construção, acabaram por se tornar famosas. Provavelmente se não tivessem inclinadas, hoje em dia não seriam conhecidas… A quem interessaria a Torre de Pisa, ao lado dos maravilhosos monumentos existentes em toda a Itália, se não estivesse inclinada, e em risco de cair? Provavelmente a ninguém… mas não é caso único, aqui apresentamos uma lista de algumas torres inclinadas a visitar quanto antes… que caiam…

torre de pisa

Torre de Pisa, Itália

Esta é a mais conhecida de todas a torres pela sua inclinação de 4 graus sobre a vertical. Naturalmente que este campanário não foi idealizado para ser inclinado, tendo a inclinação começado durante a sua construção e continuado, tendo mesmo sido necessário substituir o mármore de algumas colunas por materiais mais adequados.

Tentar endireitar a torre foi algo que sempre se tentou fazer, embora sem resultados satisfatórios. O máximo que se conseguir fazer foi travar e melhorar um pouco a inclinação, operação realizada à cerca de 7 anos, deixando a variação máxima fixada em 3,9 metros. Vários sistemas já foram tentados para endireitar a torre, alguns dos quais ainda pioraram a situação, e o mais eficaz foi o que parece mais lógico: retirar terra da parte mais elevada, fazendo com que a torre assentasse para esse lado. Para já, estima-se que a torre consiga estar erguida por mais 300 anos.

Torre de Suurhusen

Torre de Suurhusen, Alemanha

A capela de Suurhusen foi erguida em 1450, e a inclinação da sua torre é de 5,07 graus, e foi devida aos pilares de madeira nas fundações apodrecerem, em consequência da humidade do terreno onde foi construída. A torre desta localidade na Alemanha, perto da fronteira com a Holanda, foi encerrada ao publico em 1975, por risco evidente de desmoronamento, mas apenas 10 anos depois e após um reforço das fundações foi reaberta. É considerada a torre antiga mais inclinada do mundo.

Torre de Torun

Torre de Torun, Polónia

Foi construída no século XIII como baluarte defensivo da cidade de Torun, com uma altura inicial de 15 metros. A torre começou a inclinar-se devido a estar situada sobre um terreno arenoso. Actualmente tem uma inclinação de pouco mais de 5 graus.

 

Torres de Saragoça, Espanha

Referimo-nos à já desaparecida torre nova, construída em 1512 e derrubada por razões de segurança em 1892, derivado à sua excessiva inclinação e altura. Originalmente erguida para albergar no seu interior o relógio da cidade. A sua inclinação foi derivada a uma diferença nas fixações entre a zona norte e a sul, o que provocou uma inclinação por diferença de tensões.

Campanário de Bristol, Inglaterra

Começou a inclinar-se após a sua construção. 500 anos depois, após um bombardeamento durante a segunda guerra mundial, os engenheiros colocaram cargas explosivas para a derrubar, tendo por mero acaso um habitante de Bristol perguntado aos engenheiros o que faziam… os engenheiros disseram que era um perigo dado a sua inclinação, ao que o habitante lhes respondeu: “Se já está assim à 500 anos e sobreviveu a um bombardeamento, o melhor é deixá-la como está”, e assim foi.

Torres de Bolonha

 

Torres de Bolonha, Itália

Garisenda e Asinelli são duas torres na cidade italiana de Bolonha construídas cerca do ano de 1100 e a sua história é no mínimo curiosa: a mais alta tinha originalmente uma altura de 60 metros, que foram ampliados para os 97,6 actuais, enquanto a mais baixa tinha inicialmente 60 metros, mas foi necessário que fosse “cortada”, pois 300 anos depois da sua construção o terreno começou a ceder, tendo actualmente 48 metros.

Torres KIO

 

Torres KIO, Espanha

Convertidas no símbolo da Madrid moderna, as torres Kio têm uma inclinação de 14,9 graus e são um feito da engenharia. Compostas por um conjunto de torres que se inclinam, uma para a outra, são um dos postais da capital espanhola. O seu nome deriva dos promotores da construção (Kuwait Investments Office). Foram os primeiros arranha céus construídos em todo o mundo.

 

 

Torres Inclinadas de Pequim, China

Devido aos jogos Olímpicos celebrados na capital chinesa em 2008 a cidade sofreu grandes mudanças, uma das quais foi a edificação de duas torres inclinadas e unidas na parte superior. Actualmente são a sede da televisão chinesa.

 

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...