Turismo saudável: Turismo de saúde e bem estar para cuidar do corpo e da alma

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

turismo saudávelExiste uma preocupação crescente com a nossa saúde. Com efeito, o pior que pode perder na vida não é o dinheiro ou um ente querido. É perder a saúde. Não estar bem com nós mesmos é um dos grandes males da sociedade hoje em dia. Apesar de tudo, isso é algo que tem solução através de bons cuidados, bons hábitos e uma maior dedicação para connosco. Será que é possível conseguir isso e ao mesmo tempo viajar? Naturalmente que sim. Deste conceito nasce o turismo de saúde e bem estar ou turismo saudável.

O turismo de saúde é uma das actividades mais antigas conhecidas na história da humanidade, remontando a milénios e culturas históricas como a indiana, a grega e a romana. Envolvia desde tratamentos medicinais ligados a água (doce e do mar) como os banhos romanos e turcos que ficaram famosos. Actualmente está focado principalmente na atividade médica e hospitalar. Turismo de saúde, ou turismo médico, designa todo o processo que envolve a procura de cuidados médicos num outro destino diferente do local onde reside.

Os destinos termais não são nenhuma novidade, mas nos últimos anos têm ganho uma nova força e transformaram-se numa das principais opções em termos de turismo de saúde. Também os spas foram concebidos para relaxar o corpo e a mente, mas com a passagem do tempo esta ideia foi-se alterando e hoje em dia são também um centro de cura na verdadeira acepção da palavra.

Há cada vez mais pessoas conscientes de que desfrutar de uma boa saúde e longevidade depende cada vez mais dos nossos hábitos de vida. Nesse sentido, são factores determinantes para um maior bem estar, a necessidade de ter uma boa alimentação e praticar exercício físico de forma habitual. Perder peso é outra motivação. Por isso existem clinicas de emagrecimento onde podemos encontrar diversos programas de controlo de peso e de recuperação da saúde.

 turismo de saúde

Turismo saudável: viajar para cuidar da saúde e do bem estar

O excesso de peso é a origem de muitos problemas de saúde como por exemplo as doenças coronárias ou a diabetes, as quais condicionam imenso a nossa vitalidade e forma de viver. Os diferentes tratamentos de perda de peso são uma boa ajuda para recuperar o peso ideal e a vitalidade através de uma conjugação entre dieta e outras terapias que permitem estabilizar o metabolismo e reduzir tanto os níveis de açúcar no sangue, como a acumulação de gordura.

Outra das tendências de turismo de saúde e bem estar consiste no regresso à simplicidade e em aproveitar a natureza de uma forma mais simples, saudável e prática. Por essa razão não será de estranhar que vão surgindo novos conceitos como por exemplo os bungalows-spa, uma proposta que vai ganhando todos os dias novos seguidores pois incita as pessoas a entregarem-se completamente ao relax. Na maioria dos espaços que já existem estão incluídos serviços de sauna, banhos de vapor, duches e jacuzzi.

One Response

Deixe o seu comentário