Dez conselhos para viajar com o cão

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Após uma viagem de vários meses com o seu cão pelos Estados Unidos, um casal de reformados partilhou estes dez conselhos muito úteis para viajar com o cão.

viajar com o cão

Visite o veterinário antes da viagem

Se quer que o seu cão se comporte bem e desfrute de uma viagem pela estrada fora, sobretudo se for um cão grande, é indispensável que esteja de boa saúde.

Leve-o ao veterinário antes de ir para a estrada e verifique que tem todas as vacinas em dia. Leve consigo alguns produtos antiparasitas (vai conviver muito próximo com ele).

Se for viajar durante um período longo e ainda não o fez, então talvez seja uma boa altura para o castrar (evita gravidezes não desejadas pelo caminho) e colocar-lhe um chip localizador, uma vez que estará em lugares que não conhece e onde o seu cão se poderá perder.

 

Passe pela loja de animais

Dependendo de onde passar, o seu cão pode precisar de um montão de coisas que depois talvez não irá conseguir comprar facilmente. Tenha a certeza de levar alimentos suficientes para toda a viagem. Será boa ideia levar um brinquedo para ele morder, para que não se aborreça demasiado durante as longas viagens de carro.

Se não tiver uma caixa de transporte, pense se valerá a pena comprar uma porque é importante fazer uma viagem segura.

Em função do orçamento disponível e dos destinos da viagem, pondere levar uma trela nova, um kit de primeiros socorros, corta-unhas, etc., e já agora também uma escova especial para limpar os pêlos do cão dos tapetes do carro (são caras, mas eficientes).

 

Prepare uma zona cómoda para o cão

O seu cão estará exposto a novos lugares, pessoas e experiências durante toda a viagem. Por essa razão deve criar uma zona de conforto no carro onde ele se senta seguro (e apenas para ele).

Logicamente que uma viagem com tempo (são reformados) pelos Estados Unidos dura muito mais do que uma viagem por Portugal, mas é uma boa dica. E quanto maior for o carro, mais fácil será fazê-lo.

 

Carregue o carro com sentido

Quando se estiver a preparar para uma viagem longa por estrada provavelmente irá querer levar mil coisas. Roupa, comida, bicicletas, etc. Por maior que for, certamente que o carro irá ficar cheio.

Mas o seu cão não pode viajar debaixo de pilhas de malas, e, por outro lado também irá precisar de ter as coisas dele à mão. Os nossos amigos reformados levaram um saco especial com tudo o que o cão precisava e tinham esse saco sempre à mão.

 

Escolha cuidadosamente o caminho

Em função dos locais por onde se passar, poderá ser necessário ter determinadas vacinas em dia (os nossos protagonistas tiveram problemas quando passaram pelo Canadá, por exemplo), e, saber que tempo irá estar (pode ser necessário vestuário especial se o cão nunca viu neve, por exemplo).

 

Investigue na Internet

Um pouco de investigação pode dar-lhe uma lista dos veterinários, parques para cães, lojas de animais, bem como saber se há hotéis e outros destinos que admitem cães.

 

Evite o estresse do seu cão

Um cão estressado é difícil de controlar, pelo que deve evitar que fique nervoso. Se o cão for na parte de trás, desligue as colunas de som traseiras porque os sons afectam os cães muito mais do que os humanos.

Se o cão estiver ansioso, experimente triturar um pouco de valeriana e junte à comida para que se acalme.

Também ajuda ter o espaço limpo e organizado.

Evite deixá-lo sozinho no carro durante muito tempo (sobretudo quando está muito calor ou frio).

Evite conduzir bruscamente sempre que possível. Evite travagens e acelerações bruscas e tocar a buzina pois estressar o cão.

 

Deixe o seu cão fazer exercício

Muitos dos problemas que um cão pode ter devem-se a uma simples falta de exercício, sobretudo em viagem quando terá que passar muito tempo apertado numa caixa.

Pare nas áreas de serviço (é melhor quando existe uma área apropriada para animais).

Em vez de estar parado à espera que o seu cão faça o que tem a fazer, corra um pouco com ele porque isso irá ajudar a acalmá-lo mais durante a viagem (e estará mais feliz).

 

Mantenha um horário

Numa viagem sem sempre é fácil manter uma rotina. Mas se isso é necessário para os humanos, então para um cão é imprescindível.

Alimente-o nos mesmos horários e tente passeá-lo pelo menos 15 minutos todas as manhãs. Desta forma ele irá adaptar-se mais facilmente à vida na estrada.

 

Premeie o seu cão

Por muito bem que o seu cão se costume portar, a primeira viagem por estrada não é tarefa fácil para ninguém.

Utilize os reforços positivos (em forma de prémio) para melhorar o seu bom comportamento. Os cães gostam de saber quando estão as fazer as coisas bem, pelo que deverá acariciá-lo e dar-lhe uma pequena recompensa para se continuar a portar bem.

 

Já agora, também nós queremos acrescentar um ponto extra. Os cães deste vídeo desfrutam tanto ou mais do que nós quando andamos de carro. Carregue no play, ponha em écran total e aumente o volume do som. Não se irá arrepender!

Se conhece mais algum truque para viajar como o cão de carro, então partilhe-o nos comentários mais abaixo!

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...