amarante

10 Lugares Perfeitos para Fazer Férias em Portugal

fazer férias em portugalPortugal é um destino preferido para viajantes de todo o mundo. E não ha dúvida que umas férias em Portugal agradam a qualquer um, disso tenho a certeza.
Neste blogue temos conteúdos de vários destinos portugueses que tenho visitado ao longo de todos estes anos. Muitos deles, repetidamente.
A ideia deste artigo é deixar-lhe um pequeno resumo de cada um deles onde encontrará toda a informação e dados necessários caso pretenda organizar as suas férias em Portugal nos próximos meses.
Encontrará cidades e vilas no interior e no litoral, locais mais ou menos conhecidos, mas todos com um encanto especial.
Tudo dependerá do roteiro de viagem que você quiser fazer.
férias em portugal

Aveiro, a Veneza portuguesa

Aveiro é sem dúvida um dos meus destinos preferidos na zona norte de Portugal. Aveiro é conhecida pelos seus canais, praias, moliceiros, casas coloridas e boa gastronomia. Um destino ideal em qualquer época do ano.
Você tem aqui alguns artigos com informações sobre a cidade de Aveiro e da região. Aproveite a viagem para fazer passeios de bicicleta, canyoning, ver arte urbana ou observação de pássaros, entre muitas outras atividades disponíveis.
fazer férias

Lisboa menina e moça

Diz o ditado que ″Quem não viu Lisboa, não viu coisa boa″ e concordo plenamente. Lisboa está cheia de vida o ano inteiro. Há sempre coisas para fazer, quer seja verão ou inverno.
Andar pelas ruas, encostas, escadarias, recantos poéticos e o histórico eléctrico 28 que leva ao Castelo de São Jorge são propostas para conhecer de Lisboa.
Se gosta de passear pela cidade com calma, tem aqui algumas boas propostas de coisas para ver e fazer.
férias

Porto, cidade invicta

Por vezes perguntam-me se vivo no Porto,  e até consigo perceber essa pergunta. Gosto muito da cidade e sempre que posso posso tento dar uma escapadela até à cidade invicta.
O Porto é uma cidade muito interessante e acolhedora. Fácil de percorrer e com um ambiente fantástico. Se gosta de vinho, café e gastronomia, então é a cidade ideal para si. Junto ao rio Douro encontra as adegas do Vinho do Porto e se gosta de barcos, então aproveite para fazer um passeio no Douro.
Se gosta de música popular como o fado ou quaisquer outros estilos musicais, também existem diferentes locais na cidade onde pode desfrutar dos espetáculos e música e de momentos únicos.
Você tem vários artigos no blog entre eles “Ideias para um fim-de-semana no Porto” ou “Onde comer no Porto” ou “Dois dias no Porto”. Aos poucos vou fazendo novas reportagens porque é uma cidade apaixonante, não só pela paisagem, cultura, como também pelas suas gentes de sorriso nos lábios.
bragança

Bragança, tradições, gastronomia, natureza e arte urbana

Situada no norte de Portugal e entre as montanhas, Bragança é mais um daqueles locais para quem procura umas férias em Portugal perto da serra e num local sossegado.
A região de Trás-os-Montes é excelente para os amantes da natureza e da boa comida. Muitos dos pratos da gastronomia tradicional portuguesa têm origem nesta região.
Está muito perto de cidades espanholas como Zamora, Benavente, Ourense ou Salamanca e de parques naturais como o Parque Natural de Montesinho ou Arribes del Duero.
Possui também uma interessante coleção de arte urbana, sendo as obras de Bordalo II as mais populares.
braga

Braga e o seu passado histórico

Braga é uma das cidades portuguesas mais conhecidas, e não será por acaso. É um dos destinos mais visitados de Portugal e o turismo religioso é sem dúvida um dos seus motores. O santuário do Bom Jesus é um local de peregrinação onde vêm devotos de todo o mundo ao longo do ano.
As suas escadarias barrocas e toda a envolvente merecem uma visita a esta parte da cidade de Braga.
viana do castelo

Viana do Castelo, tradição à beira-mar

Junto à foz do rio Lima e banhada pelo Atlântico fica Viana do Castelo, outra das cidades que visito com bastante frequência e que é sempre muito acolhedora.
É preciso destacar sua área urbana, e sua praia como Cabedelo onde você encontra lugares para comer, hotéis super descolados como Sinta-se Viana ou apenas do outro lado da foz do rio Praia do Coral ou o hotel Flor de Sal.
Se gosta de ver as cidades de cima, pode subir ao Santuário de Santa Luzia, se gosta mais de um doce lanche, um o plano perfeito é ir à confeitaria Natário.
amarante

Amarante e os seus bolos peculiares

Vim um dia a esta cidade à procura de uma foto de uma ponte e no final fiquei um fim-de-semana e depois voltei várias vezes.
Amarante é uma pequena cidade conhecida pelos seus peculiares bolos em homenagem a São Gonçalo.
Além de bolos e doces, Amarante tem um ambiente natural interessante. A ponte da qual eu estava a falar fica no centro da cidade. Por baixo da ponte passa o rio Tâmega, que nasce na Galiza e banha outras cidades como Chaves.
Durante os meses de verão abrem um parque aquático que é outro destino preferido das famílias com crianças para passarem as férias em Portugal.
vila real

Vila Real na região de Trás-os-Montes

Esta acolhedora cidade fica bem no norte de Portugal. Tem uma localização privilegiada na região de Trás-os-Montes, muito perto de cidades como Chaves, Bragança, Viseu ou Porto, perfeita para quem procura locais mais sossegados e natureza.
Vila Real fica perto do rio Douro e de zonas de vinha, rodeada de montanhas, como as serras de Marão e Alvão ou o vale da Campeã e o rio Corgo que atravessa a cidade. A partir do hotel Miracorgo poderá avistar o desfiladeiro que forma o rio Corgo e tenho a certeza que a paisagem o irá surpreender.
Daqui pode ir até Alijó, outro concelho pertencente ao distrito de Vila Real. Situa-se nas margens do rio Douro na Região Vinhateira do Alto Douro (Alto Douro Vinhateiro) ou Alto Douro Vinhateiro com as suas encostas repletas de vinhas.
Esta região é classificado como Patrimônio Mundial e toda a região é classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural.
monsanto

Beira Baixa, aldeias, azeite e natureza

Descobri recentemente esta região de Portugal e e admito que fiquei agradavelmente surpreendido. É das maiores regiões de Portugal e a menos populosa, portanto, é um destino perfeito para quem gosta de tranquilidade, natureza, pequenas cidades e vida tranquila.
Para quem procura umas férias em Portugal com diferentes experiências onde possa desfrutar da natureza, gastronomia e tradições populares, talvez a Beira Baixa seja uma boa opção.
Aldeias como Monsanto, apelidada de “a aldeia mais portuguesa de Portugal” ou o Parque Natural do Tejo Internacional, onde encontrará natureza em estado selvagem e uma biodiversidade impressionante. Estas são as marcas desta região, que é sem dúvida um santuário da biodiversidade onde a vegetação, a fauna, a flora e a paisagem formam um equilíbrio impressionante.
lousada

Lousada sempre verde sempre jovem

Outro daqueles lugares que visitei recentemente e gostei foi Lousada. Situada no interior do Norte de Portugal, muito perto de cidades que visitei recentemente como Amarante ou Vizela e apenas a meia hora de carro do Porto.
Aqui terá de tudo um pouco, desde a rota do Românico, romarias, festas, desporto, aventura, boa gastronomia, ótimas acomodações e muito mais.
A Câmara Municipal diz que uma da cidades mais jovens de Portugal e também uma das mais verdes. Acomodações bonitas como o Lousada Country Hotel são perfeitas para uns dias de férias em Portugal.
Vizela é outra cidade vizinha também muito interessante para visitar. Aqui pode experimentar o Bolinhol, um dos bolos reconhecidos como uma das sete doces maravilhas de Portugal ou tomar um banho nas termas entre outras boas propostas que o concelho de Vizela tem para oferecer.
doces de portugal

Percurso dos bolos e pastelarias em Portugal

Neste percurso com os meus locais preferidos para saborear os pastéis mais ricos de Portugal, sinto que falta sempre alguma coisa. Mas vou sempre a tempo de descobrir novos sabores.
Eu adoro a confeitaria e em todo lugar que vou tento provar seus famosos bolos ou doces e uma vez que encontro algo especial, ele não vai desaparecer da minha memória.
Experimente fazer um roteiro pelo melhor da gastronomia de doces,  bolos e pastelarias onde pode gozar umas férias em Portugal ao ritmo da doçaria, gozar as férias e esquecer a dieta por alguns dias. A sua barriga até pode ficar um pouco maior, mas os sabores que irá conhecer nunca irão desaparecer, ao contrário do peso que poderá ganhar e que pode sempre perder.
pasteis de nata

Percurso de praia ao longo da costa de Portugal

Deitar-se ao sol e desfrutar das águas do Atlântico soa bem e é uma ótima ideia, mas a costa portuguesa tem muito mais para oferecer.
É verdade que a ideia de aproveitar para desfrutar das praias do litoral de Portugal é uma opção muito boa para passar as férias em Portugal durante o verão, embora a água seja por vezes bem fresca, mas há que admitir que também é ótima para a pele e para o corpo. E se quiser águas mais quentes, tem sempre o Algarve.
Vai encontrar muitas praias, vilas e recantos à beira-mar desde Moledo no extremo norte, até Vila Real de Santo António, no Algarve. É só escolher o destino e seguir viagem.
Memmo Baleeira

Ideias para poupar na sua viagem

Reserve aqui o hotel que você mais gosta e com o melhor preço. As  opções são muitas, para todos os gostos e bolsos.
Booking.com
3

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...