praia dos arrifes

As 10 Melhores Praias de Albufeira

Melhores Praias de Albufeira

Albufeira é uma das zonas mais animadas do Algarve, essencialmente devido à sua oferta turística de onde se destacam algumas das melhores praias da região. Veja aqui quais são, na nossa opinião, as melhores praias de Albufeira e porque as deveria visitar.

Albufeira era originalmente uma pequena vila piscatória mas que se transformou numa das cidades mais animadas de todo o Algarve devido ao grande número de turistas que atrai todos os anos. Entre as razões para ser uma zona tão concorrida encontram-se os hotéis, os restaurantes, as lojas, e sobretudo as praias.

O encanto das 25 praias que existem em Albufeira reside nas suas areias douradas e no belo enquadramento das falésias que as rodeiam e as tornam em lugares idílicos.

 

Praia do Peneco

albufeiraA praia do Peneco é também conhecida como praia do Túnel porque existe um acesso por um túnel a partir do centro da cidade para aceder a ela. A seguir à praia do Peneco temos a praia dos Pescadores, da qual está separada por uma saliência rochosa. As duas praias juntas são conhecidas como a praia de Albufeira pois constituem o areal que se estende em frente ao centro da cidade.

A praia tem todos os equipamentos de uma praia urbana e é muito cómoda para as famílias com crianças.

A título de curiosidade, existe no extremo ocidental um elevador para aceder mais facilmente à praia.

Junto a esta praia começa um passeio marítimo onde pode fazer passeios agradáveis ao fim da tarde. Aqui existem também vários bares e restaurantes.

 

Praia dos Pescadores

praia dos pescadoresA este da Marina de Albufeira encontramos a praia dos Pescadores, que juntamente com a praia do Peneco, formam a praia urbana de Albufeira.

Esta praia urbana dispõe de todas as comodidades e serviços. O acesso fácil faz com que seja ideal para famílias ou pessoas que não se queiram deslocar de carro para ir á praia. Encontra-se abrigada por falésias, o que a torna resguardada do vento.

Esta praia era originalmente a praia principal da pequena povoação de pescadores de Albufeira. Aqui se concentrava toda a actividade dos pescadores antes e depois da faina no mar. Na zona mais oriental ainda é possível contemplar pitorescos barcos dos poucos pescadores que ainda continuam em actividade.

Ao longo desta praia existem vários bares e restaurantes.

 

Praia do Inatel

praia do inatelA praia do Inatel fica muito próxima do centro urbano de Albufeira, em continuação da conhecida Praia dos Pescadores. O seu nome vem do edifício do Inatel que fica mesmo em frente à praia. Esta praia é muito popular pela sua proximidade com a cidade de Albufeira, pelas boas instalações, águas cristalinas e tranquilas.

A praia do Inatel é bastante concorrida no verão, sendo muito frequentada por famílias. Dispõe de bons acessos e lugares de estacionamento na Avenida Infante Dom Henrique. Nos arredores existe uma grande oferta de restaurantes e cafés. Durante a época estival dispõe de vigilância e aluguer de espreguiçadeiras e chapéus-de-sol.

 

Praia da Oura

praia da ouraEsta praia fica junto a uma das zonas mais animadas da cidade. A pouca distância do centro de Albufeira, a Oura tem uma imensa oferta hoteleira, uma animada vida nocturna e uma magnífica praia para relaxar e desfrutar o magnífico tempo algarvio.

A praia é rodeada por edifícios de apartamentos e hotéis. Há também uma grande variedade de restaurantes e bares. Os acessos à praia são muito cómodos e pode-se alugar espreguiçadeiras e chapéus-de-sol.

No final da praia da Oura no lado oriental existe uma rocha chamada “Pedra dos Bicos”.

O parqueamento na zona central da praia é pago.

 

Praia dos Arrifes

praia dos arrifesA praia dos Arrifes é conhecida pela sua beleza natural. É uma pequena enseada rodeada por pinheiros e formações rochosas à sua volta. A imagem mais típica desta praia são as enormes formações rochosas em frente ao areal. É uma praia ideal para todos quantos gostam de descobrir e investigar porque existem imensos recantos e grutas, tanto fora como dentro de água, que fazem a delícia de mergulhadores ou simples curiosos que gostam de descobrir a natureza.

A praia, para além da sua beleza natural, tem todas as comodidades modernas, nomeadamente um restaurante junto à praia onde se pode resguardar do sol enquanto desfruta de uma bebida fresca e das magníficas vistas desta bela praia.

A praia tem estacionamento não ordenado e vigilância durante o verão.

 

Praia de São Rafael

praia de são rafaelEsta bela praia fica muito próxima da cidade de Albufeira. É uma praia rodeada por rochas escarpadas e pequenas formações rochosas ao longo de toda a praia. A areia é dourada e fina.

A praia de São Rafael é excelente para a prática de mergulho pois as formações rochosas que salpicam o areal também se prolongam por baixo de água permitindo a existência de muitos lugares para a observação da fauna marinha.

A praia tem escadas e rampas de madeira para o acesso, restaurante, wc e estacionamento. Na época estival a praia tem vigilância.

 

Praia da Coelha

praia da coelhaA praia da Coelha fica a uns 5 kms de Albufeira, muito próximo da praia do Castelo. É uma pequena enseada resguardada entre falésias. As suas águas cristalinas e a protecção proporcionada pelas rochas do vento fazem com que esta praia seja bastante concorrida.

O acesso a esta praia é feito por uma estrada de terra e no final encontramos um estacionamento não ordenado. O final tem de ser feito a pé mas não demora mais que 5 minutos. Existe um restaurante com esplanada na praia.

A praia tem duche e pode-se alugar espreguiçadeiras e chapéus-de-sol. Durante a época de verão a praia é vigiada.

 

Praia do Castelo

praia do casteloA praia do Castelo, também conhecida como praia da Guia, é uma praia de pequenas dimensões que fica próximo de Albufeira.

A praia é delimitada por duas grandes paredes rochosas que a abrigam do vento. No lado oriental existe uma formação rochosa que lembra as ameias de um castelo, daí o seu nome.

A praia dispõe de estacionamento não ordenado. O acesso à praia é feito através de escadas e rampas de madeira. Na zona existem vários restaurantes

 

Praia do Evaristo

praia do evaristoEsta pequena praia, de caracter rochoso, está rodeada por pequenas arribas. A praia tem fácil acesso por estrada e no final existem um parque não ordenado.

Em volta da praia há vários caminhos para aceder ao alto das arribas para podermos desfrutar da paisagem espectacular.

A praia tem diversos serviços de apoio, nomeadamente duches e vigilância durante a época estival.

Junto à praia há um bom restaurante especializado em peixe fresco, o Restaurante Evaristo. Este restaurante tem uma esplanada onde pode jantar enquanto admira o pôr-do-sol, um verdadeiro luxo.

 

Praia de Santa Eulália nos Olhos de Água

praia dos olhos de aguaA bela praia de Santa Eulália é uma das mais bonitas e cuidadas de todo o Algarve. Esta praia está rodeada por rochas e cortes no terreno que criam uma infinidade de recantos onde pode ter mais alguma privacidade. Mas o melhor de tudo é o ambiente fresco pois está rodeada de vegetação e uma zona ajardinada com palmeiras.

A praia dispõe de um estacionamento amplo e existem muitos restaurantes nas imediações, para além de bar e discoteca.

Imagens no Flickr por Sean MacEnteeS. Hoyalele3100Antonio da Silva MartinsDavid McCarthyRicardo BelelaDavid van der MarkVitor OliveiraMiguel LoureiroAlbufeira.comVitor Oliveira.

5

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...