sardinhas assadas

10 Pratos da Comida Portuguesa Imperdíveis

A comida portuguesa, como quase tudo o que é português, costuma ser tristemente desconhecido pela maioria dos estrangeiros que nos visitam. No entanto, basta dar uma volta por qualquer povoação ou cidade de Portugal para comprovar a riqueza das receitas, da gastronomia e para provar todos esses pratos da comida portuguesa que qualquer um deveria provar pelo menos uma vez na vida.

Pastéis de Belém

Pratos da Comida PortuguesaSe gosta de coisas doces, então esta é uma das primeiras coisas que deve experimentar quando visitar Portugal. São umas pequenas tartes de massa folhada recheadas de um creme de pasteleiro do tamanho de uma taça de café. são muito perigosas porque há o perigo de começar a comer apenas uma e acabar por comer uma dúzia inteira. Tiveram origem no Mosteiro dos Jerónimos, mas a receita foi vendida pelos monges  a uma pastelaria. Dizem a receita acabou vendida e um empresário e que a mesma continua na posse dos seus descendentes. Hoje em dia os pasteleiros fabricam os pastéis sem nunca revelar o segredo da receita.

Café

gastronomia portuguesaÉ algo imprescindível a qualquer hora do dia. Alguns cafés tornaram-se autênticas instituições pela sua antiguidade mas também pelas variedades de café que servem, bem como pelas pessoas famosas que ocuparam as suas mesas.

Bacalhau

pratos de portugalO bacalhau é um elemento comum nas cartas de quase todos os restaurantes do país. É um peixe tão popular que (supostamente) existe uma receita com bacalhau para cada dia do ano. Pode ser no forno, em croquetes (pastéis de bacalhau), com arroz ou à Brás (migado com batatas, ovos, azeitonas e salsa), mas vai fazer as delicias de qualquer pessoa.

Caldo verde

pratos gastronomia portuguesaÉ uma sopa bastante típica de Portugal, principalmente na região do Minho. É feita com couve galega cortada muito fina, batatas, cebola, alho e chouriço. Os portugueses são bastante apreciadores de sopas, pelo que não estranhe se encontrar alguém a comer uma até em bares. Este é um prato tão comum que até é servidos na noite de passagem de ano.

Presunto

gastronomiaHá muitos tipos de presunto em Portugal, desde um simples presunto pouco curado até um de grande qualidade, com sabor e aromas requintados. O presunto com mais fama é o alentejano, pois são aí criados os famosos porcos pretos, cuja carne é bastante apreciada para o fabrico de presunto. Muitos estrangeiros conhecem o presunto pata negra espanhol, mas depois de provarem o presunto português ficarão a saber que o nosso nada fica a dever a outros mais conhecidos pelos estrangeiros.

Queijo da Serra

queijo da serraOs queijos portugueses também não ficam a dever nada aos outros. É muito comum ser colocado um queijo para degustar enquanto decide o que vai comer, mas para apreciar bem um queijo recomendo que apenas coma com um pouco de pão no caso dos mais amanteigados como o queijo da serra. O seu sabor é requintado. Também de queijo são as queijadas de Sintra, umas tartes com canela por cima típicas desta zona.

Sardinhas assadas

sardinhas assadasAs sardinhas assadas são praticamente um dos símbolos de Portugal. Em Lisboa a sardinha assada e servida sobre um pedaço de pão é o prato mais típico durante as festas de Santo António. No mês de Junho, durante as festas de Santo António, o santo padroeiro da cidade de Lisboa, irá encontrar sardinhas assadas tanto nos restaurantes e nas tascas, como também nas ruas. É um elemento tão típico de Lisboa que muitas das recordações são decoradas com figuras de sardinhas.

Arroz de pato

arroz de patoEsta é uma das melhores escolhas escolhas de pratos da comida portuguesa para quem visita Portugal. É incrivelmente saboroso e nada pesado. É assado no forno com o pato cozinhado previamente, juntamente com arroz e um pouco de chouriço. A crosta superior pode ser motivo de discussão entre os comensais. Uma vez superada essa pequena crise, todos ficarão encantados com uma carne de pato suculenta, gordura na medida devida, e com um arroz bem guisado.

Doces de fruta / Marmelada

doce de figoUma especialidade portuguesa são os doces de fruta e a marmelada. Sendo Portugal um país com uma boa variedade de frutas, não é de estranhar que existam muitos doces de fruta. Os gostos são diversos, mas recomendo os doces de figo, de laranja ou a marmelada…

Migas

migasAs migas em Portugal têm por base o pão. É um prato muito consistente e saboroso em que é utilizado um pão tradicional desfeito (em migas). Convém ir de estômago vazio porque, entre a carne (ou outro acompanhamento) e as migas irá ficar com pouco espaço para conseguir ainda comer sobremesa.
Ficou com fome? Eu fiquei. Reserve já o lugar no restaurante e desfrute destas delicias gastronómicas e pratos da comida portuguesa.
Booking.com
8

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...