cerejeiras

11 Cidades onde as Cerejeiras em Flor vão Continuar a Fascinar-nos

cerejeiras
Foto: Devin Trent no Flickr-CC
Hoje vamos render-nos a um espectáculo natural numa pequena homenagem em fotos. Estamos na época em que as cerejeiras florescem e este ano não há muitos admiradores ao vivo. Os festivais que celebram a floração foram desmarcados, mas não resistimos a admirar a beleza das cerejeiras em flor à distância, em 11 cidades à volta do mundo.
Tóquio, Quioto, Londres, Estocolmo, Washington, Filadélfia… Paramos em distintos lugares do mapa para ver o esplendor destas árvores em ebulição. Apenas falta cheirar o aroma das flores… Entretanto vamos aproveitar para apreciar as melhores imagens das cerejeiras em flor.
É entre finais de Março e inícios Abril que as cerejeiras de diferentes latitudes do mundo explodem criando uma paisagem belíssima. Não nos esqueçamos de lugares tão espectaculares como a Cova da Beira ou as encostas do Douro, mas desta vez vamos conhecer as grandes cidades onde é possível apreciar a natureza, oferecendo-nos quadros inesquecíveis.
Recreamos assim o “hanami“, uma antiga tradição japonesa, que consiste em visitar os jardins das cerejeiras e ir observando o seu florescimento, uma forma de celebrar a vida e a beleza. No hemisfério norte, esta é a época certa. Vamos a isso.

Cerejeiras em Flor – Estocolmo

cerejeiras em flor
As flores das cerejeiras japoneses no Parque Kungsträdgården ou “Jardim do Rei” de Estocolmo mostram todo o seu esplendor entre os meses de Abril e Maio.
Fica próximo da zona administrativa, onde se encontra o Parlamento sueco e o Palácio Real, um dos espaços verdes mais populares da cidade.

Copenhaga

Copenhaga
Foto: Alex Berger no Flickr-CC.
Abril na capital da Dinamarca é um verdadeiro espectáculo natural.
Podemos apreciar as melhores imagens das cerejeiras em flor de Copenhaga no cemitério de Bispebjerg, a norte da cidade, onde se realizam percursos guiados (na foto), ou nos parques Langelinie (próximo da famosa Sereia), Konges Have (os jardins do Rei)…

Cerejeiras em flor em Londres

Cerejeiras em flor em Londres
Foto: Garry Knight no Flickr-CC.
Em Londres também podemos contemplar as cerejeiras em flor em alguns parques como Regent’s Park, Greenwich Park, na catedral de St Paul’s, no Kyoto Garden em Holland Park… Este último, é um jardim de estilo japonês e resultado da colaboração com a Câmara do Comércio de Kioto, representando a amizade entre Japão e o Reino Unido.

Cerejeiras em flor no Japão: Tóquio

Cerejeiras em flor no Japão: Tóquio
Foto: Yoshikazu TAKADA no Flickr-CC.
O Japão é famoso em todo o mundo devido à temporada da sakura ou flor de cerejeira.
Em inícios da primavera, milhares de árvores em todo o Japão pintam-se em tonalidades vermelha, rosa e branco. Tóquio é um lugar privilegiado para apreciar as cerejeiras em flor, pois tem muitos jardins e parques.

Cerejeiras em flor em Quioto

Cerejeiras em flor no Japão: Tóquio
Foto: Nullumayulife no Flickr-CC.
De uma forma geral, as primeiras flores de cerejeira em Quioto abrem em meados de Março, alcançando o ponto alto durante a primeira metade  do mês de Abril.
Os residentes costumam celebrar o hanami, realizando piqueniques para observar a floração das cerejeiras. Os melhores lugares são o caminho dos filósofos, o distrito de Arashiyama, o castelo de Nijo, o templo de Kiyomizu-Dera…

Shangai, China

Shangai, China
Foto: mompl no Flickr-CC.
A floração das cerejeiras na China é também um verdadeiro espectáculo natural. Mas como estamos a falar concretamente de cidades, vamos falar sobre Shangai, onde 5.000 cerejeiras em flor e macieira criam paisagens urbanas lindíssimas, românticas e repletas de cor em diversos parques e jardins da cidade.
Tem também o seu próprio festival, o Festival Anual de Cerejeiras em Flor, no parque florestal de Gucun.

Vancouver, Canadá

Vancouver, Canadá
Foto: David Wise no Flickr-CC.
Vamos agora mudar de continente para falar de Vancouver, no Canadá, cujos parques, avenidas e arredores estão especialmente bonitos nestes dias.
No Festival da floração, ou Vancouver Cherry Blossom Festival, podemos conhecer as mais belas cerejeiras em flor, a pé ou de bicicleta.
Esperam-nos mais de 40.000 árvores de cerejeiras ornamentais da cidade, algumas das quais foram oferta do Japão. Existem cerca de 50 espécies diferentes de cerejeiras espalhadas pelas ruas de Vancouver.

Cerejeiras em flor em Washington

Cerejeiras em flor em Washington
Foto: Kathleen Tyler Conklin no Flickr-CC.
As cerejeiras assinalam a chegada da primavera a Washington com cores rosa claro e branco em volta da parte do Tidal Basin, no parque West Potomac.
Em Washington celebra-se todos os anos o Festival nacional das cerejeiras em flor para comemorar a oferta de 3000 cerejeiras japonesas oferecidas em 27 de Março de 1912 pelo presidente da Câmara de Tóquio.

Filadélfia

Filadélfia
Foto: Tom Ipri no Flirkc-CC.
Filadélfia tem uma das plantações de cerejeiras mais belas dos Estados Unidos graças a outra oferta do povo japonês em 1926.
A cidade tem cerca de duas mil cerejeiras e na primavera celebra-se o Festival Sunbaru, uma verdadeira homenagem à natureza e à cultura japonesa.
Podemos fotografar cerejeiras nas margens do Rio Schuilkill, no museou Rodin (na foto), no museu Please Touch, na casa e jardim japonês Shofuso…

Cerejeiras em flor em Nova Iorque

Cerejeiras em flor em Nova Iorque
Foto: Jason no Flickr-CC.
Em Abril é possível apreciar o “hanami” na Big Apple, um evento primaveril que tem lugar no Jardim Botânico de Brooklyn, situado no número 900 da Washington Avenue.
Durante todo o mês vários recantos do jardim estão preparados para receber os visitantes que queiram contemplar as cerejeiras em flor, especialmente a maravilhosa lagoa japonesa (na foto).

Newark, Nova Jérsia: a terra das cerejeiras em flor

Newark, Nova Jérsia: a terra das cerejeiras em flor
Foto: Shinya Suzuki no Flickr-CC.Foto: Arild no Flick-CC.
Vamos terminar esta viagem muito próximo de Nova Iorque, no Parque Branch Brook da cidade de Newark, condado de Essex, Estado de Nova Jersey.
O parque é conhecido por ter a maior quantidade de cerejeiras dos Estados Unidos com mais de 5000 árvores de 18 variedades diferente, desde que ali foram plantadas as primeiras 2000 no longínquo ano de 1927.
Por tudo isso é famoso o Festival das cerejeiras em flor celebrado todos os anos no mês de Abril.
3

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...