Mais Turismo

15 Coisas Para Ver e Fazer em Lagos no Algarve e Arredores

lagosPara além da natureza acidentada e majestosa do Algarve, nesta região sul de Portugal há outros planos perfeitos para os viajantes urbanos. E visitar a cidade de Lagos é uma das melhores. Se já decidiu incluir esta paragem no seu itinerário e está no meio da sua procura de coisas para ver e fazer em Lagos, vamos dizer-lhe as melhores 15 coisas que não pode perder.
Começaremos com os locais a visitar na cidade de Lagos, e de seguida encontrará também algumas recomendações de coisas a fazer na área circundante. Já vos dissemos que incluirão algumas das paisagens mais espetaculares do Algarve? Então vamos a isto!
  1. Dirija-se ao Forte da Ponta da Bandeira, uma imponente fortaleza construída no final do século XVII para proteger o porto e defender a cidade de possíveis ataques inimigos. Para ter acesso a ela tem de atravessar uma pequena ponte levadiça e no seu interior há normalmente exposições temporárias, para além de poder também visitar as suas salas, incluindo uma pequena capela dedicada a Santa Bárbara, completamente coberta de azulejos azuis. A taxa de entrada é de 3 euros.
  2. Depois deste primeiro contacto com a cidade, entre diretamente no centro histórico de Lagos. Para o fazer, a Porta de São Gonçalo, integrada na antiga muralha e ladeada por duas torres, era o principal acesso à cidade. É dedicado a São Gonçalo, o santo padroeiro dos pescadores de Lagos, que, segundo a lenda, nasceu no local exato onde se encontra este portão. Deste monge há uma pequena capela no interior do arco, e uma estátua segurando uma cruz olhando para o mar em frente à Praia da Batata.
  3. No centro histórico de Lagos visite a Igreja de Santo António, cujo maior tesouro está no seu interior: as paredes são inteiramente decoradas com talha barroca dourada e tem uma abóbada de madeira a cobrir toda a igreja. Não é por acaso que é considerada uma das mais belas igrejas em Portugal.
  4. Das outras igrejas espalhadas por Lagos, destacamos mais uma: a Igreja de Santa Maria de Lagos. É um dos edifícios mais emblemáticos da cidade, presente desde o século XV, o que a torna também num dos locais mais antigos. Fica localizada na Praça Infante Dom Henrique, entre o centro histórico e a Ribeira de Bensafrim, onde também se destaca o edifício histórico do Armazém Regimental, que é um dos nossos locais favoritos em Lagos.
  5. O Castelo de Lagos, também conhecido como Castelo dos Governadores, faz parte do quadro defensivo erguido ao longo da história da cidade, e embora hoje não retenha muito do seu encanto original, é um recanto cheio de história. Esta antiga fortaleza tem origens mouriscas e foi, após a reconquista, escolhida como sede do governo no Algarve.
  6. Uma paragem um pouco difícil mas necessária é o Mercado dos Escravos – Núcleo Museológico Rota da Escravatura. Este é um pequeno museu localizado no edifício original do comércio de escravos, onde está exposto o terrível problema do comércio de escravos. Sim: Lagos desempenhou um papel importante neste triste capítulo da história da humanidade: foi aqui que, em 1444, chegaram os primeiros escravos africanos, sendo o primeiro mercado de escravos na Europa. A entrada no museu é gratuita.
  7. Nesses séculos, Portugal controlava uma grande parte das rotas comerciais do mundo. Muitos dos grandes navegadores e descobridores eram portugueses, incluindo Gil Eanes, que nasceu em Lagos. Este explorador foi o primeiro a navegar mais para sul do que o Cabo Bojador, na costa de África, em 1434. A Praça Gil Eanes foi-lhe dedicada, o curioso é que a estátua no meio da praça não é dele: representa o Rei Dom Sebastião, que acedeu ao trono quando tinha apenas 3 anos de idade. Há uma estátua de Gil Eanes em Lagos, no Jardim da Constituição, no sopé do Castelo dos Governadores. Porquê? Não faço ideia, se souber que somos todos ouvidos.
  8. Outra praça interessante, esta mais pequena, mas única, é a Praça Luís de Camões, com o seu piso peculiar decorado com azulejos pretos e brancos e onde se destaca uma casa coberta com belos azulejos verdes. Para nós, uma das melhores coisas para ver e fazer em Lagos.
  9. A velha cidade de Lagos está cheia de restaurantes onde se pode comer bem. O que comer? Não há dúvida de que é necessário provar uma cataplana, o prato mais típico do Algarve, que é basicamente um refogado de peixe e/ou marisco que tira o seu nome da panela de cobre em que é cozinhado. A melhor cataplana de Lagos é comida na Casinha do Petisco. Recomendamos que vá mais cedo pois normalmente há fila… mas vale a pena esperar. Preço para 2 pessoas: 30/35 euros.
  10. Para ajudar a digerir a comida, nada melhor do que um passeio pela Marina de Lagos, onde se encontra a marina e de onde partem os passeios de barco que o levarão a navegar entre grutas e incríveis formações rochosas, ou a sair para o mar aberto para ver golfinhos. Pronto para explorar a área à volta de Lagos?
  11. Outra das melhores coisas para ver e fazer no Algarve é chegar à Ponta da Piedade e ficar espantado com as suas espetaculares falésias. Uma boa ideia aqui é alugar um caiaque e explorar as formações rochosas de perto. Se não se atrever a andar de caiaque, talvez prefira fazer um passeio de barco a partir de Lagos, e se tiver de escolher, é melhor fazê-lo ao pôr-do-sol. Nas proximidades encontra-se o Farol da Ponta da Piedade que, embora fechado ao público, pode ser visto do exterior sem qualquer problema.
  12. Está preparado para fazer uma caminhada? Então vá à rota dos Sete Vales Pendurados, que nos seus quase 6 km (um sentido) contornam as falésias no troço entre a Praia da Marinha e a Praia do Vale de Centeanes. E passa por alguns dos pontos mais importantes da costa algarvia, tais como as grutas de Benagil ou o Farol de Alfanzina. É considerada, nem mais nem menos, uma das melhores rotas para caminhadas na Europa.
  13. A menos que o dia esteja chuvoso e invernal, seria impensável estar na costa de Lagos e não visitar (pelo menos) um par de praias. As praias do Algarve são uma razão imperiosa para visitar esta região e seria quase um crime não fazer um pouco de praia nelas. Algumas das mais belas praias perto de Lagos são a Praia de Dona Ana, a Praia dos Estudantes, a Praia da Luz, a Praia do Caminho, a Praia do Benagil, a Praia da Marinha (esta fica a cerca de 40Km de Lagos).
  14. Outra excursão recomendada é a que o levará ao Cabo de São Vicente, onde se encontra o mais lendário farol de Portugal e de onde poderá desfrutar de um pôr-do-sol inesquecível. Melhor ainda se for com uma cerveja fresca na mão. Será o fim perfeito para uma viagem perfeita.
  15. E finalmente, se tiver mais tempo, temos outro plano imperdível (ou assim nos parece): visitar talvez a mais bela aldeia do Algarve. De qual estamos a falar? Da praia do Carvoeiro!
Lá se vão as nossas sugestões de coisas para ver e fazer em Lagos e arredores. Esperamos que o ajudem a desfrutar desta bela cidade no sul de Portugal e dos maravilhosos encantos que se encontram a uma curta distância a pé da mesma.
Exit mobile version