Mais Turismo

20 Coisas que deve saber antes de viajar

antes de viajarDe cada vez que se aproxima a data para a próxima viagem começa a adrenalina. É o equivalente a estar numa montanha russa. Começam as investigações sobre os lugares a visitar, surgem perguntas básicas para que a viagem se materialize: custo, meio de transporte, dias disponíveis, hotéis, entre muitos outros detalhes.

De seguida deixo algumas dicas que deve conhecer antes de viajar e baseadas nas minhas experiências de viagem:

  1. Se viaja muito, o melhor é subscrever o plano de passageiro frequente das companhias aéreas ou dos cartões de crédito. Pode poupar no custo das passagens aéreas e outros custos graças às milhas acumuladas.
  2. Para evitar filas longas no aeroporto, faça o check-in online e imprima os bilhetes em casa.
  3. Se não fala o idioma local, então é importante aprender pelo menos algumas palavras básicas. Há livros de bolso que podem ser uma boa ajuda em caso de emergência.
  4. Descubra qual é a moeda local e o câmbio do lugar que vai visitar.
  5. Digitalize o seu passaporte ou tire várias cópias. Em caso de extravio irá acelerar o processo junto da embaixada ou consulado. Faça o mesmo com os cartões de crédito.
  6. Para viajar é importante estar cómodo, mas também ser visível.
  7. A comida de bordo não é saudável. Leve consigo alguns snacks, como por exemplo barras de cereais ou frutos secos.
  8. Veja bem que roupa vai precisar durante a viagem. É importante verificar as condições climatéricas no destino. Com uma boa combinação de roupa não irá precisar de mais do que uma mala.
  9. É também recomendável levar uma mala leve e com rodas. Lembre-se que as companhias aéreas têm cada vez mais restrições de peso e volume. É boa ideia investigar qual a política da companhia aérea no que diz respeito a este ponto e verificar qual o peso máximo, o volume e o custo por ter bagagem a mais.
  10. Talvez seja boa ideia comprar uma balança portátil para pesar a bagagem. É uma coisa muito útil para poder escolher o que vai levar na mala sem ultrapassar o peso.
  11. Para tornar mais suportáveis as esperas nos terminais de aeroporto, não se esqueça de levar um livro ou uma revista para ler e passar o tempo.
  12. As toalhitas amaciadoras são excelentes para evitar que a roupa na mala ganhe maus odores.
  13. Quando escolher o hotel verifique as críticas sobre o mesmo. Ajudá-lo-hão a tomar uma melhor decisão.
  14. Antes da viagem leia um pouco sobre a cultura da cidade porque assim irá evitar inconvenientes e mal-entendidos.
  15. Não leve todo o dinheiro ou cartões de crédito no mesmo sítio.
  16. Não se esqueça de fazer um seguro de viagem que inclua saúde e acontecimentos inesperados. Não vamos com intenção de ficar doentes, mas dado o custo dos serviços de saúde em alguns países, o melhor será ter um bom seguro.
  17. Há alguns países que exigem a aplicação de determinadas vacinas antes da viagem. Verifique os requisitos de viagem do país que visitar.
  18. Também é recomendável verificar os meios de transporte disponíveis na cidade para onde vai viajar. Para certas cidades não faz sentido alugar um carro porque o sistema de transportes funciona bem. Para além disso, poderá poupar muito dinheiro no estacionamento.
  19. Faça uma lista dos lugares que quer visitar. Esta lista será o seu guia de viagem.
  20. Tente misturar-se com os locais: experimente a comida local, vá a um mercado. Desfrute da experiência de viajar: é algo que não tem preço.
Exit mobile version