carvoeiro

7 Coisas Para Ver e Fazer no Carvoeiro, a Terra Mais Bela do Algarve

carvoeiro
Existe no Algarve uma vila calma, mas não aborrecida, composta por casas brancas pontilhadas de cores alegres, e com falésias dignas de aparecer num filme. Estamos a falar do Carvoeiro, onde a banda sonora das ondas do Atlântico soa, e onde a personagem principal é, nada mais, nada menos, do que um passeio entre costas íngremes, grutas e belas paisagens típicas do Algarve. Quer saber o que ver e fazer no Carvoeiro? Neste artigo damos-lhe algumas ideias.
Assim que estacionar o carro e começar a andar entre as ruas estreitas do Carvoeiro, saberá que chegou a um lugar privilegiado. Não só devido ao encanto natural, inato e inegável, mas também porque ao contrário de muitos outros lugares “afortunados”, o Carvoeiro tem dado o seu melhor. Não se deixou tentar pelo urbanismo descontrolado, e apostou em melhorar o que já tinha.
O Carvoeiro permanece pequeno, o que paradoxalmente o torna grande. Não há grandes hotéis a saturar a vila, não há edifícios altos, não há cadeias de fast-food. Aqui ainda se pode respirar a tranquilidade das antigas aldeias piscatórias.
  1. A primeira coisa que recomendamos é dar um passeio pelas ruas da vila. Vá ao Largo da Praia do Carvoeiro, caminhe ao longo da Rua do Paraíso até ao miradouro Alto da Praia do Carvoeiro e no caminho deixe-se encantar pelas vistas e pelas casinhas. O plano fica ainda melhor se pararmos para uma bebida num dos pequenos bares em frente à praia e apreciarmos as coisas simples que demasiadas vezes esquecemos.
  2. Não vai demorar muito tempo a descobrir um dos principais encantos da aldeia: a Praia do Carvoeiro e as falésias que a emolduram. Não resista à tentação de pisar a areia dourada e, se o tempo estiver bom, nade nas águas verdes do Atlântico.
  3. Uma das melhores coisas para ver e fazer em Carvoeiro é caminhar ao longo da “Broadwalk”, um passadiço de madeira que lhe permite passear, de uma forma simples e adequada a todos, sobre as falésias e formações rochosas que rodeiam a vila. Escusado será dizer que as opiniões a partir daí são sensacionais. A Broadwalk começa junto ao Forte de Nossa Senhora da Encarnação, embora primeiro terá de passar pelo miradouro com o mesmo nome, que oferece uma perspectiva da praia a partir do outro ângulo.benagil
  4. A Broadwalk vai levá-lo a um dos tesouros mais bem guardados de Carvoeiro: o Algar Seco. É uma zona cheia de grutas, arcos e formações rochosas mais próximas de uma paisagem marciana do que de um lugar deste mundo.
  5. Se gosta de faróis, então não pode perder o Farol de Alfanzina. Está localizado a cerca de 2 km a leste do Carvoeiro e é um dos locais mais recomendados para ver o pôr-do-sol. Não fizemos a visita guiada, mas de acordo com o que lemos está aberta às quartas-feiras, das 14h às 17h.
  6. O Carvoeiro está rodeado por algumas das melhores praias do Algarve (e, se quiser, de Portugal) e seria um crime ignorá-las. De todas elas, a mais famosa é sem dúvida a Praia de Benagil, com a sua enorme caverna “trespassada” em forma de cúpula. A praia é acessível de carro, mas para chegar à zona da gruta só é possível de barco, por isso recomendamos que se inscreva neste passeio que visita alguns locais de interesse (como o Algar Seco ou o Farol de Alfazina) até chegar à praia popular da gruta.
  7. Outra praia que deve aproveitar é a Praia da Marinha, um dos postais mais típicos de Portugal, graças aos seus peculiares penhascos rochosos e águas cristalinas. Neste caso, pode lá chegar de carro, mas também recomendamos que faça um passeio que inclua visitas a Algar Seco, Praia de Benagil e finalmente velejar entre os arcos da Praia da Marinha.
Viu que o Carvoeiro é um dos recantos mais peculiares do Algarve, e um lugar perfeito para fazer base e daqui descobrir o resto dos encantos desta região do sul de Portugal. Sabe mais coisas para ver e fazer em Carvoeiro?
3

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...