terras portuguesas

7 Terras Portuguesas Com Muito Encanto

terras portuguesas

Depois de ler este artigo chegará à mesma conclusão que eu: não temos consciência de como Portugal é belo e frequentemente menosprezado por nós próprios.

Estamos acostumados a ouvir dizer que vale a pena visitar o Porto, ou que Lisboa é uma cidade que nenhum turista deve perder, mas não temos ideia do número de aldeias, vilas e cidade que são capazes de surpreender qualquer viajante menos atento.
Aproveite as dicas que lhe vamos dar de seguida e percorra as ruas magníficas destas terras portuguesas, experimente a culinária requintada, conheça a sua história, desfrute de uma acomodação confortável e percorra os seus arredores. Para isso o melhor é alugar um carro em https://www.aluguerdecarrosbaratos.pt/ ou em https://www.skyscanner.pt/aluguer-de-automoveis para poder percorrer todas estas atracções tranquilamente.
Para que possa programar um percurso que vá para além das grandes cidades, recomendo então que tome nota do que lhe vamos revelar de seguida, pois vai conhecer 7 terras portuguesas com muito encanto que deviam estar marcadas a vermelho na sua próxima viagem pelos caminhos de Portugal.
 

Évora

évora
A capital da região do Alentejo é muito mais do que uma simples cidade. A sua população supera os 50.000 habitantes. No entanto, quando a visitamos não temos a sensação de estar numa cidade com esta dimensão. Talvez seja devido à catedral e às casas pintadas de branco que nos encantam quando passamos pelas ruas estreitas dentro da muralha. Mas também é provável que a culpa seja do Templo Romano de Évora (também conhecido como Templo de Diana), uma jóia da arquitectura romana. Com efeito, até os árabes aqui deixaram a sua marca. Já aqui falámos mais do que uma vez sobre esta bela terra alentejana, mas que vale sempre a pena revisitar.
 

Aveiro

aveiro
A chamada Veneza portuguesa é um lugar romântico que se define a si próprio como uma terra de pescadores e pitoresca por natureza, cujos edifícios são uma combinação do mais refinado estilo art nouveau e de arquitectura mais modesta. No século X esses edifícios eram banhados pelo oceano Atlântico, coisa que agora não acontece devido às dunas que agora protegem a cidade.
Já aqui falámos um pouco sobre Aveiro. Veja este artigo para conhecer um pouco mais de Aveiro.
 

Ericeira

Fica apenas a 50 quilómetros de Lisboa e é uma povoação de com origens piscatórias que qualquer viajante que passe pela capital portuguesa deve conhecer. Nas suas ruas não se respira o bulício de uma grande cidade, bem pelo contrário. Por isso há muitos lisboetas que aproveitam o bom tempo para desfrutar da Ericeira e das suas praias pois é um destino de férias fantástico.
 

Marvão

marvão
Marvão é uma pequena vila com pouco mais de 3.500 habitantes que fica apenas a seis quilómetros da fronteira com Espanha. Está a uns 800 metros de altitude em relação ao nível do mar, no topo da frondosa serra de São Mamede. Dali temos algumas vistas incríveis, mas é ao mesmo tempo um lugar idílico para relaxar. As casas de Marvão são pintadas de branco, empedradas e de estilo medieval. Toda a vila está protegida dentro das muralhas. Já visitámos anteriormente Marvão, se quiser veja este artigo para uma informação mais completa e detalhada.
 

Batalha

mosteiro da batalha

Com cerca de 15.000 habitantes, a Batalha é uma vila que fica próximo da costa e que deve uma grande parte da sua popularidade ao famoso Mosteiro de Santa Maria da Victoria, uma obra de arte construída para agradecer o auxílio divino e para celebrar a vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota, onde as tropas portuguesas aliadas com os ingleses, e comandadas por D. João Mestre de Avis e o seu Condestável D. Nuno Álvares Pereira, derrotaram o exército castelhano e seus aliados. O Mosteiro da Batalha é de estilo gótico e vale só por si uma visita. Recomendo que leve consigo um cartão de memória vazio para poder fazer um bom registo fotográfico desta jóia da arquitectura portuguesa.

Santarém

As casas coloridas são um dos principais selos de distinção de Santarém. Vale também a pena visitar os jardins das Portas do Sol e apreciar as vistas sobre a lezíria ribatejana.
Santarém também é conhecida como a capital do gótico em Portugal, apesar de haver nas suas ruas lugar para outros estilos, como por exemplo o que transmitem os azulejos que podem ser apreciados em algumas casas.
Também já visitámos a capital do Ribatejo. Veja o nosso artigo para saber mais pormenorizadamente o que deve visitar.
 

Monsaraz

monsaraz
Monsaraz é uma pequena povoação que não chega a ter 1.000 habitantes. Fica bastante próxima da fronteira que separa Portugal e Espanha. Monsaraz está rodeada por muralhas e tem um campanário que nos parece dar as boas-vindas. É uma vila medieval com belas vistas para a albufeira do Alqueva. Uma visita pelas suas ruas estreitas deixa-nos maravilhados e com vontade de encontrar algum tesouro escondido.
Veja este artigo e saiba também um pouco mais desta terra portuguesa que vale a pena visitar.
Booking.com
6

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...