Já está a preparar a sua próxima viagem? Faz bem! A vida é curta e há que fazer todo o possível para conhecer o mundo e aproveitar as experiências de vida que ganhamos quando viajamos.
Se quer começar pelo mais básico sem sair da Europa, então devia visitar toda e cada uma das capitais europeias que vamos mencionar de seguida, uma vez que todas elas têm imensos motivos pelos quais vale a pena comprar um bilhete de avião e voar rumo a novas experiências. Vem connosco rumo às 8 capitais europeias pelas quais se apaixonará?
Também temos que puxar a brasa à nossa sardinha, ou não? Lisboa é uma cidade que tem estado na mira de milhões de turistas nos últimos anos. Não é preciso estar aqui a convencer ninguém que a capital de Portugal tem tudo para oferecer uma estadia única. Quer seja a nível cultural ou de património, tem condições para surpreender qualquer um, e o mesmo se pode dizer da gastronomia portuguesa. Há restaurantes excelentes por toda a cidade e nem sequer é preciso ir aos lugares da moda para ficar completamente satisfeito.
Amesterdão
Não é preciso gostar de turismo de marijuana para querer visitar Amesterdão. A capital da Holanda é uma das cidades mais abertas da Europa, para além de ser jovem e ter um espírito inovador que atrai muitos novos empreendedores. Mas não é somente isso, pois também tem imensos pontos de interesse que é preciso conhecer sem pressas.
Budapeste
Não será a capital com mais glamour da Europa, mas isso não significa que tenhamos de a deixar lado. O encanto da capital da Hungria está para além da beleza do rio Danúbio. É terra de reis e isso nota-se nas suas ruas, onde há edifícios que falam da herança deixada por aristocratas e intelectuais da época. Os ruin bars são uma atracção por si só, e convivem ao lado dos clássicos banhos termais.
Praga
Praga é outra das cidades europeias que todos deviam visitar pelo menos uma vez na vida. Quem o fez não se arrepende, pois a capital da República Checa é uma grande cidade que nos encanta com música, ópera e dança. A cultura está garantida em todo o tipo de recintos onde se vendem bilhetes ao alcance de qualquer pessoa. E quem não quiser pagar sempre, está sempre a tempo de aproveitar para ler um bom livro num dos seus lendários cafés.
Londres
Londres será a cidade favorita para muita gente. E não é de estranhar, tendo em conta as múltiplas opções de lazer oferecida pela capital de Inglaterra. Sem estar à procura de mais coisas, ocupa a primeira posição no ranking de cidades com mais bares do mundo. Não são poucos os bairros pelos quais as pessoas se apaixonam, nem há falta de planos com muitas coisas para fazer. Por tudo isso deve reservar pelo menos uma semana na sua agenda para conhecer minimamente Londres.
Paris
Se tivesse que escolher a capital mais bela da Europa penso que não haveria muitas dúvidas. Para mim Paris está à frente de todas as outras, e que conste que não o digo apenas por causa da Torre Eiffel, que é indubitavelmente um dos monumentos mais espectaculares do mundo. As suas ruas estão cheias de magia e podemos deleitar-nos com todo o tipo de monumentos e edifícios que dizem muito da sua beleza. É uma cidade à qual voltaria todos os anos de bom grado.
Roma
Passado, presente e futuro. Roma é uma cidade com um património histórico brutal, e com uma quantidade de argumentos suficientemente numerosos para nos convencer a fazer a mala e ir visitá-la. Para além disso, quem não quer degustar uma boa piza ou um prato de massa italiana autêntico? Roma apaixona-nos pelos olhos e pela boca.
Edimburgo
A Escócia é um destino injustamente fora dos roteiros normais dos portugueses. Veja-se o caso de Edimburgo, a sua capital. É uma cidade muito completa que nos atrai pelas suas lendas, mas também pela presença do castelo ao qual podemos ir através da Royal Mile, que é a rua principal. Desde este castelo de contos de fada, e também de outros pontos da cidade, poderá contemplar umas vistas privilegiadas. Para além disso, pode planear actividades bastante diversas, como por exemplo tomar um café no “The Elephant House” (onde J.K. Rowling deu forma a Harry Potter), ou viver a Scotch Whisky Experience para saber como é preparado o famoso líquido dos deuses.