Site icon Mais Turismo

A Beleza Natural do Douro

Beleza Natural do DouroA beleza prodigiosa do Douro estende-se por 927 km, contorcendo-se por exuberantes paisagens de uma fauna e flora riquíssimas. Nas suas encostas podemos encontrar diversas espécies animais como o lobo, o javali, a lebre, o coelho, a raposa, a corça e uma enorme variedade de vegetação tal como o carvalho, o pinheiro e o sobreiro. Nos pontos mais altos são avistadas as aves de rapina e os seus ninhos. Nos últimos anos tem-se assistido a uma crescente aposta na observação de aves de rapina por parte de várias empresas de ecoturismo. Uma programação diferente mas não menos interessante.
De facto, é deveras impressionante o cultivo das vinhas a perder de vista , trabalhadas em acentuados declives onde o xisto foi demovido. Uma harmoniosa conjugação entre o árduo trabalho do Homem e a benesse da mãe natureza que originou uma criação colossal à qual o Marquês de Pombal , no decorrer do século XVIII, concedeu o título de Primeira Região Demarcada do mundo. Muitos foram os escritores que tentaram imortalizar o rio e o seu espaço envolvente, levando este tesouro além-fronteiras.
Encontramos facilmente casas abrasonadas, pousadas acolhedoras, grandes quintas e solares, intimamente ligados à História, em muitos dos quais se pode pernoitar ou mesmo passar umas férias mais calmas e culturais. Uma forma única e inesquecível de descobrir esta região e guardar intensas memórias das fragrâncias, dos sabores e do mistério que a envolve.
Aconselhamos visitar as cidades junto ao Douro (Miranda do Douro, Vila Nova de Foz Côa, São João da Pesqueira, Peso da Régua, Porto, Lamego e Vila Nova de Gaia) pois apresentam fortes marcas culturais desta região.  As lojas de artesanato são pontos que devem ser tidos em conta tal como o Museu do Douro, que serve como uma introdução ou um remate final na sua visita.
Os cruzeiros no rio Douro são intensamente procurados devido à variedade de paisagens e à constante aventura e descoberta que só uma viagem de barco nestas águas espelhadas proporciona. Actualmente  o visitante tem a possibilidade de escolher  entre diversos programas e pacotes de viagens, pois a oferta é imensa.  Cruzeiros com almoço ou apenas jantar, viagens de grupo para empresas, um ambiente mais romântico, paragens nas vilas e cidades por onde as suas margens serpenteiam,  visitas com guias que expõem em poucas horas séculos de história e dos diversos povos que por aqui passaram, bailes incluídos numa tarde mais descontraída…. a lista é vasta.
Exit mobile version