Albufeira

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

As praias de Albufeira são o destino número um do turismo no Algarve. Esta é uma cidade desenvolvida com um bonito centro histórico de ruas estreitas, rodeado por apartamentos e casas brancas, junto às belas praias locais. Perto fica a marina de Albufeira, muito concorrida por centenas de embarcações de recreio.

Embora o terramoto de 1755 tenha devastado a cidade, ainda mantém a sua herança árabe, principalmente na zona histórica, que em árabe era chamada de Al-Buhera ou Castelo do Mar.

Albufeira é conhecida pelas suas praias de azul turquesa e belas paisagens onde as rochas se destacam. São praias com muito encanto e personalidade, embora muito frequentadas.

 

As praias de Albufeira mais conhecida são:

  • Praia da Galé – Rochas e areia numa praia vigiada e com equipamentos de apoio ao turismo.
  • Praia do Castelo – Praia para os amantes das belezas naturais. Uma das mais belas de Portugal.
  • Praia da Coelha – pequena e pitoresca praia com muitas rochas em destaque.
  • Praia de São Rafael e praia da Vigia – Praias separadas por uma formação rochosa. Ideais e preparadas para o turismo. Se gosta de ver formações rochosas pode também visitar a Ponte Pequena e Ninho das Andorinhas.
  • Praia da Baleeira – praia ampla.
  • Praia de Albufeira – praia sobre a qual foi edificada a cidade de Albufeira. Na realidade são três praias: praia do Peneco, praia dos Pescadores e a praia do Inatel.
  • Praias da Oura, Balaia, Maria Luísa e Olhos de Água – praias resguardadas por belas paisagens rochosas. São excelentes praias preparadas para receber os turistas.
  • Praia da Falésia – Quilómetros intermináveis de praia com o amarelo das falésias e o verde dos pinheiros.

 

O que visitar em Albufeira

O centro da cidade é o Largo Engenheiro Duarte Pacheco, uma praça apenas para os peões adornada com árvores tropicais. Da praça surge a Rua 5 de Outubro que leva à praia local através de um túnel.

Existem inúmeras empresas que oferecem passeios de barco por toda a costa, organizam pescarias e todo o género de divertimentos. Sobre o túnel está o Museu Arqueológico, com restos neolíticos e romanos. A oeste fica a Ermida de São Sebastião, uma igreja antiga com uma porta manuelina. Dentro da igreja está instalado o Museu de Arte Sacra. Nas imediações fica a Igreja de Santana, onde se tem boas vistas .

Torre Sineira: construída em 1869, faz parte da Igreja Matriz.

Torre do Relógio: uma coroa de ferro sustenta o relógio.

Igreja Matriz: erguida no século XVIII para substituir a anterior, caída no terramoto de 1755.

 

Restaurantes

Albufeira tem restaurantes para todos os gostos, com ofertas de gastronomia tradicional, a par de muitos outros de fast food, pizarias, comida chinesa e hindu.

A Taberna do Pescador: na Travessa Cais Herculano, telefone 289 589 196. Este restaurante tem comida tradicional portuguesa e é um local muito concorrido em Albufeira. Dispõe de esplanada. A comida é boa e não é muito caro.

Royal Orchard: no Beco Bernardino de Sousa, telefone 289 502 505. É um restaurante tailandês de preço médio. Bom para vegetarianos.

A Ruína: sobre a praia. Um dos melhores, com peixe sempre fresco.

 

Vida nocturna

A vida nocturna em Albufeira é famosa. Á noite as pessoas passeiam-se pelas ruas pedonais. existe uma imensidão de esplanadas e bares com música sempre a convidar à diversão.

Os bares estão abertos até às 3 da manhã e as discotecas até às 6.

Portas da Vila: Rua da Bateria. Bar de cocktails e sangrias.

Kiss: na Rua Vasco de Gama, perto nas Areias de São João. Costuma estar sempre cheio. Em temporada baixa apenas abre às sextas e sábados.

Vegas: na Rua de Cândido dos Reis 22. Cocktails e batidos de todos os tipos. O futebol está sempre presente nos écrans.

Bizarro Bar: Com boas vistas para a praia.

 

Alojamento

Muitos dos hotéis de Albufeira bloqueiam os seus alojamentos para a temporada alta, que são alugados pelos operadores turísticos nas suas promoções de Verão. Se não quer comprar um pacote turístico, pode consultar os seguintes hotéis que costumam ter boas ofertas:

Vegas Residence, na Rua Cândido dos Reis Nº.24. Um dos alojamentos mais baratos em Albufeira e bastante razoável. Oferece quartos básicos e fica perto da praia do pescador.

Pensão Albufeirense, na Avenida da Liberdade, 18. Com 25 quartos, esta pensão oferece casa de banho privada e televisão por satélite. Aberta 24 horas.

Residencial Polana, na Rua Cândido dos Reis 36. Também barata, uma pequena residencial de gestão familiar. Se for de carro não se esqueça que esta residencial fica numa rua apenas para peões.

Hotel Califórnia, na Rua Cândido dos Reis 12. Hotel de 3 estrelas, com 75 quartos. Tem piscina ao ar livre e quartos com varanda.

Para consultar as restantes ofertas de alojamento em Albufeira clique aqui.

 

O que visitar nos arredores de Albufeira

  • Guia– Uma vila histórica que cresceu com o turismo. Aproveite para saborear o famoso frango da Guia.
  • Pademe – Localidade que cresceu junto a um castelo militar. Situado numa posição estratégica, dominando os campos em volta.
  • Castelo – Nas imediações de Pademe.

 

Campos de golfe em Albufeira

  • Salgados: um campo muito conhecido. Com lagos e proximidade à costa. Uma paisagem espectacular.
  • Pine Cliffs: Campo relativamente recente, com um ambiente que combina as grandes rochas e um bonito pinhal em frente ao mar.
  • Balaia Golf Village: 9 buracos de par 3. Um campo perfeito para os novatos.

 

Como chegar a Albufeira

A estação de autocarros de Albufeira fica na Avenida da Liberdade, próximo da praça central, o Largo Engenheiro Duarte Pacheco.

A estação de comboios fica a 6 quilómetros de Albufeira, em Ferreiras. De Ferreiras a Albufeira há um autocarro a cada três quartos de hora.

Se for de carro existem vários parques distribuídos por toda a cidade (alguns a pagar).

Os pacotes de férias que se compram para esta zona normalmente costumam alojar os turistas nos resorts dos arredores da cidade.

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...