Como todos sabemos, o nosso país tem imensas coisas para oferecer aos turistas: muita história, uma gastronomia requintada, praias espectaculares, cidades repletas de arte e monumentos, espaços naturais tremendamente belos, etc. Mas naturalmente que não nos podemos esquecer das muitas aldeias e vilas com muito encanto, principalmente as Aldeias Históricas de Portugal.
As Aldeias Históricas são uma dúzia de localidades no interior de Portugal, caracterizadas por ter sido enclaves bastante importantes na Idade Média, quando desempenharam um papel marcante na definição das fronteiras do reino de Portugal.
Como já percebeu, vamos hoje falar sobre as doze Aldeias Históricas de Portugal que fazem parte desta marca. São aldeias e vilas onde os edifícios históricos foram recuperados para mostrar o que de melhor têm para oferecer a todos quantos as visitam. Para além disso, é bom recordar que existe uma animação histórica durante quase todo o ano, com muitas festas e mercados medievais.
Almeida
Almeida é uma vila situada no distrito da Guarda que tem uma considerável riqueza histórica e patrimonial. O centro urbano está circunscrito pela fortaleza militar, que, com a sua forma de estrela de doze pontas, constitui um dos mais espectaculares exemplares europeus dos sistemas defensivos abaluartados do século XVII.
Almeida perante a necessidade de modernizar as obsoletas estruturas medievais, empenhou-se após a Restauração, na construção de uma renovada máquina de guerra que se pudesse adaptar às novas armas de fogo, e que lhe permitisse selar a fronteira. A Praça-forte é de planta hexagonal, constituída por seis baluartes, aos quais correspondem o mesmo número de revelins.
Belmonte
Na região da Cova da Beira encontramos Belmonte, uma vila com excelentes vistas para a encosta oriental da Serra da Estrela.
Diz a tradição que o nome Belmonte provém do lugar onde a Vila se ergue (monte belo ou belo monte). Porém, há quem lhe atribua a origem de “belli monte” – monte de guerra. Terra solarenga, de boas gentes, paisagens sem fim e uma história de séculos.
Belmonte alberga a única comunidade judia sobrevivente dos judeus sefarditas expulsos durante a Idade Média pelos Reis Católicos de Espanha.
Castelo Mendo
Outro povoado que faz parte desta lista é Castelo Mendo, que fica localizado no concelho de Almeida, distrito da Guarda. É uma aldeia de características predominantemente medievais, constituída por dois núcleos amuralhados, a Cidadela e a Barbacã.
A cidadela de formato oval corresponde ao burgo velho, formado após o foral de D. Sancho II. O burgo novo ou Arrabalde de S. Pedro protegido por uma muralha dionisiana, foi guarnecida no passado por oito torres, parcialmente destruídas com o terramoto de 1755.
Castelo Novo
No coração da Serra da Gardunha encontramos Castelo Novo, uma aldeia histórica envolta numa aura de misticismo. Aqui, sentimos algo de fascinante, que nos envolve e harmoniza. Tudo aqui nos inspira e nos cativa, desde o som da água que brota das fontes ao granito perpetuado que ergue a aldeia e talha o casario, as calçadas, as praças.
Castelo Rodrigo
A Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo é, no seu todo, um autêntico espaço monumental que conserva importantes referências no plano medieval. Entre os monumentos que acrescentam valor ao património histórico são de destacar as velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos.
Idanha-A-Velha
Pelo notável conjunto de ruínas que conserva, ocupa um lugar de realce no contexto das estações arqueológicas do país. Ergue-se no espaço onde outrora existiu uma cidade de fundação romana capital da Civitas Igaeditanorum (séc. I a.C.), mais tarde sede episcopal sob domínio suevo e visigótico.
Doada à Ordem do Templo no séc. XIII, mantém vestígios de diversas épocas que evidenciam uma grande permanência civilizacional. Ocupada pelos muçulmanos no séc. VIII, foi reconquistada pelos cristãos no séc. XII. Doada à Ordem do Templo no séc. XIII, mantém vestígios de diversas épocas que evidenciam uma grande permanência civilizacional.
Linhares da Beira
Aldeia medieval do século XII, Linhares da Beira possui uma diversidade arquitectónica e artística ímpar, fruto do legado de várias épocas. Foi no reinado de D. Dinis que foi erigido o seu imponente Castelo, ex-líbris da aldeia e principal cartão-de-visita nos nossos dias.
Deambular pelas ruas desta aldeia museu é fazer uma incursão ao passado, à sua história, e sentir a brisa do Vale do Mondego a acariciar-nos o rosto.
Marialva
Marialva fica a poucos minutos da cidade de Mêda. Esta Aldeia Histórica, num cenário que revela uma das relíquias vivas da ancestralidade portuguesa, transporta o visitante às raízes mais profundas da história do país. As ruas, ladeadas por edifícios resistentes ao tempo, conduzem à cidadela cercada pelas muralhas cujas ruínas é fácil perder a noção do tempo. Povoada pelos aravos, povo lusitano, foi posteriormente conquistada pelos romanos, seguidos dos árabes, até à vitória final de D. Fernando, o Magno, em 1063, na sua emblemática conquista das Beiras.
Monsanto
No alto de num monte que se impõe ao olhar na maior parte do horizonte, Monsanto tem um encanto singular, para o que contribuem os dois títulos atribuídos no séc. XX – Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica em 1995.
Ícone turístico da região, Monsanto é uma experiência única para quem a visita. A parte mais antiga está no ponto mais alto, onde os Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem.
Piódão
Ao percorrer a Serra do Açor, ao mesmo tempo que nos deixamos encantar pelo aspecto majestoso e puro da paisagem, somos invadidos pela curiosidade e pela impaciência. Piódão teima em permanecer escondido para, inesperadamente, nos deslumbrar com a sua arquitetura, que tão bem exemplifica a capacidade que temos para de forma harmoniosa nos adaptarmos aos mais inóspitos e também mais sublimes locais.
Como se de um presépio se tratasse, as casas distribuem-se em redor dos socalcos, nas quais pontuam o azul e o xisto, por entre sinuosas e estreitas ruelas, que em cada canto escondem a história da Aldeia Histórica de Portugal de Piódão.
Sortelha
Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, tendo mantido a sua fisionomia urbana e arquitectónica inalterada até aos nossos dias, sendo considerada uma das mais bem conservadas.
A visita pelas ruas e vielas do aglomerado, enclausuradas por um anel defensivo e vigiadas por um sobranceiro castelo do séc. XIII, possibilita ao forasteiro recuar aos séculos passados, por entre as sepulturas medievais, junto ao pelourinho manuelino ou defronte igreja renascentista.
Trancoso
Por último, vamos falar de Trancoso com o seu castelo milenar a contrastar com os sobressaltos e temores vividos pelas gentes de outrora. Foi terra de fronteira, palco de diversas lutas e batalhas marcantes para a formação e independência do reino.
D. Dinis mandou construir as muralhas que ainda hoje protegem um burgo onde conviveram cristãos e judeus. A cintura de muralhas que rodeia a antiga vila medieval, bem como o vasto património arquitectónico civil e religioso, conferem ao Centro Histórico uma imagem única.