alentejo turismo

Alentejo, o destino para esta primavera

alentejo turismoEstá a chegar a primavera e com ela vem também uma oportunidade fantástica para conhecer a região do Alentejo. Situada entre o Tejo e o Algarve, o Alentejo ocupa um terço do território nacional e mesmo assim é ainda uma região quase desconhecida para a maioria dos turistas, razão pela qual se torna mais atraente.

As razões para visitar o Alentejo são imensas, mas a principal é porque é considerada a região mais autêntica de Portugal.

alentejoComecemos o nosso percurso pela região em Elvas, uma cidade conhecida pela riqueza do seu património histórico. Tem o maior conjunto de fortificações-baluartes do mundo e está classificado desde 2012 como Património da Humanidade pela UNESCO. Aconselha-se ainda uma visita ao aqueduto medieval da Amoreira e ao centro histórico da cidade.

catedral de evoraA paragem seguinte deve ser em Évora, cujo centro histórico é também Património da Humanidade (desde 1986). Destaca-se pela sua beleza panorâmica, pela muralha perfeitamente conservada que protege o centro histórico. Perca-se ainda pelas ruas empedradas do centro e que nos transportam diretamente até à época medieval. Como pontos de interesse, recomenda-se uma visita ao Templo de Diana e à Capela dos ossos.

Seguindo para sul entramos no distrito de Beja (Baixo Alentejo), uma visita obrigatória sobretudo na primavera, altura em que é realizado o festival Terras Sem Sombra, o único festival de música sacra do mundo e que percorre diferentes lugares do Baixo Alentejo até ao mês de Junho para dar a conhecer o património e riqueza cultural da região.

Para os amantes da aventura e da natureza, o Alentejo é uma região única onde as caminhadas e a beleza natural se combinam para dar lugar a uma experiência fantástica.

costa vicentina

Para o comprovar, a Rota Vicentina aguarda todos os aventureiros com vontade de conhecer a região. A Rota Vicentina é uma rede de percursos pedestres no sudoeste de Portugal, totalizando 450 km para caminhar, ao longo de uma das mais belas e bem preservadas zonas costeiras do sul da Europa. É formada pelo Caminho Histórico, Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares, e propõe uma vivência única destes dois mundos, entre uma cultura rural viva e autêntica e uma costa surpreendentemente selvagem. O percurso está devidamente sinalizado e pode ser feito nos dois sentidos, em total autonomia e segurança. As etapas são meramente indicativas, podendo ser encurtadas ou estendidas consoante a preferência ou localização do alojamento de cada pessoa.

Para acompanhar este percurso pelo Alentejo, não pode faltar a tradicional e saborosa gastronomia regional. As muita vinhas que existem por toda a região transformam-na no principal produtor vinícola de Portugal e num dos maiores representantes da área no mundo, cuja qualidade dos vinhos já começa a ser amplamente reconhecida internacionalmente.

O Alentejo divide-se em oito sub-regiões com denominação de origem que podem ser descobertas através de três rotas: a rota de S. Mamede, a norte, com vinhos intensos e aromáticos; a rota histórica, que percorre todas as vinhas do centro do Alentejo, como Borba ou Reguengos de Monsaraz; e a rota do Guadiana, que segue o rio que lhe dá nome.

Para fazer provas e visitas a adegas será conveniente reservar antecipadamente na Associação Rota dos Vinhos do Alentejo. Contatos em vinhosdoalentejo.pt.

O Alentejo é uma região de tradições. Aproveite as férias da Páscoa para visitar Castelo de Vide. Por exemplo, no sábado de Aleluia é realizada a bênção dos borregos e o som dos chocalhos ressoa em toda a zona. Veja aqui todo o programa disponível para a semana da Páscoa.

Muitos dos hotéis oferecem piqueniques especiais, como por exemplo a Herdade do Barrocal que até organiza a tradicional procura dos ovos da Páscoa.

Outros, como o M’ar de Ar convidam os turistas a descontrair em Évora durante estes dias realizando provas de vinhos e visitas aos museus da zona.

O que está à espera para conhecer ou revisitar o Alentejo? Vai ver que nesta época do ano é uma região ainda mais bela do que no resto do ano.

Booking.com
1

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...