O Alentejo é uma região apaixonante para todos quantos se atrevem a perder-se nos seus encantos.
Apesar de ainda não ser tão conhecida para os turistas estrangeiros como para os nacionais, a verdade é que esta é uma região surpreendente e com muitos lugares especiais para conhecer e descobrir. Isto para além da tradicional gastronomia regional e de uma oferta enológica com reconhecimento aquém e além fronteiras.
Alentejo quer dizer “para além do Tejo” e podemos dividi-lo em quatro sub-regiões: Baixo, Alto, Central e Litoral, cada uma com características e diferenças assinaláveis em relação às outras.
O Tejo é o cenário de partida para conhecer o Alentejo e as paisagens infinitas que nos encantam. Mas esta região tem também muita história por descobrir. Veja-se as diversas construções defensivas que fazem parte da paisagem, como Marvão ou Reguengos de Monsaraz, duas povoações amuralhadas que foram protagonistas de várias contendas ao longo da história. Aqui e em muitos outros locais podemos encontrar castelos, testemunhas das muitas batalhas e as típicas casas caiadas de branco, algumas das quais com pátios e jardins que nos recordam que por aqui passaram os mouros.
Entre algumas das mais conhecidas cidades do Alentejo podemos encontrar Elvas e Évora, ambas classificadas como Património da Humanidade pela UNESCO. Aproveite e vá também conhecê-las, bem como todo o património histórico e cultural de ambas.
Em Elvas somos recebidos pelo mesmo aqueduto que projectou a Torre de Belém, Francisco de Arruda. Tem uns 7 kms e 843 arcos, o que o transforma em algo espectacular. Conheça ainda o Forte de Nossa Senhora da Graça e as suas muralhas inexpugnáveis.
Évora é um emaranhado de ruas estreitas cheias de casas brancas e que chegou a ser ponto de residência dos Reis de Portugal. As suas muralhas guardam ruas e edifícios praticamente inalterados ao longo dos séculos. Évora tem uma riqueza histórica e cultural que atrai cada vez mais visitantes nacionais e estrangeiros. É um “segredo” cada vez mais mal guardado.
Outras cidades como Portalegre e Beja são também lugares que merecem uma visita. Não deve perder também outros lugares como por exemplo a Judiaria de Castelo de Vide, uma das mais conhecidas da região.
Mas o Alentejo não é só história, cultura e a típica paisagem do interior alentejano. O litoral alentejano ainda é desconhecido para muitos, mas tem algumas das melhores praias portuguesas. Vila Nova de Milfontes, Tróia ou Comporta são lugares cada vez mais na moda e que vale a pena também conhecer.
Perca-se ainda na gastronomia típica alentejana. Peixe, mariscos e outros produtos da terra e do mar estão presentes na tradição gastronómica do Alentejo, juntamente com os excelentes vinhos da região, que quando se juntam são o casamento perfeito entre boa comida e boa bebida.