alentejo

Alentejo, Tesouros Inimagináveis do Património

alentejoO Alentejo tem vindo a acordar nos últimos anos, apostando nas suas evidentes potencialidades no ramo do turismo. Nas planícies douradas a perder de vista escondem-se tesouros inimagináveis do Património e, no seu litoral, a Costa Alentejana deslumbra pelos seus cenários naturais de beleza ímpar.
Mil sítios onde o tempo não tem lugar e o sol queima a cara e a alma, envolvendo-nos  num turbilhão de cheiros e cores. A presença do Homem está datada desde o Paleolítico . Podemos admirar este período da história na gruta do Esporão.  Também os vários monumentos megalíticos (antas, cromeleques, menires)  datados entre os IV e III a.C são uma forte razão para inesquecíveis passeios pedestres nas regiões de Monsaraz, Évora e Montemor. Para os interessados aconselha-se a visita ao centro de Interpretação do Megalitismo situado em Castelo de Vide.
Os povos romanos deixaram por sua vez a sua testemunha, muito evidente em núcleos urbanos tais como Évora, na própria muralha que envolve a cidade, no afamado templo romano e nas termas  dos Paços do Concelho; em Beja nas Portas de Évora e de Avis e no interessante Museu romano que inclui vestígios da Idade do Ferro e em Alcácer do Sal na cripta arqueológica do Castelo.
Posteriormente, num domínio que se iniciou no Algarve e durou 500 anos, as heranças árabes situam-se fortemente na cidade de Mértola que inclui uma mesquita (o único espaço religioso árabe devidamente conservado no nosso país) e no Núcleo Museológico Islâmico, que resulta num itinerário diferente e cultural.  Actualmente realiza-se o festival Islâmico em anos ímpares, que atrai estrangeiros e turistas de todas as partes do país.
Dos tempos de cristianismo erguem-se imponentes castelos e fortes em grande número, forte lembrança da Reconquista situados nos mais diversos sítios: Castelo de Vide, Marvão, Évora, Mourão, Evoramonte, Borba, Vila Viçosa, Serpa, Mértola, Sines, de entre muitos outros.  Por sua vez, os conventos são uma austera atracção por estas terras adornadas de oliveiras e sobreiros.
alentejoMuitas são as herdades, quintas luxuosas e típicas casas rurais caiadas de branco que têm apostado no turismo rural. Recantos mais sossegados onde se respira paz, património e natureza, regados com os melhores produtos da região no que toca a queijos, vinhos e enchidos  e outros deliciosos petiscos.
Quem disse que o Alentejo é aborrecido é porque nunca explorou o suficiente para saber que esta região oferece um leque vasto de actividades encantadoras: passeios de barco no Alqueva, motas de água, saltos de para-quedas, observação de aves, workshops de como fazer queijo, visitas a adegas e degustação de vinhos , actividades relacionadas com educação ambiental, canoagem, aquapedestre, kartings, passeios a cavalo, de entre muitos outros.
2

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...