alentejo turismo

Alentejo, um oásis de ar fresco

visit alentejo
O Alentejo, a região situada entre o Tejo e o Algarve, é um local perfeito para fugir e relaxar. Costa e campo, tradição e modernidade, relaxamento e diversão andam de mãos dadas no maior e menos densamente povoado território português, dando origem a uma experiência completa que ativa todos os sentidos.
O Alentejo é ideal para uma fuga de carro e oferece infinitas alternativas para os viajantes que procuram descobrir outras culturas, ver paisagens verdes e floridas, e experimentar novas sensações.
alentejo

Rota pelas terras alentejanas

O Alentejo é uma região com muito para ver e é altamente recomendável um primeiro contacto para fazer uma rota através de algumas das suas aldeias, vilas e cidades.
A cidade de Elvas, por exemplo, fica junto à fronteira com Espanha e apenas meia hora de Badajoz, destaca-se pelo seu património histórico. O seu conjunto de fortificações-baluartes, o maior do mundo, foi classificado como Património Mundial da UNESCO desde 2012. É também aconselhável visitar o aqueduto medieval de 40 metros de altura de Amoreira e o antigo bairro da cidade.
Outra vila alentejana que vale a pena visitar é Marvão, rodeada pelas suas imponentes muralhas. É um ótimo local para se desligar da azáfama e desfrutar de uma vista panorâmica sobre a Serra de São Mamede quando o sol se põe. No interior encontram-se casas com telhados pitorescos e decorações florais coloridas.
A próxima paragem na nossa rota alentejana é Évora, cujo centro histórico é Património Mundial da UNESCO desde 1986. Destaca-se pela sua beleza panorâmica guardada por um muro perfeitamente preservado e pelo seu centro urbano com ruas empedradas que levam o visitante de volta à Idade Média.
Mais para sul encontramos Beja, já na região do Baixo Alentejo, onde se realiza na primavera o festival Terras Sem Sombra, o único evento de música sagrada do mundo, que percorre depois diferentes cidades para mostrar o património e a riqueza cultural da região.
Outras cidades que deveriam estar no seu bloco de notas numa viagem pelo Alentejo são Estremoz, uma das famosas cidades de mármore; Arraiolos, conhecida sobretudo pelo seu interior colorido e pelos tapetes; e Monsaraz, considerada uma das terras mais bonitas do Alentejo pela sua beleza natural e por ser uma das mais bem conservadas da região.
costa vicentina

À descoberta da Rota Vicentina

Outro dos itinerários mais recomendados para fazer no Alentejo é a chamada Rota Vicentina, perfeita para aproveitar as paisagens espetaculares.
A Rota Vicentina é composta pela Rota Histórica e pelo Caminho dos Pescadores; no total são 340 quilómetros que permitem descobrir a diversidade das paisagens da região e conhecer tanto a cultura rural do interior como a zona costeira.
Outra forma de entrar em contacto com a natureza é explorando algumas das reservas naturais do Alentejo. Uma delas é o Parque Natural da Serra de São Mamede, uma verdadeira joia geológica com os seus imponentes quartzitos que formam a paisagem com curiosas esculturas.
alentejo turismo

A caminho da costa alentejana

O Alentejo é uma região ideal para atividades ao ar livre e desportos de aventura nos seus rios, lagoas e na costa. O lago formado pela barragem do Alqueva é o cenário perfeito para a prática de remo, canoagem ao luar, uma experiência verdadeiramente emocionaconhecer alentejonte, ou um voo de balão de ar quente para vistas panorâmicas, onde se podem ver as cores do campo alentejano e os recantos que só se podem ver do ar.

Onde ficar no Alentejo?

O Alentejo oferece várias opções de alojamento, embora nos últimos anos, para além das casas de turismo rural, tenha havido uma proliferação de hotéis de charme boutique.
Aqui tem algumas opções, mas pode escolher muitas outras. Tudo depende de onde quiser ir.
Booking.com

Mais informações em: www.visitalentejo.pt/
6

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...