Arcos de Valdevez

Arcos de Valdevez, 9 séculos de História

Arcos de ValdevezSão 9 séculos de História que tornam esta vila tão encantadora. Entre a paisagem verdejante e montanhosa do Parque Nacional da Peneda Gerês, privilegiando de uma posição geográfica extremamente favorável, esconde-se Arcos de Valdevez, banhada pelo rio Vez, presunçoso e cristalino.
Situada no Alto Minho, destaca-se pelas suas gentes afáveis e acolhedoras e pelas apetitosas perdições gastronómicas como é o caso dos enchidos, da vitela assada e do cozido à Portuguesa regados com os mais caprichosos vinhos verdes.
A sua ocupação remonta os tempos pré-históricos, evidentes na descoberta arqueológica de espaços funerários dessa época mas o seu relevo histórico tem lugar no ano de 1140, ano em que decorreu o encontro entre as tropas de D. Afonso VII de Leão e de D. Afonso Henriques  nesta mesma vila, o que veio a originar a consagração do reino de Portugal.
As casas irregulares estendem-se por ruas estreitinhas onde a arte barroca predomina. É comum avistar-se casas nobres e luxuosos solares. Muitas são as igrejas, miradouros, espigueiros, mosteiros  e pelourinhos que encontramos pelo caminho, destacando-se a Igreja da Lapa, de forma oval no exterior, adquirindo uma surpreendente forma octogonal no interior.
A imponente ponte da vila de origem medieval, que liga as duas margens da vila, dá as boas vindas a todos os visitantes e presenteia-os com uma inesperada praia fluvial nas águas límpidas de um rio cheio de mistérios, onde a água corre límpida (consagrando-se como o rio mais limpo da Europa), sem pressas, convidativa a uma fusão com a natureza.
A tradição aqui não se perde: faz-se questão de manter viva através de animadíssimas festas e romarias, grandes feiras e amostras de artesanato que dão uma nova vida e dinamismo a esta pacata vila.
Vale a pena visitar esta relíquia do passado.
3

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...