Há muitas cidades espalhadas pelo mundo. Umas são mais belas, outras têm muita história e outras são importantes. Apesar de tudo, todas as cidades são importantes por algum motivo, mas nenhuma alcança o nível das 10 cidades mais importantes do mundo que vamos ver neste artigo.
A lista é baseada numa informação da consultora norte-americana A.T. Kearney, que publicou a “Global Cities Report” analisando diversas variáveis divididas em cinco categorias: actividade de negócios, capital humano, intercâmbio de informação, actividade cultural e compromisso político.
Nova Iorque (Estados Unidos)
A Big Apple, a cidade que nunca dorme, não é uma das cidades mais desejadas pelos turistas por acaso. É cosmopolita, aberta, civilizada e moderna. Tem imensos monumentos e arranha-céus espectaculares.
Para além disso é um lugar cheio de oportunidades e a que muitos acorrem para viver o sonho americano. É indubitavelmente uma das cidades mais belas do mundo.
Londres (Inglaterra)
O que ainda podemos dizer sobre Londres que ainda não tenha já sido dito? A capital inglesa captura-nos logo desde o início com a sua enorme oferta cultural e de lazer.
É impossível ficar aborrecido e não será de estranhar que a vontade de voltar a percorrer os seus bairros mais emblemáticos seja quase um vício.
Paris (França)
A Torre Eiffel é um símbolo e uma atracção turística inigualável que faz com que Paris seja todos os anos uma das cidades mais visitadas do mundo.
Para além disso, não podemos negar a beleza arquitectónica da capital francesa, a mesma que nunca nos deixa de surpreender quando passeamos pelas suas ruas.
Tóquio (Japão)
Quando vamos a Tóquio, e ao Japão de uma forma geral, conseguimos perceber que é um lugar muito especial. E porque razão? Porque as pessoas são extremamente bem educadas, ao ponto de podermos reservar a mesa de um restaurante deixando lá o iPhone como quem deixa um casaco velho pois sabemos que ninguém nos irá roubar.
Mas para além de tudo disso, é uma cidade que mistura a perfeição da tradição com o mais inovador e moderno.
Hong Kong (China)
Falar de Hong Kong é falar de negócios. Muitos empresários viajam para Hong Kong para ali negociar acordos multimilionários.
Mas não é apenas uma questão de negócio, pois também recebe a visita de milhões de turistas todos os anos por motivos que vão para além do especto económico.
Los Angeles (Estados Unidos)
Nova Iorque é simplesmente Nova Iorque, mas Los Angeles tem praticamente tudo: lojas de luxo, restaurantes de alto nível, praias espectaculares e muito mais.
É normal que os mais famosos e endinheirados queiram ali morar, mais concretamente na zona de Beverly Hills, que não é um bairro, mas uma cidade do condado de Los Angeles.
Singapura (Singapura)
Singapura compete com Tóquio, Hong Kong e Pequim, que são as cidades asiáticas que nos vêm sempre à cabeça quando se trata de falar de negócios.
A capital do país tem o mesmo nome do porto, que é um dos maiores do mundo, o que lhe permitiu transformar-se num dos centros financeiros e industriais mais importantes da Ásia (e do mundo).
Chicago (Estados Unidos)
Chicago é a terceira cidade dos Estados Unidos a aparecer no ranking das mais importantes do mundo.
Não costuma estar na lista de destinos favoritos dos viajantes, mas convém saber que é uma daquelas cidades que superam sempre as expectativas por tudo o que é capaz de oferecer aos turistas.
Pequim (China)
Pequim já organizou uns Jogos Olímpicos e não é de estranhar. Os chineses são trabalhadores incansáveis e estão a conseguir transformar a China na principal potência económica mundial.
A poluição não é agradável para ninguém, mas irá certamente apreciar a mistura de arranha-céus e templos que “temperam” a beleza da capital chinesa.
Bruxelas (Bélgica)
Termino com uma cidade surpreendente. Bruxelas, a capital da Bélgica, não costuma estar em qualquer ranking deste tipo, mas a consultora A.T. Kearney considerou oportuno inclui-la na lista devido ao intercâmbio de informação e ao compromisso político, até porque aqui fica a sede da União Europeia.