o que visitar no algarve

As 6 Terras Mais Bonitas do Algarve

Uma viagem ao Algarve é sempre uma boa ideia, mas agora que o Verão se aproxima, ainda mais! Se está a planear uma viagem ao sul de Portugal e quer conhecer alguns dos seus enclaves mais característicos, hoje vamos dizer-lhe quais são as 6 cidades e vilas mais bonitas do Algarve. Gostamos particularmente desta área, onde o mar e o vento se unem para esculpir uma das costas mais impressionantes do mundo e onde se chega à procura de umas férias de sonho e se parte com uma mochila cheia de saudade.
Depois de todo este tempo que estivemos em confinamento, que desejo de revisitar o Algarve e as suas praias. Pronto para as conhecer, mesmo que virtualmente? Vamos lá:

Lagos

algarvePara nós é o lugar mais completo do Algarve, e onde recomendamos fazer uma base para explorar esta parte do sul de Portugal. Embora tecnicamente não seja uma cidade… é uma cidade, mas uma cidade com alma de aldeia. Pequena o suficiente para não se sentir como uma grande cidade, mas com uma vasta gama de alojamentos e restaurantes.
É uma encantadora cidade antiga cheia de lugares interessantes para visitar, tais como o Forte da Ponta da Bandeira, a Igreja de Santo António e a Praça Luís de Camões. Mas também, nas proximidades, podemos visitar uma das grandes jóias do Algarve: a Ponta da Piedade. Pode lá chegar de carro ou fazendo um passeio de barco.

Carvoeiro

As 6 Terras Mais Bonitas do AlgarveÉ provavelmente a mais bela “aldeia” do Algarve, um lugar pitoresco que conquista todos os visitantes. Tem uma bela praia emoldurada por falésias, ruas que correm entre casas brancas com toques de cor e um famoso passadiço de madeira que lhe permitirá desconectar-se enquanto passeia e aprecia as vistas do mar e das curiosas formações rochosas da zona.
O centro é pequeno, embora esteja rodeado de urbanizações com muitas vilas e apartamentos turísticos, pelo que pode ser outra excelente opção para passar as suas férias.

Albufeira

Terras Mais Bonitas do AlgarvePode não ter o belo centro histórico de Lagos, nem a atmosfera relaxada de Carvoeiro, mas tem uma localização perfeita para explorar o Algarve e um cenário de cortar a respiração. É evidente que Albufeira é outra cidade a incluir numa viagem para o sul de Portugal. Especialmente se procura conforto, se planeia uma viagem com crianças no Algarve (parques aquáticos, praias com águas calmas…) ou se procura uma festa (há ruas cheias de bares, discotecas e até um navio pirata).
E, a cidade está longe de ser feia: pode-se passear pela zona da Marina, onde se encontram o porto e os edifícios mais coloridos, visitar a Igreja de Santa Ana e o Miradouro do Pau da Bandeira.

Silves

o que ver no algarveQuando fizemos as nossas visitas ao Algarve, os nossos anfitriões deixaram uma coisa clara: “tens de visitar Silves”. E assim fizemos, felizmente! Silves é uma parte do Algarve um pouco mais longe da costa e da sua azáfama, e representa um pequeno pedaço de história… De facto, foi capital durante a ocupação árabe e um dos centros culturais mais importantes de Portugal naquela época.
Silves recebe-o de braços abertos, com uma cidade velha decadente mas encantadora, onde um castelo avermelhado domina tudo. O ambiente medieval ainda hoje é palpável e oferece uma vantagem para os apreciadores de comida: aqui come-se bem. Onde? Recomendamos que vá ao restaurante Restaurante O Monchiqueiro 2, onde por 8 euros tem um delicioso menu do dia.

Tavira

o que visitar no algarveCom muita personalidade e um centro histórico salpicado de casas com azulejos, ruas empedradas e esquinas que recordam uma época que já lá vai, Tavira é mais uma paragem a não perder numa rota pelo Algarve, especialmente para passar uma manhã tranquila.
Alguns locais a visitar no centro histórico são: a Igreja de Santa Maria do Castelo, o Castelo de Tavira, a Praça da Republica e a Igreja da Misericórdia. Seria também um pecado perder o Parque Natural da Ria Formosa, onde o rio Gilão corre para o mar, a Ilha de Tavira e a bela Praia do Barril. Vá lá… Tavira não pode faltar neste percurso pelas mais belas terras do Algarve!

Sagres

visitas algarvePassamos de um extremo ao outro, porque Sagres fica situada no ponto mais ocidental de Portugal. Não é um local onde toda a gente vai, mas se o fizerem será quase como uma viagem ao fim do mundo (talvez exageremos um pouco…), mas uma recompensa espera-vos: uma vila tranquila e um ambiente selvagem, em cuja vizinhança se destaca o vizinho Cabo de São Vicente, onde o vento nunca falta… mas também não faltam os pores-do-sol sonhadores.
O nome pode tocar recordar-nos os livros de história por causa da Escola de Sagres, uma sociedade medieval que reunia o melhor da época (com o Infante Dom Henrique, o Navegador à cabeça), embora se ouvirmos “Sagres” a primeira coisa que vem à mente de muita gente seja cerveja.
Esta foi a nossa compilação das mais belas terras do Algarve, mas encorajamo-lo a visitar mais algumas e a decidir quais são as suas favoritas. Ao passarmos um mês no Algarve, pudemos visitar mais alguns… e não podemos esquecer de mencionar Alcantarilha (onde há uma capela cheia de ossos e caveiras) e Olhão (uma cidade cheia de grafite e arte de rua).
2

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...