lezirias

As Lezírias do Ribatejo – às Portas de Lisboa

leziriaTodos aqueles que chegam à cidade de Lisboa, avistam um enorme descampado, com uma beleza inigualável, uma grande biodiversidade envolvente e uma história que remonta a tempos bastante antigos.

Com uma extensão que atinge os 20 mil hectares, e mais de 170 anos de história, tem dentro dos seus limites a maior área de montado de sobro em mancha contínua presente em todo o país, com extensos arrozais, pinhais, olivais, vinhas (que são destacadas pela extracção de néctares premiados com os mais diversos troféus) e, obviamente, a lezíria que lhe deu o nome.
Esta zona, muito devido à beleza e às várias possibilidades que oferece a quem o visita, é bastante procurado por fotógrafos, principalmente fotógrafos de natureza que procuram a sua beleza e a enorme quantidade de fauna e flora exclusivamente desta zona.

Combinando com a enorme presença de património natural, uma biodiversidade que caracteriza a zona como uma das mais importantes de todo o país, existe ainda um vasto património histórico bastante importante, muito dele construído nos anos 70, como o palácio do Infantado ou o fortim de S. João Baptista de Belmonte, do séc. XIII, de máquinas e utensílios agrícolas, com história e nomes de lugares.

Nos dias de hoje já existe uma forte possibilidade de conhecer toda a zona, através das várias empresas que fazem passeios pela zona, com direito a um guia turístico, bastante prestável e conhecedor de toda a história da zona, dando-lhe assim a possibilidade de conhecer todos os pormenores durante um dia de passeio, ficando assim a conhecer uma das zonas mais bonitas de toda a região lisboeta, e ainda do país.

Se é apreciador de natureza no seu estado natural, uma beleza fora do comum e ainda a probabilidade de respirar o ar mais puro de todo o país, então a zona das Lezírias, bem às portas da cidade de Lisboa, é sem dúvida um dos locais que deve estar no topo da sua lista.

2 Comentários

  1. Miguel Monteiro
    10 de Outubro de 2012
  2. umolharviajante
    13 de Abril de 2011

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...