bibliotecas

As mais belas bibliotecas do mundo

Embora possam não estar entre as atracções turísticas mais frequentadas, a verdade é que um pouco por todo o mundo podemos encontrar bibliotecas que merecem uma visita. Referimo-nos a esses espaços de estudo e reflexão que nos permitem viajar pelos séculos e conhecer todo o tipo de histórias rodeados por uma beleza imensa.

Trata-se de lugares que todos deveríamos visitar pelo menos uma vez na vida, mas infelizmente isso é algo que não está ao alcance de qualquer pessoa, pelo que hoje decidimos dar a conhecer algumas das mais belas bibliotecas do planeta. Vem connosco?

Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

bibliotecasE que tal começarmos este percurso por uma das bibliotecas mais bonitas de Portugal e do mundo? Vamos conhecer a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, que se pode gabar de ter um dos patrimónios bibliográficos mais valiosos de todo o mundo. A Biblioteca Geral da universidade de Coimbra foi fundado no século XIII pelo rei D. Dinis, tem dois edifícios, um dos quais já foi declarado Monumento Nacional devido à sua riqueza arquitectónica e decorativa. Referimo-nos à Biblioteca Joanina.

Biblioteca da Universidade de Salamanca

bibliotecasAqui ao lado em Espanha podemos destacar também a biblioteca da Universidade de Salamanca, a qual é a biblioteca universitária mais antiga da Europa (foi construída no século XIII). Tem o acesso limitado, pelo que nem todas as pessoas podem visitá-la. Aqui podemos encontrar algumas primeiras edições de obra de autores como Quevedo ou Cervantes. Para além disso é preciso não esquecer que é um belo exemplo de arquitectura renascentista.

Biblioteca George Peabody

bibliotecasOutra biblioteca que não pode faltar nesta lista é a de George Peabody, construída em finais do século XIX em Baltimore, nos Estados Unidos. Hoje em dia pertence à Universidade John Hopkins, embora tenha sido fundada graças à iniciativa do filantropo George Peabody. A colecção principal conta com 300.000 livros, embora o que mais chame a atenção seja a sua decoração requintada.

Biblioteca do Trinity College

bibliotecasTambém não nos podíamos esquecer da Biblioteca do Trinity College de Dublin, que é a universidade mais antiga da Irlanda. Possui a maior colecção de livros e manuscritos de todo o país. Com efeito, desde o ano de 1801 que recebe uma cópia de todas as obras publicadas em toda a Grã-Bretanha. Para além das belas estantes repletas de livros, chama a atenção a vitrina que guarda a arpa mais antiga da Irlanda, e o Livro de Kells, que contém um texto dos quatro evangelhos escrito em latim com uma ornamentada caligrafia, supostamente escritos em inícios do século IX.

Biblioteca do Mosteiro Beneditino de Admont

bibliotecasTambém queremos falar sobre Biblioteca do Mosteiro de Admont, na Áustria, a qual é a biblioteca monástica maior do mundo. Para além dos seus mais de 200.000 volumes, há que destacar a beleza das sete cúpulas decoradas com frescos pintados por Bartolomeo Altomonte.

Biblioteca de Estugarda

bibliotecasQueremos terminar a falar sobre uma biblioteca muito mais moderna do que as anteriores, mas também igualmente bela. Referimo-nos à Biblioteca de Estugarda. Enquanto o seu exterior foi desenhado como um castelo como forma de simbolizar a protecção do conhecimento, no interior os livros brilham graças à luz natural e à cor branca que ocupa praticamente todo o espaço.

Sabemos que foram deixadas de fora muitas outras bibliotecas de grande beleza, mas hoje já não nos podemos estender mais. Por essa razão, fique à vontade para nos deixar o seu comentário sobre outras belas bibliotecas que conheça.

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...