As praias de Setúbal e o estuário do Rio Sado

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Portinho da ArrábidaSetúbal é uma importante cidade e porto marítimo que dista 32 quilómetros de Lisboa. É uma cidade moderna que mistura de forma singular os encantos urbanos e rurais no estuário do rio Sado junto à Serra da Arrábida.

Setúbal faz parte do exclusivo “Clube das Baías Mais Belas do Mundo”. Tem uma orla marítima com uma enorme riqueza piscícola e excelentes praias que tornam possível a prática de desportos náuticos como a canoagem, vela, windsurf, esqui aquático, pesca desportiva e mergulho. Ao longo desta península ficam praias bem conhecida como a Praia de Tróia, a Praia da Galé ou a Praia da Comporta.

À beira mar, além das suas incríveis zonas de praia, entre Setúbal e Sesimbra, estende-se o Parque Natural da Arrábida, onde somos surpreendidos por uma enorme riqueza vegetal, como por exemplo, alguns raros exemplares de maquis mediterrânico em Portugal, cuja conservação foi uma das razões que deu origem ao Parque.

Dentro do Parque Natural da Arrábida encontra-se Azeitão que abarca outras pequenas povoações, entre as quais Vila Fresca e Vila Nogueira, local eleito como residência de verão para muitas famílias da antiga nobreza.

Outro tesouro natural de Setúbal é a Reserva Natural do Estuário do Rio Sado, rio que nasce uns 180 quilómetros a sudeste, nas planuras alentejanas próximo de Beja. O seu estuário começa a formar-se próximo de Alcácer do Sal e vai-se formando uma zona húmida e fértil em arrozais, povoado por cegonhas brancas e golfinhos que se podem ver a nadar livremente nas aguas do Rio Sado.

No entanto, são as praias a grande atracção de Setúbal. Banhadas por aguas azuis e cristalinas formando uma paisagem deslumbrante e majestosa.

A Praia do Portinho da Arrábida é uma das praias mais belas, com a agua e a areia fina contrastando com a austeridade da Serra da Arrábida que aqui se começa a formar.

Também aqui encontramos a Praia de Galapos, uma faixa de areia dourada entre a Arrábida e um mar magnífico, azul e calmo.

Na Praia da Figueirinha encontramos uma zona de mar calmo e uma envolvente paisagem natural, onde, com maré baixa, se forma um longo banco de areia a que acorrem imensos visitantes.

As setubalenses garantem que quem visita esta zona fica enamorado por ela e deve ser verdade, porque além das suas belas praias, o seu famoso festival internacional de cinema e da sua gastronomia saborosa, Setúbal continua a ser um lugar calmo e sossegado, ideal para fazer férias em qualquer época do ano.

Foto: Moranguita no Flickr

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...