bairros do porto

Bairros do Porto: dos mais turísticos aos menos conhecidos

Conheça as zonas turísticas mais importantes do Porto, organize a sua viagem sabendo melhor o que vai encontrar em cada uma delas e descubra também onde dormir no Porto e no bairro onde mais gostaria de reservar o seu alojamento.
A cidade do Porto é relativamente pequena, mas nem todos os bairros são iguais, alguns retêm apenas a fachada do passado, outros ainda são habitados por famílias locais que passaram décadas na mesma rua.
bairros do porto

Os bairros mais centrais do Porto

A Ribeira

Esta é a típica zona de postais do Porto, nas margens do Douro. É aqui na Ribeira que se encontram as casas coloridas nas margens do rio, o passeio com terraços, a Ponte Don Luis I e as vistas mais encantadoras desta cidade. É uma parte antiga do Porto com becos estreitos onde se perde, onde não há falta de cafés e restaurantes.
É também aqui que se pode entrar nos barcos que o levam numa viagem ao longo do Douro. Pode ser um bom local para ficar.

Miragaia

Junto à Ribeira, para onde o rio corre para o mar, encontra-se a zona do Porto conhecida como Miragaia.
Pode fazer uma agradável caminhada ao longo do rio, parando em alguns locais de interesse como o parque temático do Museu Mundo dos Descobrimentos, o Museu do Vinho do Porto e o edifício da Alfândega do Porto, onde são realizados eventos e exposições temporárias.
Nesta área encontrará também o Palácio de Cristal (a subir) e outros locais de interesse.

Baixa – Centro

Este é o coração do Porto. Os portugueses chamam-lhe Baixa, e é a zona compreendida pelas ruas que rodeiam a Avenida dos Aliados e a Praça da Liberdade. Embora não se trate de um bairro, mas sim de uma área composta por um pedaço de vários bairros, acrescentamo-lo a esta lista.
Algumas das ruas mais famosas do Porto como a Rua das Galerias de Paris, Rua de Cedofeita e Miguel Bombarda situam-se nesta zona.

Este é a zona mais antiga do Porto e onde a cidade nasceu.
A Sé Catedral do Porto é a joia da coroa no topo do monte. A partir daqui tem uma das melhores vistas sobre a cidade. Recomendado para caminhar, comer, tirar fotografias e ouvir o fado.

Cordoaria

Praça em redor do Campo dos Mártires da Pátria, também conhecido como Jardim da cordoaria. Esta zona do Porto também pode ser considerada o centro da cidade.
A Praça da Liberdade, a Estação São Bento e os jardins do Palácio de Cristal estão a uma curta distância a pé. Esta zona situa-se no meio entre os bairros de Cedofeita e Miragaia.
Aqui fica ainda a Torre Clérigos.

Cedofeita

Uma área que tem vindo a ganhar importância, a que os habitantes locais chamam Bairro das artes, é a área localizada entre a Avenida dos Aliados e os jardins do Palácio de Cristal.
Este bairro está cheio de galerias, cafés, lojas e outros lugares com atividades interessantes para turistas e habitantes locais. Recomendado!

Outras zonas próximas

Foz do Douro

Praias e restaurantes, duas coisas que fazem sobressair esta zona do Porto.
É uma zona residencial mais cara do que as anteriores e as suas vistas sobre o rio e o mar são um privilégio.
Um bom lugar para passear junto ao mar quando o tempo está bom, para se sentar e beber um café nos seus terraços ou para comer num dos seus bons restaurantes.

Matosinhos

A parte central é a mais pitoresca e interessante, embora haja outros lugares dentro do distrito do Porto que merecem uma visita.
Matosinhos é um bom exemplo disso, com as suas praias e o Parque da Cidade.

Vila Nova de Gaia

Quando se está na Ribeira e se olha para o outro lado do rio, é provável que se pense que esse lado ainda é o Porto. Está dentro do distrito do Porto, mas nesse lado do rio fica a cidade de Vila Nova de Gaia. É aqui que se encontram as caves do vinho do Porto.
O concelho de Gaia tem muitas e boas praias que merecem uma visita.

Em que zona do Porto ficar

Veja onde ficar no Porto para ter uma ideia mais clara do que se procura na cidade.
Encontrará também neste blogue coisas para ver e fazer no Porto, onde fazer compras, que excursões fazer, hotéis, e muito mais.
Se chegar atrasado, pode dar uma vista de olhos no nosso website do aeroporto para descobrir a melhor maneira de chegar ao seu bairro a altas horas da noite.
4

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...