braga

Braga: o Santuário do Bom Jesus

santuário do bom jesusNo património cultural português são muitos os exemplos de obras dedicadas a professar a fé. Certamente que todos conhecem locais de peregrinação ou de profissão de fé como o Convento da Batalha, o Convento de Cristo em Tomar, Fátima e outros, nos quais podemos realizar visitas muito interessantes, não só do ponto de vista da fé mas também pelo valor arquitectónico das construções e pelo empenho decorativo empregue pelos construtores destas grandes obras.

Um dos locais que também merecem uma visita é o Santuário do Bom Jesus, na cidade dos Arcebispos: Braga.

Localizado a escassos 5 quilómetros do centro da cidade, o Bom Jesus é um centro de peregrinação não tão conhecido e frequentado como Fátima, mas que devido à sua localização é um regalo nas vistas que proporciona da cidade e da região.

Este passeio exige alguma preparação física para conseguir subir a escadaria até ao santuário, mas no final vale a pena a recompensa.

Podemos usar ainda o funicular, que tem características que o tornam único, pois trata-se do funicular por contrapeso de água mais velho do mundo e está em perfeito estado de funcionamento.

Uma vez no santuário, os jardins são o preludio da visita à igreja do Bom Jesus, com a sua natureza barroca marcada pela forma ziguezagueante das suas escadas, que influenciou muitos outros lugares em Portugal (como Lamego), e no Brasil, como o Santuário de Congonhas.

O Santuário está aberto ao publico gratuitamente todos os dias entra as 07h30 e as 20h00. A viagem no funicular custa 1 euro e inicia-se no sopé do monte, no local onde chega o autocarro vindo de Braga (também existe parqueamento gratuito).

Se tiver com vontade de fazer o “caminho oficial” deverá subir as escadas que têm uma organização própria, nomeadamente:

No primeiro lance estão as capelas dedicadas à Via Sacra, com esculturas que descrevem a Paixão de Cristo. Na continuação no segundo lanço, está dedicado aos cinco sentidos, cada um representado por uma fonte, para purificar o espírito. No final chega-se ao templo no cimo da colina.

Após a visita à igreja, desfrute das vistas do miradouro. Pode-se ver o rio Minho e a cidade de Braga aos nossos pés.

Imagem por Aires Almeida no Flickr

Booking.com

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...