bragança

Bragança – A Capital de Trás-os-Montes

bragançaOutrora, intitulada de Brigantina, a cidade de Bragança é mais uma preciosidade de Portugal.
Por entre Trás-os-Montes, ergue-se uma cidade que possui um encanto histórico, paisagístico e gastronómico, que delicia qualquer português.
O tradicionalismo e a hospitalidade definem os brigantinos e todas as suas ruas e ruelas, muralhas e cercadas, presenteiam o visitante, da melhor forma possível.
Localizada num enquadramento paisagístico invejável, a Cidade de Bragança, destaca-se pela sua presença no Parque Natural de Montesinho. Criado em 1979, o Parque Natural de Montesinho, é a caracterização perfeita e harmoniosa entre o Homem e o Ambiente. Ideal para o trekking, esta região possui uma variedade valiosa de fauna e flora.
A Cidadela é considerada um dos núcleos muralhados mais bem preservados de todo o país. É caracterizada pela sua preservação ao longo dos tempos e é no interior destas muralhas que respiram história, que se situam alguns dos ex-libris da cidade, o imponente Castelo, a famosa e singular Domus Municipalis e o ilustre Pelourinho Gótico.
Inicialmente um convento de clarissas, a Sé Catedral de Bragança, ainda fora um colégio, entregue à companhia de Jesus. Na Sé Catedral de Bragança, destaca-se um portal renascentista com elementos barrocos, o claustro e ainda a sacristia, datados do século XVII.
O Museu Militar de Bragança, remonta-nos à I Guerra Mundial e as peças expostas no museu, foram na sua grande parte, doadas pelos próprios habitantes, que combateram nessa mesma Guerra. Um museu que fortalece a familiar história brigantina.
E porque não basta ver e sentir, convidamo-lo a saborear as míticas e indescritíveis iguarias que Bragança possui, no seu vasto e precioso património gastronómico.
Com base numa gastronomia transmontana, a região é essencialmente conhecida pelos seus enchidos regionais. Desde o fumeiro às divinas alheiras, desde o salpicão ao butelo, o viajante é obrigado a saborear estas inigualáveis iguarias.
Aconselhamos um lugar que certamente irá encantá-lo pela sua típica e encantadora apresentação, A Tasquinha. Localizada na Travessa do Hospital Velho, a Tasquinha é o lugar ideal para descontrair e degustar os mais variados petiscos. Entre e peça pelos famosos e míticos Pinchos. Saboreie a lendária e tão única Charabanada, uma bebida que mistura os mais variados sabores portugueses e que é servida de uma forma bastante tradicional. Um lugar que o fará apaixonar-se por esta gastronomia, sem igual.
Salientamos ainda a tradicional Posta Mirandesa, que poderá ser saboreada no Restaurante O Abel, assim como também no Restaurante Careto.
Se procura requinte, o Restaurante O Geadas, oferece uma gastronomia típica e requintada, onde a gastronomia transmontana é o seu verdadeiro destaque.
Inclua este pedaço de História na sua viagem. Venha abraçar esta tradição por entre Trás-os-Montes.
2

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...