cabo da roca

Cabo da Roca, onde a terra se acaba e o mar começa

cabo da roca“Onde a terra se acaba e o mar começa”. Assim foi definido por Luís de Camões nos Lusíadas (canto III) o Cabo da Roca, o lugar que vamos visitar hoje. Situado no final da Serra de Sintra, a cerca de 18 km de Sintra, o Cabo da Roca oferece uma vista de tirar o fôlego sobre o Oceano Atlântico e sobre o Parque Natural Sintra-Cascais, com as suas falésias a superar os 100 metros de altura.

Se olharmos para um mapa da Península Ibérica e virmos nele um rosto, o nariz ficaria acima de Lisboa e a ponta do mesmo seria o Cabo da Roca. Situado a apenas cerca de 40 quilómetros de Lisboa, este é nada mais, nada menos do que o ponto mais ocidental de Portugal, da Europa e da grande massa de terra formada pelos continentes europeu e asiático.

O Cabo da Roca é um dos lugares mágicos de Portugal, da Europa e do Mundo, pois ali se concentra todo o espírito que levou os Portugueses a lançarem-se à descoberta de novos mundos: o início do mar. Se lá formos podemos olhar para a imensidão do oceano, mas também podemos olhar para o ponto mais ocidental da Europa de outra forma: virarmo-nos de costas para o mar e imaginar a imensidão de terra que ali começa e que vai até ao estreito de Bering. São 12.000 quilómetros de terra até ao cabo de Dezhnev na Sibéria, o ponto mais oriental do continente Euro-asiático!

Os Romanos chamavam-lhe “Promontorium Rocca”, isto é, Promontório da Roca. Para eles o Cabo da Roca era a ponta mais avançada do seu vasto Império, que nascia nas margens dos rios Tigre e Eufrates e terminava no promontório Magno. Plínio, cientista e historiador romano, refere-o como um local onde os lusitanos iam, em romagem, adorar a Lua que eles designavam “Cintya”. Pensa-se que foi desta designação que se formou o nome da actual vila de Sintra, a “Cintya” do passado.

É quase obrigatório tirar uma foto junto ao monumento que indica as coordenadas. Também é possível adquirir no posto de turismo uma espécie de diploma que atesta que ali estivemos.

cabo rocaComo chegar ao Cabo da Roca

Para ir até ao Cabo da Roca vindo de Lisboa, deve apanhar a A5 até ao fim e depois seguir pela Nacional 9-1 em direcção a Sintra durante 9 quilómetros, até encontrar um corte à esquerda que indica Cabo da Roca. Saindo de Belém, pode também fazer uma viagem mais agradável pela costa do Estoril/Cascais pela Nacional 6. À saída de Cascais já encontra sinalização para o Cabo da Roca / Sintra. A partir de Sintra siga as placas para o Cabo da Roca por 13 quilómetros, depois corte à direita.

Booking.com

Um comentário

  1. Paulo Silva
    17 de Fevereiro de 2016

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...