Desta vez andámos pelo Caminho das Aldeias da Lousã. A serra da Lousã, com cerca de 1200 m de altitude, é uma das formações montanhosas mais importantes de Portugal. Situa-se a sudeste de Coimbra e caracteriza-se por apresentar um relevo ondulado, próprio dos substratos de xisto e vales muito profundos, quase inacessíveis.
A serra apresenta, ainda, espaços naturais pouco sujeitos a agressões e intervenção humana e aldeias (integradas na rede Aldeias do Xisto) que nos fazem recuar para um tempo onde o homem estava completamente ligado à natureza.
Os bosques de carvalho-alvarinho e castanheiro e os cursos de água límpida com a sua vegetação ripícola são autênticas relíquias naturais. Os matos de altitude e as clareiras com vegetação herbácea apresentam uma elevada biodiversidade, proporcionando momentos de observação da natureza ímpares.
O passeio teve início junto ao mítico Castelo de Arouce. Descemos até à piscina fluvial que se encontra ali perto e subimos ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade. A partir do Santuário seguimos pelo trilho, que em tempos não muito distantes, era a única ligação das aldeias serranas à vila da Lousã. Passámos pela aldeia do Talasnal, onde tivemos a oportunidade de provar os deliciosos Retalhinhos e degustar licores caseiros. De seguida passámos pelo Casal Novo, onde mais uma vez, tivemos a oportunidade de admirar as belas construções de xisto.
O passeio terminou no local onde foi iniciado e onde, tal como no início, nos deliciamos com um magnífico chá.
Este passeio faz parte do programa Passeios Pedestres Interpretativos nas Aldeias do Xisto – Verão 2011. Neste Verão venha descobrir a natureza, conhecer aldeias e mergulhar nas águas límpidas das praias fluviais do interior do país.
18 de Setembro – Caminho da Foz do Cobrão (Vila Velha de Ródão)
Mais informação em www.caminhoscomvida.com