Quem tem a sorte de viajar pela Europa sabe que não é fácil escrever um artigo sobre as 10 capitais europeias mais fascinantes sem se sentir um pouco mal. Porquê? Porque é preciso sacrificar outras cidades que podiam facilmente entrar nesta lista. No entanto é preciso fazer escolhas e assim escolhi as que na minha humilde opinião são as mais fascinantes.
Mas como os comentários estão abertos a todos, terei todo o prazer em ler as vossas opiniões sobre este tema, pelo que convido-os a sugerir outras capitais que na vossa opinião deviam estar nesta lista.
Paris
Também pode conhecer o Museu do Louvre, desfrutar do ambiente em bairros tão pitoresco como Montmartre ou percorrer uma parte da cidade num passeio de barco pelo rio Sena com partida da emblemática catedral de Notre Dame.
Londres
O Big Ben, o London Eye, a Torre de Londres, o Museu Britânico, o Palácio de Buckingham são apenas algumas das atracções londrinas.
Até pode fugir um pouco da confusão e conhecer um parque tão bonito como Hyde Park, onde fazer um piquenique é tão obrigatório como dar de comer aos esquilos com que irá cruzar pelo caminho.
Roma
Como sabemos, o ponto forte de Roma é o Coliseu, um antigo estádio romano de gladiadores muito bem conservado. Também vale a pena ver a Fontana di Trevi, a basílica de São Pedro, o Fórum Romano, o Panteão de Agripa, a Capela Sistina, os Museus do Vaticano, etc.
Lisboa
A gastronomia é sempre um ponto forte, sobretudo para quem gosta de comer peixe. Outro ponto positivo é a amabilidade dos lisboetas que fazem todos os visitantes sentir-se em casa durante a sua estadia na cidade.
Não se esqueça também de visitar o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém ou a Praça do Rossio, entre muitos outros pontos de interesse que pode descobrir em vários artigos que já aqui publicámos.
Madrid
A capital de Espanha tem muito para descobrir, principalmente quando a visitamos calmamente e saboreamos a comida servida em alguns bares e restaurantes mais emblemáticos.
Edimburgo
A principal atracção é o Castelo de Edimburgo e para chegar ali é preciso percorrer a bela Royal Mile, uma rua em calçada que reúne toda a essência do Reino Unido. Para além disso, recomendo fazer algum dos tours nocturnos que saem dali, uma vez que assim irá descobrir segredos e lendas que farão a sua imaginação voar.
Viena
O edifício da câmara municipal da capital austríaca é majestoso. Aproveite ainda para visitar o Prater, um parque de atracções com uma roda gigante muito antiga que tem umas vistas espectaculares sobre a cidade.
Praga
Há pontes emblemáticas, como a Ponte Carlos e praças tão belas como a da Cidade Velha. A Catedral de São Vito, o Relógio Astronómico ou a Igreja de São Nicolau são outros lugares que são de visita obrigatória na capital checa.
Istambul
A sua posição privilegiada e a sua beleza permitiram-lhe ser capital de três impérios bem conhecidos: romano, bizantino e otomano.
É uma das cidades mais visitadas do mundo, o que é normal sabendo que podemos visitar lugares tão emblemáticos como a Mesquita Azul, o Palácio Topkapi ou a Catedral de Santa Sofia.
Berlim
Não pode deixar de visitar a Porta de Brandeburgo, sem dúvida o monumento mais famoso da cidade, bem como o Muro de Berlim, a Alexanderplatz, o Museu de Pérgamo, a catedral de Berlim, o parque Tiergarten ou o monumento ao Holocausto.
Berlim é uma cidade com imensa historia tanto em termos de museus como fazendo uma visita a pé, pelos que se recomenda estarmos minimamente informado para sabermos o que estamos a ver em cada momento.