castelo de almourol

Castelo de Almourol

castelo de almourolÉ no denso Ribatejo, em Tancos, que encontramos o Castelo de Almourol, de aspecto tão singular. Situado numa diminuta ilha escarpada que era já ocupada na época romana, é classificado como Monumento Nacional.
Curiosamente só mede 18 metros de altura mas ocupa uns amigáveis 310 metros de comprimento por 75 de largura. Um monumento quase irreal  erguendo-se nas águas do rio Tejo, encontra nas suas fortificações características tipicamente templárias, o que indica um passado cheio de lendas e uma aura de mistério.
Este património cultural, símbolo da reconquista, funde-se com a natureza, oferecendo ao visitante uma atractiva paisagem com um contraste da austera fortificação com os selvagens tufos de vegetação que vão crescendo e a quietude das águas do rio. Quer seja ao amanhecer, quer seja ao pôr do sol, captam-se belas recordações fotográficas.
A exótica visita começa na travessia de barco para o castelo a um preço extremamente acessível. Ao passar pela porta principal a aura de mistério aumenta e não é difícil reportarmo-nos para o tempo das batalhas sangrentas e dos tesouros escondidos.
A sua estrutura peculiar constitui uma inovação arquitectónica para aquela altura: muralhas altas protegidas por nove torres circulares e uma importante e intrigante torre de menagem com três pisos e a cruz patesca (adoptada pelos templários).
Como o seu terreno se demonstrou particularmente irregular a solução foi construí-lo em dois pisos.
Observe também a porta da traição e os vestígios de um poço.
Infelizmente este castelo perdeu a sua fisionomia medieval devido ás agressões que já passou mas quem o visita fica sempre subjugado aos ledos encantos da paisagem e da sua história.
2

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...