erbil

As cidades mais antigas do mundo

cidades mais antigas do mundoNão há certezas absolutas sobre as origens de algumas das cidades mais antigas do mundo. Por essa razão a lista que vamos ver de seguida não está por ordem cronológica pois existem algumas discrepâncias sobre alguns destes lugares.

Apesar de tudo, são cidades com muita história e tradição e que merecem estar nesta lista.

Quer saber quais são as cidades mais antigas do mundo?

 

Damasco

damascoÉ a cidade que aparece em todas as listas como sendo a cidade mais antiga do mundo. Dizem que é habitada desde o ano de 9000 a.C. Apesar disso, parece que a data “oficial” da sua fundação como cidade será por volta do ano 2000 a.C.

Por ali passaram muitos povos, como por exemplo romanos, arameus, bizantinos ou árabes.

 

Jericó

jericoPara alguns é a segunda cidade mais antiga do mundo, embora as últimas descobertas arqueológicas encontradas neste local dos territórios palestinos confirmem vestígios de edificações com mais de 10.000 anos, o que catapulta esta cidade para a primeira posição.

Aqui foram encontradas tigelas, pontas de flecha e diversas figuras que ajudaram a estudar a revolução neolítica.

 

Plovdiv

PlovdivEsta cidade búlgara é mais antiga do que Atenas ou Roma, com uma história atrás de si com mais de 6.000 anos. É uma das cidades mais antigas da Europa.

Aqui podemos visitar lugares de interesse turístico como museus, um teatro romano ou as mesquitas de Dzhumaya e Imaret.

 

Kirkuk

kirkukLocalizada entre o Iraque curdo e árabe, esta cidade foi habitada por vários povos diferentes, como por exemplo árabes ou babilónios.

Foi construída sobre as ruinas da cidadela de Kirkuk, onde antes ficava Arrapḫa.

 

Tiro

tiroEsta cidade fica no sul do Líbano. Parece que esta cidade terá cerca de 6.000 anos de antiguidade.

Foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO no ano de 1984, graças aos restos arqueológicos provenientes de diferentes civilizações que ali foram sendo encontrados ao longo dos anos.

Há a destacar, por exemplo, o arco do triunfo ou a escavação de al-Mina, entre outros pontos de interesse.

 

Pequim

pequimParece haver algum consenso sobre o ano de 10.000 a.C. ter sido o da fundação desta cidade chinesa, embora não tivesse tamanho suficiente para lhe dar a categoria de cidade.

O governo chinês data oficialmente o nascimento de Pequim no ano de 1045 a.C.

 

Cádis

cadisCádis foi fundada pelos Fenícios por volta do ano de 1.100 a.C. Será provavelmente a urbe mais antiga da península ibérica. Por aqui passaram diversos povos ao longo dos séculos.

 

Varanasi

varanasiEsta cidade fica situada nas margens do rio Ganges. É a cidade mais antiga da Índia e as descobertas arqueológicas permitem datar os primeiros vestígios de ocupação humana por volta do século 20 a. C.

Também é conhecida como Benares (e localmente como Kashi). É uma das sete cidades sagradas do hinduísmo, do budismo e do jainismo.

 

Erbil

erbilOutra cidade iraquiana de que se sabe ter vestígios de ocupação humana desde 5.000 antes de Cristo, embora o seu nascimento como cidade seja datado no ano de 2300 a.C.

É a principal cidade do Curdistão e a UNESCO considera ter tido ocupada por vários povos há mais de 8.000 anos.

 

Beirute

beiruteDurante as escavações realizadas nesta cidade foram encontrados vestígios que permitem datar o nascimento desta cidade por volta do ano de 3000 a.C.

Por aqui passaram várias civilizações. Infelizmente é uma cidade que vive quase permanentemente afectada pelo terrorismo e pela guerra.

1

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...