seguro de viagem

Coberturas básicas de um seguro de viagem

seguro de viagemJá começou a planear as suas férias de verão? Pois para além da escolha do destino e de pensar no que vai levar na mala, deverá decidir se quer ou não contratar um seguro de viagem que o poderá proteger de qualquer eventualidade. Muitas vezes já vem incluído nos pacotes de viagem, mas por vezes é preciso fazer um seguro de viagem à parte. Na minha opinião será de bom senso contratar o seguro de viagem, embora não seja obrigatório, já que são muitos os problemas que podem surgir quando estamos longe de casa: perda de bagagem, doença, atraso ou cancelamento de voos, etc.

Como já referi, há muitas agências de viagem que oferecem o seguro, mas pode recorrer a qualquer companhia de seguros para escolher as coberturas que lhe sejam mais convenientes. O que hoje queremos fazer é dar alguma informação sobre as coberturas básicas de um seguro de viagem ou que este deveria ter. Vai ver que será algo muito útil quando estiver a organizar as suas férias!

 

Depende do tipo de viagem

A primeira coisa que deve saber é que quando compra um pacote de viagem combinado (com voos, alojamento e deslocações), normalmente o seguro de viagem já vem incluído, pelo que não deve pagar nenhum custo adicional. Com efeito, as agências de viagem são obrigadas a oferecer este serviço. No entanto, este tipo de seguro apenas oferece as coberturas mínimas. Assim e dependendo do destino escolhido ou do tipo de férias estiver a planear, talvez seja melhor contratar um seguro adicional que inclua mais coberturas.

seguros de viagem

Assistência médica

Como referimos de início, o que hoje vamos fazer é explicar quais os tipos de coberturas que este tipo de seguro tem. Desta forma pode saber se será do seu interesse contratar outro tipo de seguro. Uma das coberturas garantidas devem ser os cuidados médicos durante a viagem, embora nem todas as apólices sejam iguais. Apenas algumas incluem todos os gastos (hospitalização, intervenções cirúrgicas, despesas de internamento, medicamentos, etc.).

 

Problemas com os voos

Felizmente que este tipo de seguro inclui diferentes problemas que podem suceder com os voos. Por exemplo, costumam garantir indemnizações no caso de atraso superior a 6 horas nas saídas. Por outro lado, também pode haver uma compensação monetária quando acontecem situações de overbooking num avião, para além garantirem alojamento até haver um novo voo, transferências e refeições. E no caso do cancelamento da viagem por problemas relacionados com a companhia ou técnicos, também pode reclamar o reembolso dos gastos relativos à estadia forçada, para além de uma indemnização, dependendo do bilhete que tiver adquirido. Naturalmente que as indemnizações dependem do preço do bilhete. Para além disso, este tipo de seguro inclui a localização e o envio das bagagens até ao local de residência ou até ao destino da viagem.

 

No caso de falecimento

Embora ninguém goste de falar sobre esta última cobertura, os seguros de viagem básicos costumam incluir o transporte ou repatriamento no caso de falecimento do viajante. Para além disso, algumas apólices também incluem a deslocação de um familiar ou amigo que viva no local de residência do falecido para que possa acompanhar o corpo.

 

Conselhos finais

O que aconselho é que leia muito bem os termos da apólice de seguro para ver o que está incluído. Para viagens na Europa recomenda-se uma cobertura médica com valores entre os 3.000 e os 6.000 euros. Se viajar para os Estados Unidos este valor deve ser entre os 18.000 e os 50.000 euros. Por outro lado, também se recomenda fazer um seguro de cancelamento para não perder o dinheiro da viagem no caso de não poder viajar. E se a sua viagem for desportiva ou de aventura, o melhor será contratar um seguro especial que inclua outras coberturas mais específicas, como por exemplo gastos de socorro e resgate.

Sem comentários

Deixar um comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...