Combinação de fotos actuais e antigas de Paris

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

ParisParis é sem dúvida alguma uma das cidades mais belas e icónicas de todo o mundo. Muitas vezes chamada de Cidade do Amor ou Cidade Luz, a capital francesa oferece ao turista uma imensidão de lugares fascinantes, muitos dos quais aparecem frequentemente em séries, filmes e anúncios. Infelizmente, nos últimos tempos também tem sido notícia por culpa do terrorismo. Apesar de tudo, queremos deixar de lado este trágico tema para vermos umas imagens que descobrimos recentemente e que merecem a pena serem conhecidas por todos.

Estamos a falar de umas imagens da autoria do fotógrafo Julien Knez bastante interessantes, criadas a partir de fotos antigas e inseridas noutras tiradas por ele próprio. O processo até é relativamente simples, Julien Knez recolheu diversas fotos tiradas entre 1871 e 1968 e depois fotografou o mesmo lugar na mesma perspectiva. Estas imagens estão incluídas no livro “Paris. Fenêtres sur l’Historie”, publicado pela Parigramme. Graças a estas fotos, o espectador contemporâneo mais curioso pode ter uma ideia sobre a evolução de Paris desde então. Gostaria de descobrir estas imagens? Então veja o resto deste artigo.

 

Torre Eiffel

Torre EiffelComo não podia deixar de ser, a Torre Eiffel, o lugar mais emblemático de Paris, está presente neste novo livro de Julien Knez. A foto que pode ver acima foi tirada em 1910, e, como podemos ver, a zona pouco mudou desde então: agora as pessoas não andam com chapéus-de-chuva para se abrigarem do sol, existem passeios para peões, os carros e as bicicletas abundam na zona… O que não muda são as pessoas a passear em volta da torre.

 

 

O Rio Sena e a Catedral de Notre Dame

rio senaNesta fotografia podemos observar o Rio Sena com a Catedral de Notre Dame ao fundo. Apesar de a imagem ter sido tirada em 1930, o lugar não mudou assim muito nas últimas décadas. O que podou foram os costumes. Por exemplo, já não é habitual ver crianças a tomar banho e a divertir-se nas margens do rio.

 

Moulin Rouge

moulin rougeOuro lugar emblemático de Paris que não podia faltar no livro de Julien Knez é o Moulin Rouge, um cabaret construído em 1889. Esta foto corresponde ao ano de 1900, quando a zona ainda não tinha sido devastada pelo incêndio de 1915. Hoje em dia ainda continua a funcionar e é dos lugares mais conhecidos de Paris.

 

Grande Palácio de Paris

gran palaisUm das fotografias surpreendentes foi a tirada no Grande Palácio de Paris em 1944, em plena Segunda Guerra Mundial. Com efeito, na imagem antiga podemos ver militares protegidos por uma trincheira, enquanto na actual os turistas passeiam em volta do palácio.

 

Place de l’Opéra

paris turismoUm lugar que surge diversas vezes no livro é a Place de l’Opéra. A imagem que podemos ver sobre estas linhas foi tirada em 1900, e, como podemos ver, a diferença maior entre ambas à primeira vista, foi que um século depois as carruagens foram substituídas por carros.

 

Arco do Triunfo

arco do triunfoPor último, vamos falar sobre a foto do Arco do Triunfo tirada em 1909. O que mais surpreende não é a construção em si, que se mantém igual, mas os eléctricos de dois pisos que circulavam pela avenida Friedland. De seguida vamos deixá-lo com a nossa galeria, onde pode encontrar mais fotos que aparecem no livro de Julien Knez e que pode adquirir na Amazon.

turismo em paris

hotel paris

jardins paris

printemps

metro de paris

opera paris

place vendome

ruas de paris

paris

Fotos: Julien Knez

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...