pratos tipicos portugueses de peixe

10 Comidas Típicas de Portugal Que Tem de Experimentar

Viajar para Portugal significa também descobrir muita comida deliciosa, e que tem mesmo de experimentar provar pelo menos uma vez na vida.
Entre o famoso bacalhau e os pastéis de nata há dezenas de sabores e combinações que pode saborear nos restaurantes portugueses.
Estas são as nossas sugestões para 10 comidas típicas de Portugal que tem mesmo de experimentar.
comida típica de portugal

Pastéis de bacalhau

Há quem diga que existem mais receitas com bacalhau do que dias no ano. O bacalhau pode é um dos ingredientes omnipresentes em muitos pratos.
Um dos pratos mais conhecidos são os pastéis de bacalhau, dourados e crocantes por fora, mas saborosos por dentro. Os croquetes são o aperitivo ideal que comer em qualquer época do ano.
comidas típicas de Portugal

Bacalhau à Brás

Neste caso, o bacalhau é desfiado em cozinhado com cebolas, batatas cortadas às tiras, azeitonas e salsa.
O bacalhau à Brás é fácil de preparar e uma das razões para o bacalhau ser tão popular em Portugal.
pratos tipicos portugueses de carne pratos tipicos do norte de portugal

Caldo verde

O caldo verde é muito comum na gastronomia portuguesa. É habitual a sua presença em muitas festas e celebrações um pouco por todo o país.
É uma sopa à base de batatas, cebolas, couves e pedaços de chouriço.
É uma comida muito reconfortante e a entrada ideal para qualquer refeição.
fotos de pratos de comida portuguesa

Francesinha

A francesinha é uma bomba calórica, mas muito saborosa. A Francesinha é uma versão sofisticada da típica sanduíche de presunto e queijo. Leva o triplo do queijo, vários pedaços de carne, um ovo frito por cima e uma tonelada de molho.
Esta comida típica da zona do Porto foi inspirada na francesa Croque monsieur, mas numa versão mais saborosa.
pratos tipicos portugueses de peixe

Cozido à portuguesa

É um cozido tradicional que inclui carne de porco, vaca, e enchidos de porco. Esta deliciosa comida leva também verduras (couves, cenouras, batatas cozidas).
A água usada para ferver os ingredientes é um caldo muito nutritivo, e que pode ser comido na forma de sopa ou usado para cozinhar arroz.
pratos tipicos portugueses de carne de porco

Sardinhas assadas

As sardinhas assadas na brasa são provavelmente a comida mais típica de Lisboa. Combinam a frescura do mar com o sabor dos grelhados.
Pode encontrar facilmente sardinhas assadas tanto em restaurantes como na rua, sobretudo durante as festas do Santo António, em Junho.
As sardinhas assadas podem ser comidas em cima de um pedaço de pão ou com pimentos assados. São ainda mais suculentas com um pouco de azeite por cima.
caldeirada de peixe

Caldeirada de peixe

Este prato leva uma imensidão de ingredientes, para além do elemento principal, o peixe (de várias espécies). Desde ovos até cebola, tomate, batata, limão, coentros, salsa e alho, sem esquecer um pouco de picante para despertar os sentidos.
Alguns restaurantes juntam ainda um pouco de farinha de mandioca.
polvo a lagareiro

Polvo à Lagareiro

O polvo é um ingrediente muito apreciado em Portugal. Tanto que se pode comer em ocasiões especiais como o Natal, como em qualquer época do ano.
O Polvo à Lagareiro é uma receita de polvo assado, servido com cebola, alho, louro, batatas e sal. É um prato simplesmente delicioso.
pastéis de nata

Pastel de nata

O pastel de nata é também conhecido como pastel de Belém. É uma das especialidades mais características e conhecidas da doçaria portuguesa.
Os pastéis de Belém são pequenas tartes de creme, com uns 8 centímetros de diâmetro, feitos segundo uma receita secreta com quase 200 anos, a qual, supostamente, apenas é conhecida por três pessoas no mundo inteiro.
A base é feita com massa folha. O creme tem uma base de gema de ovo, leite e açúcar. Podem ser comidos tanto quentes, como frios.
queijadas de sintra

Queijadas de Sintra

As queijadas de Sintra são uns biscoitos feitos à base de ovo e queijo fresco. É um doce típico de Sintra, daí o seu nome.
Se visitar Sintra, não perca a oportunidade de parar numa pastelaria para comer queijadas. Polvilhe com um pouco de canela e saboreie.
Claro que existem muitos outras comidas típicas de Portugal que podemos encontrar de norte a sul do País. A gastronomia portuguesa é uma das maravilhas nacionais e é por isso que é tão apreciado tanto pelos portugueses, como pelos turistas que todos os anos por aqui passam.
Já agora também gostaríamos de saber que outros pratos típicos de Portugal você nos aconselha ou que merecem figurar em qualquer lista.
Já anteriormente havíamos também falado de alguns pratos típicos da gastronomia portuguesa. Pode ver aqui, aqui e aqui os artigos.
6

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...