Muitas vezes quando viajamos as coisas não são como se anunciavam, ou então pode acontecer algum percalço com o nosso transporte ou qualquer outra situação inesperada. Nestes casos devemos saber que a primeira coisa a fazer é reclamar e defender os nossos direitos para que estes não sejam violados.
Mas tenha em mente que defender os seus direitos não significa gritar, discutir, insultar ou ameaçar, pois aí perde toda a razão. Actuar defendendo os seus direitos é mostrar-se firme e seguro (mas não arrogante), é seguir todos os mecanismos legais estabelecidos e passos administrativos, que são o que irá permitir, em última instância, que sejamos ressarcidos dos danos sofridos.
E em muitos casos não será tanto de não existir regulação a esse respeito, que existe, mas o que acontece é que muitas pessoas não sabem defender adequadamente os seus direitos, e então queixam-se de que a lei não os protege. E a lei (em alguns casos melhor ou pior, noutros casos bem, noutros mal) existe para nos apoiar.
Quando se reclama devemos saber diferenciar se não era algo tal como anunciado ou se é devido a alguma incidência relacionada com o transporte (caso típico nas demoras ou percas de voos ou das bagagens nos mesmos aviões). No primeiro caso devemos tentar reclamar no local para que se cumpra o prometido, denunciando o sucedido. Mas sobretudo devemos reclamar a situação no regresso na mesma agência de viagens onde contratámos a viagem, e nesse caso iniciar um processo administrativo e judicial (se necessário) para sermos compensados dos danos sofridos.
No segundo caso, é de vital importância que no regresso sigamos todos os trâmites administrativos e legais, para o que será de vital importância termos pedido adequadamente todos os documentos de que vamos precisar posteriormente (por exemplo no caso de problemas com voos ou bagagens nos aeroportos): o documento oficial do aeroporto ou companhia aérea onde se especifique o sucedido e todos os tickets que demonstrem os gastos que devido a isso tivemos de suportar (tudo isto também será imprescindível para declarar o problema à companhia de seguros, no caso de termos contratado em seguro de assistência em viagem, além de reclamar perante a companhia aérea).
Teresa Gonçalves
25 de Junho de 2018Boa Tarde,
Infelizmente fui de férias para Saidia, Marrocos e fiquei no Hotel Iberostar.
Cheguei somente as 4h da manhã, filas desesperantes no Aeroporto de Oudja.
as refeições no Hotel, são de bradar as céus, se aquilo é comida Mediterrânea, não sei onde, porque não é de certeza, o arroz e quase cru, o peixe e mole como tudo.
Não existe diversidade de alimentação.
A limpeza fica muito a desejar e os bichinhos que por lá passam são do melhor, ou seja um destina a não voltar e não recomendo.
Sara
29 de Setembro de 2016Exmºs Srs.,
Venho por este meio expressar a minha indignação e realizar uma queixa/reclamação respeitante ao Enigma water & nature hotel (São Teotónio Odemira Litoral Alentejano), pelo facto de ter marcado umas férias no respectivo hotel e ter a sensação de ter deitado dinheiro fora.
Avisámos o hotel com um mês de antecedência que viajaríamos com uma bebé de 3 meses.
Quando chegamos no final do dia (quinta-feira dia 8 de Setembro de 2016), depois de uma longa viagem e a precisar de descansar e aproveitar as nossas merecidas férias depois de um ano intensivo de trabalho, ao realizar o check-in foi-me pedido para pagar a totalidade da estadia (7 noites em MP) o que achei estranho, pois nunca em nenhum outro hotel me solicitaram o pagamento até à altura do check out (seria premonitório…) Assim que entramos no quarto e verificámos que apenas tinha base de chuveiro, de imediato contactei a recepção, informando que era impossível dar banho a uma bebé de 3 meses naquelas condições, em segurança (levámos inclusive uma pequena banheira insuflável, mas que nem cabia na base de chuveiro, quanto mais com um adulto). Nesse dia o banho foi no meio do quarto…
Na descrição do quarto deluxe (sem hipótese de escolha de outras tipologias quando realizei a reserva) está mencionado que dispõe de banheira ou duche.
Perguntei se era possível mudar para um quarto com banheira. Disseram-me que no dia seguinte iriam ver.
Aguardámos então pelo dia seguinte. Nessa manhã disseram-nos que talvez fosse possível, mas só à tarde é que poderiam confirmar. O recepcionista da manhã (Sr. Emanuel Cortes) disse-nos que havia um desses quartos com banheira reservado em nome do colega (?!) – Sr. Vitor Neves que entrava ao serviço à tarde e que até poderia ser que esse quarto fosse para nós. Aguardámos pela tarde… Finalmente às 16:00, o tal colega disse-nos que não ia ser possível, pelo menos até Domingo (mais 2 noites) e que mesmo assim não podia assegurar a troca!
Nessa altura, e com a perspectiva de passarmos a semana de férias a dar banho à bebé no meio do quarto, dissemos que não tínhamos condições para ficar e que pretendíamos a devolução do dinheiro das restantes 6 noites com MP. O Sr. Vitor Neves tentou fazer a devolução, mas o terminal MB dava erro. Ligou então com o “Director executivo” do hotel, um tal de Sr. Jorge Pinto. Este ter-lhe-á dito que tinham bloqueado as devoluções e que não me fizesse qualquer devolução. Incrédulo, perguntei-lhe se achava correcto ao que se limitou a encolher os ombros e dizer que eram as ordens que tinha.
Chamei a GNR local, apresentei queixa e escrevi no livro de reclamações do hotel.
Não me fizeram qualquer devolução e viemos embora no primeiro dia de férias.
O mínimo que poderiam ter feito seria responder ao nosso e-mail enviado um mês antes da estadia a informar que não existiriam condições para levar uma bebé, pois caso isso acontecesse, teríamos desmarcado com a antecipação devida e feito a marcação noutro local com as devidas condições.
Li depois, infelizmente apenas à posteriori, alguns comentários no booking a dizer que são experts em over booking, que já várias pessoas se queixaram de confusões com as reservas e contas… etc
Conclusão: ficámos sem férias e ficaram-nos com o dinheiro!
Perante isto, gostaria de saber quem prestará esclarecimentos acerca desta incompetência que me levou a pagar 1071€ e que, em vez de umas merecidas férias, se tornou num verdadeiro pesadelo. Sinto-me enganado e defraudado!
Agradecia que junto destes orgãos competentes, se pudesse fazer alguma coisa, defendendo os nossos direitos para que estes não sejam violados e não haja mais gente a ficar lesada, bem como ser ressarcido pelos danos sofridos.
Cumprimentos,
Sara
Carlos Perdigão
20 de Junho de 2016Comprei na Abreu online um pacote de sete dias e sete noites para Palma de Maiorca com saída de Lisboa a 26/6/16, em Fevereiro. Fiz em Maio o pagamento integral da viagem e posteriormente recebi um e-mail a informar que o voo com partida às 7h00 tinha sido alterado para as 22h00. Com a perda de um dia de férias pedi alternativas e a resposta foi que ou aceitava a alteração ou o cancelamento da viagem, situação pela qual optei. Aqui começa o meu problema; para o reembolso solicitaram documentos que classifico de absurdos, mas que forneci na totalidade visto que o meu interesse é o reembolso do que paguei. Após várias diligências todas infrutíferas acabei por ter de apresentar uma reclamação no livro de reclamações na Abreu do Dolce Vita e passados 20 dias da data em que o reembolso deveria ter sido efectuado, continuo sem receber a verba que paguei. Cuidado com a “Fachada”, por fora parece muito boa, mas por dentro está podre.
liu Zhenghua
10 de Março de 2016Nao vejo o Ticket corrigido para viajar e vou ficar sem 800 EUROS??????!!!!
Esta Agencia Rumbo???
Isto e uma agencia de burla !!!
Ao que parece, meus amigos todas as pessoas que nao estejam com atencao redobrada vao ser enrolas porque se apresentam num site parecendo que sao de portugal mas ao ligar para corrigir algo recusaram literalmente
DEPOIS DE TEREM O DINHEIRO NA CONTA DELES!
VEJAMOS O DESCARAMENTO E ESTA E ATUAL 10 MARCO 2016
—————————————–
Dear Customer,
As indicated above, we can not make the change of the name on the reservation.
Sorry for the inconvenience.
Best regards,
Atendimento Clientes
lastminute.com – Bravofly – Rumbo – Volagratis
Julio
7 de Novembro de 2015Fiz reserva através da Rumbo e Booking para os dia 23 a 29/10/2015 em um residencial GIUSTI 6 em Milão e deixei para pagar o valor acordado quando chegasse ao hotel. Este era o último lugar em que passaríamos, pois já estávamos na Europa desde o dia 05/10/2015. Para nossa surpresa ao chegarmos ao hotel, a atendente nos informou que minha reserva tinha sido cancelada porque o cartão não tinha sido liberado, contradizendo com a documentação que tínhamos em mãos dizendo que estava tudo legal com a reserva. Conversei com um rapaz do Booking que falava português,aleguei que já estava utilizando todos os cartões desde o dia 05, este também nos deixou a deriva. Depois de tanto conversar, não obtivemos êxito e lamentavelmente tivemos que nos virar em Milão, muito constrangedor, danos financeiros e morais, não sei qual a intenção de terem cancelado nossa reserva, e pretendo ser ressarcido pelos danos que tivemos.
Júlio Abreu
Minas Gerais
vania
4 de Julho de 2015Fiz uma compra no hotel urbano essa madrugada (01.30) fiquei super feliz de achar vaga em hotel ainda par ao feriado do dia 09. Comprei passagens aéreas e fui dormir feliz da vida com a viagem de ferias resolvida…adivinha o que aconteceu?
Acordei, fui trabalhar ela no meio da manha descubro que o hotel nao esta reservado por problemas no sistema. ou seja comprar no hotel urbano não é garantia de hotel reservado, é so uma possibilidade, vc paga uma taxa e fica na mao.
Sabe o que eles me propuseram? me dar meu dinheiro em credito para eu comprar no site deles outro hotel. que fofo!!!nossa fiquei emocionada, isso não seria motivo pra devolução de dinheiro?´só pra credito na conta para uso no site deles. Mas o melhor ainda esta por vir: não tem mais nenhum hotel pra comprar para o feriado do dia 09.07 e hj é dia 03.07.
claro, eles me avisaram que tem 72 horas pra resolver… que que eu faço com as passagens se daqui a 72 horas ou seja dia 06.07 eles não tiverem achado uma vaga no hotel que reservei?
Não comprem no hotel urbano.com
Isso pq estou viajando sozinha com uma criança.
Não to acreditando
Vania
São Paulo
ylenia
12 de Março de 2015No ultimo dia 19.01.15, realizei reclamação na decolar e, a atendente Dominique, estava dando a tratativa, entretanto, desde o dia 8.02.15, não recebi qualquer retorno da referida funcionária e, quando mantive contato com a decolar por telefone, para cobrar retorno, fui surpreendida com a informação que, a decolar não vai realizar o reembolso DEVIDO.
No mês de janeiro.2015, realizamos toda a viagem com a decolar…as passagens , a hospedagem , a assistência seguro , o transfer , todos os passeios…Entretanto , no último passeio – la plata ,deixou a desejar ,tendo em vista que , QUASE nada informado no voucher ,foi cumprido.
Primeiramente ,o horário de saída houve um atraso de cerca de 2 horas. A duração do passeio prevista não foi cumprida. O roteiro não foi cumprido (não houve parada no observatório) . No retorno o ônibus NÃO nos trouxe no hotel…deixou em 3 pontos de desembarque. Dentre outros problemas.
No decorrer do passeio, informamos a insatisfação para a guia Laura, e a mesma disse que não poderia resolver nada…que era para reclamar na agência de viagens. Embora a guia seja bastante simpática , não teve boa vontade para resolver os problemas sinalizados.
Cabe salientar que , o valor total gasto e pago a decolar com essa viagem , foi mais de R$ 6.500,00…e esse passeio custou r$ 266,00. Dessa forma ,entenda-se que , o reembolso solicitado , não é por conta do valor , mas por conta da decepção e do descaso no que se refere à esse passeio.
Informações do voucher: Horários: 09:40 -o passeio saiu por volta das 11 hs…
DADOS DIVULGADOS NO SITE DA DECOLAR E DESCRITO NO VOUCHER:
City Tour por La Plata os Dias Sábado Duração: 5 Horas…o passeio durou cerca de 3 hs e meia…
A cidade de La Plata espera por você com a sua impressionante arquitectura neste fantástico tour! La Plata é o modelo perfeito de uma cidade bem elaborada, planejada e moderna, construída no século XIX. Desfrute de um dia inteiro explorando a arquitetura, cultura, religião e a ciência natural da cidade. Falando de arquitetura, você vai se surpreender pela imponente catedral neogótica de La Plata, a maior igreja na Argentina. Continuaremos através de um layout diagonal das ruas da cidade, visitando o Teatro Argentino (NÃO FOI FEITO), seguido pela Universidade Nacional de La Plata (NÃO FOI FEITO). Nossa primeira parada dentro da Universidade de La Plata será no Observatório Astronômico (NÃO ACONTECEU. ..e o fato foi sinalizado por todos a guia..que orientou que registrassemos a reclamação na agência de viagens…), posicionado no local perfeito para que você observe o trânsito do planeta Vênus através do sol (NÃO ACONTECEU). Então visitaremos o Museu de Ciências Naturais (OK), o museu mais importante na América do Sul.
A atendente Dominique Almeida – Relacionamento com o cliente ? Cross selling, NUNCA retornou qualquer ligação e, a DECOLAR está tratando com descaso, sem dar retorno.
AGUARDO REEMBOLSO URGENTE, SOB PENA DE SOLICITAR O REFERIDO REEMBOLSO EM JUÍZO.
YLÊNIA
Eduardo e Érika Araújo
16 de Janeiro de 2015Cuidado com o Internacional Beach Resort, em surfers paradise, na Australia.
Por não dominarmos o inglÊs, eles cobraram caução (AUS$ 200,00) e uma diária a mais (AUS$ 350,00) por um cabo de tv rompido, que estava armadilhado.
Eles colocam um cabo de tv longo, com a tv virada para uma poltrona, quando voce tenta virar para a cama, o cabo, que parece longo, estava preso debaixo do móvel da TV.
Tentei cancelar junto ao cartao de credito mastercard, a operadora cobrou assim mesmo.
Favor divulgarem. MUITO DESONESTO!!!
Eliane Lima
3 de Dezembro de 2014Meu nome é Eliane Lima e fiquei hospedada na pousada Casa Bonita (Vila do Abraão, Ilha Grande – Rio de Janeiro) com meu namorado, do dia 19 ao dia 23 de Novembro de 2014.
Ao chegarmos observamos que nosso aparelho de ar condicionado não estava funcionando. Comunicamos apenas no dia seguinte porque já estava tarde.
Ao chegarmos ao fim da tarde do segundo dia, notamos que o aparelho continuava quebrado. Desci para falar com a gerente e não a encontrei. Sem nenhuma solução para nosso problema, dormimos mais uma noite no calor.
No fim da tarde do terceiro dia, encontramos a gerente que relatou que estava tentando contato com um técnico, mas que no feriado era complicado.
A nossa ultima noite foi a pior de todas, choveu na ilha. Fomos mais cedo para a pousada, o quarto estava muito quente, abrimos a janela e a porta da varanda, com isso fomos picados por mosquitos a noite toda!! Não tínhamos wifi para passarmos o tempo e nem uma televisão.
Resumo de toda a nossa história, ficamos todos os dias de nossa estadia com aparelho de ar condicionado quebrado! Como as noites eram quentes, éramos obrigados a abrir as janelas, com isso, os mosquitos entravam… Fomos para descansar, ao contrário disso, passamos noites horrorosas!
Apenas contato telefônico com técnico não é solução!! Pagamos um valor considerável para passarmos esse sufoco? A gerente não nos procurou em momento algum, simplesmente ignorou o que estava acontecendo.
A pousada é realmente uma casa bonita, porém, sem uma gerência adequada ao padrão da mesma. Além da falta de manutenção de seu aparelho de ar condicionado (ao tirarmos a tampa, verificamos como o filtro estava sujo), o chuveiro que sai pouca água,o wifi que não funciona no segundo andar, o café da manhã é bem fraco e repetitivo (não há variação no cardápio), não tinha lâmpada na varanda, não há um receptivo da gerência e nem solução de problemas.. Outro ponto que verificamos, é que a pousada não aceita animais, mas tem um cachorro que fica circulando dentro da pousada.
Único ponto positivo foi a cordialidade da funcionária Nete, que é a ‘faz tudo’, já que atende (check in e check out), faz café da manhã, arruma os quartos e orienta quanto os passeios. O restante foi uma total falta de respeito ao cliente!
Rui Santos
10 de Setembro de 2014Boa noite, é com enorme infelicidade que vou perder tempo a escrever este e-mail mas a situação merece ser denunciada.
No dia 3 de Agosto de 2014 compramos um programa Soltour para Forteventura no hotel Fuertventura Playa com 1 quarto duplo, com cama extra em regime de tudo incluído de 22 de Agosto de 2014 a 29 de Agosto de 2014 para 3 pessoas (2 adultos e uma criança com 6 anos) na agencia da Viagens Abreu no sitio: RioSul Shopping, Av. Libertadores de Loro Sae, Loja 0.012, Seixal, Portugal e a partir dai começou a nossa triste odisseia em terras espanholas.
No dia 22 embarcamos no voo W13121 de White Airways, apanhamos o transfere para o Hotel Fuertventura Playa, fizemos o Check in no dito hotel e na recepção disseram-nos que como eramos os últimos a fazer o check in no dito hotel teríamos de ser transferidos para outro hotel porque não tinham mais quartos disponíveis, meteram-nos apressadamente num Renault Clio azul sem qualquer indicação publicitaria e um funcionário do hotel (pelo menos o funcionário fardado da recepção apresentou-me o senhor com sendo seu colega e até mandou uma piada e dizendo que o seu colega era alto, entroncado e gordo mas não fazia mal a ninguém) sem fardamento do dito hotel (estava a civil) levou-nos apressadamente para o hotel Royal Suite (o senhor era tão amável e pratico que em menos de nada agarrou nas nossas malas enormes e sem nenhuma dificuldade enfiou-as na bagageira do Renault Clio o que revela alguma perícia e muito treino) que é um hotel de 3 estrelas no meio de uma urbanização, longe das praias e sem ar condicionado. No hotel Royal Suite ficamos no quarto 3014 e disseram-me que no dia seguinte pelas 12 horas teríamos que apanhar um táxi para o Hotel Fuertventura Playa e assim fizemos mas só tivemos o quarto 398 vago as 14 horas como tive muito tempo vago fui contactando a senhora Alexandra da Agência Viagens Abreu em Seixal avisando-a dos factos e dizendo que tentei ligar para o contacto da Soltour em Forteventura e ninguém me atendia (a saber o numero de telefone da Soltour era o 928866342 e esse numero foi nos facultado no transfere do aeroporto para o Hotel Fuertventura Playa no dia da chegada) nesses muitos telefonemas que fiz para a senhora Alexandra da Agência Viagens Abreu em Seixal a senhora apenas me disse no ultimo telefonema que lhe fiz que a representante da Soltour ira contactar-nos para nos dar algo para minimizar a situação anteriormente relatada, a senhora da Soltour em Forteventura telefonicamente primeiro disse-me que para minimizar o estrago teríamos direito a uma garrafa de espumante ( o que é um luxo que me leva a perguntar se para a próxima visita eu posso pagar sete dias de estadia com sete garrafas de espumante) e depois disse-me que teríamos ou dois dias de aluguer de automóvel grátis ou duas excursões grátis, de ressalvar que da Agência Viagens Abreu nunca mais me ligaram a perguntar se estava tudo bem.
Dia 23 de Agosto de 2014 pelas 19h20 a representante da Soltour em Forteventura esteve no Hotel Fuertventura Playa numa reunião com todos os portugueses que vieram no mesmo voo que nos viemos e que tinham como destino de férias o Hotel Fuertventura Playa (á excepção de dois casais de portugueses, todos os portugueses viveram a mesma odisseia que nos vivemos) nessa reunião a senhora só falou na situação por mim anteriormente referida neste e-mail quando abordada por nós porque a senhora começou a reunião a querer vender excursões e agiu como se não soubesse nada (acho que a senhora tinham lapsos de memoria selectivos isto porque no principio da nossa abordagem disse que não tinha conhecimento da situação por mim referida e cinco minutos depois disse que seria um seu colega a resolver esse assunto) e educadamente virou-nos as costas e foi ter com um pequeno grupo de portugueses que se subjugaram a senhora e como se não se passa-se nada pediram conselhos sobre as ditas excursões, (eu compreendo que as pessoas queiram tal como eu usufruir ao máximo das suas férias e esquecer a grave situação a que todos fomos expostos) a reunião teve uma pausa para jantarmos e na segunda parte da reunião a senhora ofereceu-nos a todos uma excursão grátis mas para usufruir dessa dadiva teríamos que assinar uma folha em espanhol na qual estava escrito que essa seria a indeminização pelos danos causados a cada um de nós, por acaso nós fomos numa excursão de autocarro de um dia á parte norte da ilha onde entre outras coisas teríamos direito a um banho na praia na zona das dunas de areia branca (a senhora da soltour disse-nos na segunda parte da reunião que tivemos no Hotel Fuertventura Playa) mas não foi nada disso, tivemos só direito a dez minutos para fotos porque a paragem seguinte seria de uma hora numa fabrica de produtos derivados da planta Aloé vera onde poderíamos comprar esses mesmos produtos, mas o senhor guia (estava vestido á civil e não sei se fazia parte da Soltour ou não) foi cinco estrelas porque levou-nos a um restaurante de beira de estrada chamado Alfredo onde gratuitamente tivemos direito a uma refeição onde tivemos direito a uma sopa aguada, uma perninha de frango, duas batatas com casca do tamanho de berlindes, uma rodela de tomate, umas raspas de alface, para beber tínhamos agua ou vinho da casa e a sobremesa era uma laranja ou uma bananita, a disposição da “comida” no prato era digna de um premio porque o branco do prato realçava os poucos alimentos que lá se encontravam e eu até acho que ele pensou na nossa saúde visto que ainda tínhamos muitos Quilómetros pela frente e assim evitava que alguém ficasse indisposto e enjoa-se no autocarro.
Forteventura têm praias magníficas, a agua do mar quente e límpida proporciona por si só um bom local para relaxar o que infelizmente não foi o nosso caso, tantas foram as falhas no programa que nos foi vendido.
O Hotel Fuertventura Playa é um hotel quatro estrelas com mais valias que não lembram a ninguém e relato só algumas delas: uma barata enorme no cortinado do nosso quarto, uma auto-estrada nocturna entre o refeitório e a piscina usada por muitas baratas (agora ficaram menos porque eu era o batedor de serviço e fazia guarda de honra á minha mulher e á minha filha e matei algumas delas), simpatia dos funcionários era zero (deu-me a parecer que seria excesso de horas trabalhadas porque eu via os funcionários de manhã numa posição, á tarde noutra e á noite noutra, na volta até trabalham mais de 14 horas por dia mas isto sou eu a divagar), ligações dos candeeiros exteriores junto ao Tapas Bar expostas (se calhar estavam em manutenção), torradeira sem cobertura traseira devida (quem quer que seja resolveu esse problema quando foi advertido para o facto desligando o aparelho que por acaso naquela altura era a única torradeira disponível visto que a outra estava avariada), no bloco de apartamentos onde estivemos haviam três elevadores (um nunca o vi a funcionar e o que estava ao lado do ginásio estava constantemente avariado) um pouco vandalizados, na recepção informaram-me que só tínhamos direito a duas garrafas no frigorifico do quarto durante toda a estadia e só colocaram mais aguas quando eu refilei na recepção, limpeza dos quartos limitada a puxar os lençóis para cima (mudar os lençóis nem pensar),horários para comer e beber limitados (Pequeno almoço das 8h as 10h30,Almoço das 12h45 as 15h15, lanche das 15h30 as 16h30 e jantar das 18h30 as 21h), na discoteca só podíamos beber alguma coisa até as 23h a partir dessa hora as bebidas eram pagar, faziam animações até perto das 23horas e na mesma discoteca a seguir as animações colocavam a imagem do ponto de encontro a realizar as 23h30 na recepção para quem quisesse ir se divertir numa discoteca fora das instalações do hotel e a pagar, a fotografia da praia em frente ao hotel colocada nos panfletos comerciais do hotel é uma farsa porque para acedermos á praia em frente ao hotel temos que passar uma barreira de pedras vulcânicas que só visto com uma largura de uns bons metros e em toda a extensão da zona de praia (pelo menos poderiam colocar areia em cima dos calhaus e dizer que devido as mares vivas ou o que quer que seja essa areia supostamente teria retirado essa mesma areia) ´iogurtes ou qualquer outro alimento para crianças não vi, refeições limitadas a muitos fritos e do estilo mais do mesmo. Piscina sem salva vidas, no tempo que lá estive não vi nenhum funcionário a analisar a agua remetiam-se a limpar a piscina de manhã e no ultimo dia de estadia para fechar em beleza (29 de Agosto de 2014) o hotel sabendo que só tínhamos voo as 22h30 disse que até as 12h tínhamos que entregar a chave do quarto e disse-nos que poderíamos colocar as malas de viagem na recepção e andar por ali até o autocarro que nos iria levar ao aeroporto chega-se nem tiveram o bom senso de nos disponibilizar um local para tomar-mos banho e usufruir um pouco mais da praia ou da piscina (a alguns disponibilizaram e a outros nem disseram nem ai nem ui).
A Soltour limitou-se a acompanhar – nos do aeroporto até ao hotel Fuertventura Playa no dia da chegada, a aparecer numa reunião para vender excursões e no final não satisfeita mandou um fax para o hotel a disser que o autocarro estaria no hotel as 19h25 para nos levar ao aeroporto e ao motorista disseram-lhe que tinha que recolher as pessoas no hotel as 19h10 (o motorista mostrou-me esse papel da soltour), claro esta que fomos jantar e as paginas tantas aparece o chefe de mesa no refeitório a gritar para que os portugueses deixassem as suas refeições e fossem para o autocarro porque o motorista iria arrancar com ou sem passageiros as 19h15, isto é de ir as lagrimas.
Ontem sábado dia 30 de Agosto fui á agência da Viagens Abreu no Seixal falar com a vossa colaboradora e ela disse-me que eu teriam que apresentar queixa no hotel, eu também tenho internet e posso fazer o meu pacote de viagem mas confiei na agência Viagens Abreu porque achava que era mais seguro, viável e mais credível e agência Viagens Abreu devia preocupar-se a acompanhar os clientes nuns pais que não é o nosso e num ambiente que nos não conhecemos e trabalhar com parceiros também eles sem credíveis. Na altura de marcar e pagar este pacote de viagem para mim e para a minha família a vossa colaboradora da agência viagem Abreu em Seixal disse-me que se fizesse o voo de ida mais cedo e o voo de volta mais tarde usufruía muito mais e que o tudo incluído era realmente tudo incluído sinto-me triste porque confiei em vós meti-vos a minha família nas vossas mãos e peço que só me contactem para me restituir o montante gasto nesta viagem na sua totalidade e o valor gasto por mim nos telefonemas que fiz para a agência Viagens Abreu em Seixal.
Atentamente,
Rui Santos
jose pedro llorente huete
12 de Dezembro de 2013Jose Pedro
11 de Novembro de 2013 as 23:30/Responder
Viajei no mes de Novembro para Madris e me hospedei no Ayre Gran Hotel Colon, situado C/ Pez Volador 1-11 | Av del Doctor Esquerdo 117-119, 28007 Madri, Espanha (Retiro). Hotel de 4 estrelas. Ao segundo dia de estadia fui roubado na lanchonete do hotel, onde levaram meu Iphone 5 recen adquirido en Nova York, A gerencia do hotel me fez fazer uma denuncia na delegacia onde perdi quase toda a noite, para depois no ultimo dia me comentar que o seguro não se fazia responsavel por ese tipo de situações.
Jamais indicaria a alguem um estabelecimento que atua dessa maneira
Dirceu Fagundes
23 de Novembro de 2013Quero aqui registrar minha insatisfação e decepção pelos serviços oferecidos pela empresa de turismo de Porto Alegre DIÁRIO DE BORDO. Contratamos com esta empresa viagem a Espanha com início dia 31 de outubro até 09 de novembro do ano em curso, com os seguintes roteiros; dois dias em Sevilha, 3 dias em Madrid e por fim 3 dias em Barcelona.Na viagem de Portugal até Sevilha fomos surpreendidos por um avião, não aeronave, mais parecia um teco-teco, que não era da empresa TAP. Em Sevilha, por escolha da Diário de Bordo, nos foi reservado um “hotel” chamado Las Casas de La Juderia, Hotel esse sem categoria nenhuma. Para se ter uma idéia, nosso quarto era no 2º andar, porém, para se chegar ao dormitório, caminhava-se uns 100 metros e tomava-se um elevador, pasme, até o andar menos 1 (-1), descia e andava mais até tomar outro elevador e ir até o andar zero(0), descia por fim a tomava o último até o 2º andar , fim da linha, e finalmente chegava-se ao quarto. O referido quarto era algo terrivel de imundo, com cheiro (fedor) forte de cigarro, com a forração toda velha, desbotada, gasta e com cheiro de mofo. A cama e as toras de madeira que “enfeitavam” o teto estavam corroidos de cupim. O box do banheiro era pequeno demais, não dava para se ensaboar, a água escorria por todo o banheiro cada vez que se tomava banho. O mais elementar, não havia serviços de internet. Para a nossa sorte, os hotéis de Madrid e Barcelona foram perfeitos, simplesmente foram por NÓS ESCOLHIDOS. Entrei em contato com a referida empresa, que prometeu responder, o que não ocorreu. Estamos indignados, porquanto não nos prestaram quaisquer informações, deixando tudo ´por nossa conta.
Roberto Ribeiro
24 de Agosto de 2013A 10/8 fiz uma reserva online na Logitravel para 4 pessoas (3 adultos e 1 criança). Ao terminar a reserva, o dito site permite partilhar os dados de reserva, o que fiz com a minha esposa. Aproveitei ainda para fazer igualmente uma captura de ecrã da dita reserva. Recebi de imediato a confirmação e voucher. Uma semana antes, ao consultar o voucher para o imprimir, reparei que só apareciam 3 adultos. Contactei de imediato a Logitravel e pediram para lhes enviar um mail. Enviei igualmente a captura de ecrã e a partilha de dados da minha esposa. Após varias insistências só me responderam na véspera da viagem, por mail. Dizem que todo processo de reserva só estavam 3 adultos. Quando insisti que não era possível por ter lhes provado claramente que nos dados de reserva apareciam 4 pessoas, bem como na captura de ecrã, disseram que teria sido manipulado e insinuando que tinha sido eu.
Ao consultar as condições de alteração de reserva notei que quanto mais tarde, mais se paga, triplicando o valor. Isto é agir de má fé. Que interesse teria eu em manipular imagens e emails? A questão é que tenho prova inequívoca de fiz a reserva correctamente.
Isto não me parece de todo correcto…..onde posso reclamar esta situação ? Já sei que vou ter de resolver esta questão à chegada ao hotel e provavelmente vou ter pagar a estadia do meu filho à parte.
Sinto lesado e creio que esta não é forma de tratar um cliente,
Cumprimentos ,
Roberto.
Patricia Bertão
16 de Julho de 2013Estive no hotel Atlantico Buzios Convention Center durante 3 dias em convenção pela empresa que trabalho.
Durante 2 dias da semana passada (dias 04 e 05) fiz mais de 8 ligações para o hotel. A única pessoa que me retornou, talvez até por insistência da Luciana, organizadora do evento, foi alguém da governança, que não recordo o nome.
Desde de a minha primeira ligação, foi uma sucessão de maus entendidos, respostas sem nexo e ainda, por trás, eu ouvi piadinhas e comentários desnecessários a minha pessoa. Um atendimento cordial apenas na frente é frágil, e muito fácil de desmoronar. Respeito cabe em qualquer lugar e profissão. Serviço por serviço todos os hotéis tem. A diferença é na adversidade/problema e a forma como as coisas são tratadas e resolvidas.
1) Todos do hotel sabem de que roupas estou falando, mas ninguém sabe onde esta…
2) Dizem que foi encontrado e entregue a minha amiga de quarto… pergunto, como isto é possível, se o quarto só é arrumado depois que os hóspedes saem do quarto?
3) Outra informação, é que a roupa foi levada a recepção, e uma pessoa disse que sabia de quem era e que entregaria… Nova pergunta, o que vocês encontram no hotel é entregue para qualquer pessoa? É este o procedimento? Quem garante que esta pessoa pertence a mesma empresa que a minha? Haviam muitos hóspedes no hotel fora o nosso grupo…
4) É este procedimento que será ou já é utilizado para outros hóspedes?
Somente eu estou no prejuízo e o hotel apenas se digna a dizer, ?Encontramos e foi entregue a sua amiga?.
Fiz uma tentativa de contato com Exmo Sr. Cristiano Monteiro, gerente do hotel, que apenas se digna a responder que o hotel nada tem de errado.
Continuo no aguardo de providências e estou há 6 dias sem o minimo contato com do hotel, o que confirma a falta de respeito com o hóspede.
glau1978G
19 de Fevereiro de 2013Comprei um bilhete ida e volta ao Brasil, pela agência VenciTuris, que após trocar meu bilhete algumas vezes, me deu um que permitia viajar as 13hs do dia em que eu iria viajar as 14.30. Como era sabido da empresa que eu iria ao dia 02-12-12 e voltaria a 24-12-2012, não vi que esta passagem estava com volta para 24-01-2013. Contactei agencia ainda no aeroporto e não atenderam minha chamada, mas responderam com um SMS (que ainda tenho guardado) que estava errado mas iriam corrigir o engano e que podia viajar. Já no Brasil ao ver que chegava a data de volta e nada estava corrigido enviei um SMS ao contacto da gestora e esta me respondeu que deveria ser eu a pagar a remarcação e quando aqui chegasse seria restituída.
Ao voltar a Portugal verifico que a dita empresa já não tem as portas abertas e sou indicada a reclamar com vocês.
Gostaria de saber o ponto de situação da minha reclamação, pois a dita senhora diz que aguarda um parecer paar devolver meu dinheiro como prometido. Isso é assim mesmo ou esta senhora está a me dizer estas coisas para ganhar tempo até eu esquecer? Preciso de ajuda, pois não acho justo ter pagado uma passagem com antecedência, viajar nestas condições e ainda perder os 471 euros que fui obrigada a pagar se quisesse voltar na data certa…
Sei que existem várias outras pessoas nesta mesma situação (compraram pela mesma empresa), não sei é se reclamaram. Mas não é justo uma empresa que se diz tão antiga fazer isso com as pessoas…
Podem ajudar-me, por favor?
turista
20 de Fevereiro de 2013Deverá dirigir a sua reclamação junto da Agência de Viagens que lhe vendeu o referido pacote turístico.
Poderá também reclamar junto do Turismo de Portugal, uma vez que as agências são obrigadas a entregar uma caução ao Turismo de Portugal, I.P, para acautelar eventuais danos causados aos seus clientes. Os consumidores com contratos desrespeitados devem requerer o accionamento da caução junto desta instituição, que convoca uma comissão arbitral para resolver o conflito.
Essa comissão é constituída por representantes do Turismo de Portugal, I.P, da Direcção-Geral do Consumidor, da Associação Portuguesa das Agências de Viagens, da agência em causa e de uma Associação de Defesa do Consumidor.
A questão do consumidor é analisada e a comissão tomará a decisão de condenar ou não a agência. Se esta for condenada, será fixada uma indemnização ao consumidor. Caso esta não seja paga no prazo fixado, acciona-se a caução da agência.
Veja mais informações junto da DECO neste link: http://www.deco.proteste.pt/viagem-organizada/posso-reclamar-junto-do-turismo-de-portugal-i-p-s377821.htm
Oscar
25 de Outubro de 2012O hotel Monte na rua navegantes 363 em Boa Viagem Recife um hotel ótimo pra quem gosta de dormir com barulho de balada no ouvido,,, me hospedei no hotel e descobri que a partir das quartas feiras existe uma balada no terreo do hotel, tecneira tipo boate… no segundo andar chega a tremer a janela,, um lixo… se procurar um lugar pra ficar em Recife esse é totalmente desaconselhavel….
Patricia Costa
17 de Agosto de 2012Ola boa tarde!!
Recentemente recebi uma proposta de trabalho que pagariam as viagens todas o meu patrao e Portugues mas mora no BOTSWANA, comprou a viagens numa Agencia em Botswana ..
No passado dia 13 com antecedencia compramos duas viagens de Vilankulos Moçambique para Joanesburgo na companhia de avioes a LAM.
No qual nesse dia teriamos conexao do voo de joanesburgo para Frankfurt e de Frankfurt para o Porto.
Mas aconteceu que o aviao da LAM teve uma avaria de 4 horas e perdemos a conexao. …entretanto quando chegamos a joanesburgo a agencia falou que nos colocaria num hotel e que fariam o rebooking dos voos para retomarmos a nossa viagem, mas enfim isso nao aconteceu a empresa recusou de fazer o rebooking da viagem porque as viagens eram pela SOUTH AFRICAN AIRWAYS e LUFTANSA .Entao sentimo-nos como se fossemos uns ladroes porque nos tratarm muito mal.
A unica hipotese era pagar as viagens e foi isso que fizemos senao nunca chegariamos ao nosso Pais …sentimo-nos descriminados porque eles se compremeteram a fazer o rebooking porque a culpa da avaria nao foi nossa mas sim da Companhia da LAM.
Agora gostaria de saber como posso ter o reembolso do dinheiro que pagamos das viagens.
Atentamente
Patricia
Cristina
4 de Julho de 2011Cristina Arnauth Carvalho Lopes
919442057
Lisboa,3 de Julho de 2011
Exmºs Srs:
Venho por este meio expressar a minha indignação pelo facto de ter comprado uma “viagem”a Saidia e ter a sensação de ter deitado o dinheiro “à rua”.
Este IBEROSTAR é o pior dos hotéis onde alguma vez estive!!!(Leia-se que já viajo há mais de 20 anos e já estive em 3 hoteis desta cadeia, um deles foi em Março na Boa Vista há um ano na Jamaica -Rose hall).
Ao chegar ao hotel começou a saga, estive, eu o meu marido e duas crianças de 4 e 7 anos -2H:50 m à espera de um quarto arrumado e limpo.
Quando finalmente chegamos ao quarto, o ar condicionado não funcionava e faltava fazer a cama dos meus filhos!!Voltei novamente à recepção onde uma imensidão de gente reclamava pelos quartos que nunca mais estavam limpos e devolvidos aos clientes, que por acaso se tinham feito anunciar através das suas agências. (Era subeijamente conhecido que dia 26 chegariam turistas Portuguêses).
Os empregados, pareciam “baratas” tontas sem saber o que fazer! Ficaram de ir arranjar o ar condicionado ao bloco 3 e até à hora do jantar nada feito!!
Pedi para me mudarem de quarto pois era impossível dormirem 4 pessoas no mesmo recinto com calor uma noite inteira.
Assim foi, mudaram-me para o bloco 1 e pediram-me que leva-se as minhas malas (que eram 3)para o bloco 1.Ou seja, não existe ninguém para transportar as malas já as tinha levado anteriormente agora levava-as de novo! E estamos a pagar um hotel de 5 estrelas!
Pois bem lá nos mudamos.
O hotel é vendido como um tudo incluído mas não diz que só dispõe de comida a certas horas do dia e com pouca variedade e mais grave quantidade!!!
A todas as refeições do dia e ao segundo dia de estadia começamos a reparar que antecipadamente e próximo do horário de encerramento das refeições, o pessoal que servia dirigia-se rapidamente para levantar toda a alimentação e recolhiam à cozinha com os restantes alimentos que sobravam, ainda estando clientes na sala e que pretendiam continuar-se a servir.
Outros faziam ali mesmo as sandes que levavam em jeito apressado para a cozinha.
Se os clientes queriam ás 9 h:50m tirar mais algum alimento tínhamos de andar a “mendigar”para trazerem de novo a comida para os balcões!!!!
Ficou mais complicado, quando nos atrasamos um dia e chegámos ás 10h.01m e comer o quê??????Estava tudo arrumado!!Pedimos 2 iogurtes ao empregado que os levava na mão, pois tinha duas crianças que queriam iogurtes para o pequeno almoço e me foi respondido e passo a citar:”Que se eu tinha 2 filhos ele tinha 8”!!Fiquei incrédula a pensar que teria chegado ao terceiro mundo e talvez me tivesse enganado no bilhete do avião…O empregado deverá ter pensado no que acabava de dizer e lá me devolveu os iogurtes que já nem quis aceitar perante tal reposta. Perante a minha resposta reagiu de forma incomodada e quase violenta verbalmente virando-me as costas.
E mais uma vez reclamei junto da recepção para os empregados que apenas e isto são todos os empregados do hotel, não entendem nem falam inglês!!!Surreal! Nem o gerente!
O primeiro dia foram-me roubadas as minhas duas toalhas das quatro a que tinha direito e tive de pagar 400 dirames de caução e junto a elas estava também a playstation dentro do meu saco de praia do meu filho,isto em plena piscina!!Terceiro mundinho e pensão de terceira.
O restaurante buffet e o da piscina todos os dias invariavelmente tem os pratos todos, e quando digo todos são mesmo todos, os pratos estão com restos de comida seca mal lavados na máquina e a acompanhar os garfos e facas!!!!Isto para não falar na loiça toda esmurrada que é colocada como se nada fosse para cliente se servir se quiser!!! E paguei um 5 estrelas!
Os turistas esperam e desesperam nas filas para comerem pois o espaço é pouco e ao segundo dia toda a gente sabe que tem de correr e muito se quer jantar alguma coisa…Sinceramente sinto-me enganada pela oferta que fazem incluindo o hotel IBEROSTAR que foi o que me fez optar por esta oferta em detrimento do hotel BE LIVE. Afinal enganei-me redondamente!!!
Os vidros à beira da piscina são mais que muitos fazendo com que as crianças cortem os pés constantemente.
As cadeiras na praia não chegam nem para metade dos clientes do hotel!
As bebidas representadas no cardápio em nada se parecem com a fotografia que representam.
Os empregados servem muito pouco álcool e as garrafas não têm o selo nem a tampa original, fizemos o teste e pedimos um vodka para testar e lá estava vodka só se for de Saidia…
Existem poucas alternativas de comida para as famílias que levam crianças, pois o arroz as sopas são sempre com temperos de sabor intenso como os cominhos e a pimenta, não apresentando mais nada a não ser pizza todos os dias e a todas as refeições.
Ao jantar em 7 dias serviram apenas uma noite batatas fritas. Em nenhuma parte do mundo em que estive com os meus filhos, foi tão mau como neste destino e neste hotel.
A formação do pessoal dos restaurantes é francamente má ou nula. Não têm formação nem civismo tão pouco parecem abutres deambulando pelos corredores da comida quando se aproxima a hora para assambarcarem o mais que podem tendo como destino as suas próprias casas.
A comida é repetitiva e nem sempre é fresca na sua totalidade aproveitando os restos do almoço misturando com os vegetais mais frescos.
Passando ao capitulo da limpeza é digno de se referir que por dois dias não foram limpar o nosso quarto! O que devo chamar a isto azar??Incompetência???Quem vende estas viagens para o IBEROSTAR com 5 estrelas?????
A limpeza é um verdaeiro quebra cabeças…Toalhas incardidas banheiro que não vê limpeza a não ser uma chuveirada de água.A sanita manteve-se os 7 dias sem nunca ver pano, mesmo levantando a tampa para as senhoras verem bem as suas tarefas!!!!Um horror!
Perante isto quero saber quem me vai prestar esclarecimentos acerca de tamanha incompetência que me levou a pagar 2001.00 € por tamanho engano só pode ter sido um pesadelo! Sinto-me enganada e defraudada pois não foi um valor assim tão baixo para ter umas férias inacreditáveis.
Aconselho que leiam atentamente o tripadvisor e façam o trabalho de casa quando venderem para o IBEROSTAR!
Fico a aguardar resposta da vossa parte pois esta situação é inconcebível.
Cumprimentos,
Cristina Lopes
Paulo
4 de Julho de 2011Deverá dirigir a sua reclamação junto da Agência de Viagens que lhe vendeu o referido pacote turístico.
Poderá também reclamar junto do Turismo de Portugal, uma vez que as agências são obrigadas a entregar uma caução ao Turismo de Portugal, I.P, para acautelar eventuais danos causados aos seus clientes. Os consumidores com contratos desrespeitados devem requerer o accionamento da caução junto desta instituição, que convoca uma comissão arbitral para resolver o conflito.
Essa comissão é constituída por representantes do Turismo de Portugal, I.P, da Direcção-Geral do Consumidor, da Associação Portuguesa das Agências de Viagens, da agência em causa e de uma Associação de Defesa do Consumidor.
A questão do consumidor é analisada e a comissão tomará a decisão de condenar ou não a agência. Se esta for condenada, será fixada uma indemnização ao consumidor. Caso esta não seja paga no prazo fixado, acciona-se a caução da agência.
Veja mais informações junto da DECO neste link: http://www.deco.proteste.pt/viagem-organizada/posso-reclamar-junto-do-turismo-de-portugal-i-p-s377821.htm