Cada vez está mais na moda pintar de forma artística ou exclusiva a fuselagem de alguns aviões comerciais. E o facto é que juntamente com o logotipo, cada companhia aérea tem uma pintura ou forma especifica de decorar os seus aviões, que as distingue das demais e é a sua imagem de marca.
Algumas companhias aéreas usam mesmo os seus aviões como suporte publicitário, pintando-os para anunciar algum evento, produto, empresa, etc. São os logojets, ou seja, é a forma como são designados os aviões que estampam logotipos ou mensagens.
Com efeito, são já muitos os amantes destes detalhes, que se dedicam a visitar os aeroportos para tirar fotos dos novos desenhos e das cores de cada companhia. Contudo, os aviões são geralmente pintados de branco por duas razões: para serem vistos facilmente durante o dia e à noite, e para diminuir a sua temperatura, pois o branco absorve menos o calor e refrigera melhor a fuselagem.
Mas, e mais do que contemplar as diferentes pinturas dos aviões comerciais, o mais fascinante é ver a forma como os aviões são pintados. É um processo levado a cabo uma vez a cada cinco anos, sensivelmente, e de que seguidamente podemos ver um espectacular timelapse. O exemplo escolhido foi o Boeing 777, um dos maiores aviões do mundo, e usado por companhias aéreas como por exemplo a Emirates, Singapore Airlines, Air France, United Airlines e a Alitalia. Aqui, em particular, temos um Boeing 777 pertencente à Emirates.
[youtube https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=T3RRPQ_Csss]