Como viajar… for dummies

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

fériasPlaneamento

Reserve antecipadamente se for temporada alta. E quando estiver a planear uma rota esteja aberto a alterações. Por vezes vale a pena aproveitar os descontos para um determinado destino, apesar de essa não ter sido a sua primeira opção.

Nunca viaje sem investigar um pouco sobre o lugar para onde vai. Eu acho que esta é uma forma de aproveitar melhor a experiência de viagem.

E também é importante organizar as suas prioridades, quer seja uma viagem cultural, de aventura ou de descanso. Desta forma irá poder escolher mais facilmente o que visitar primeiro e o que deve deixar para o final.

Faça um itinerário realista e deixe algum tempo livre para planos inesperados que possam surgir durante a viagem.

como viajar

Embale bem

Viaje com o mínimo indispensável. Se não costuma fazer exercício físico (por muito bem que lhe pareça ir correr na praia), então muito provavelmente a muda de roupa desportiva e os ténis de corrida não irão sair do quarto de hotel.

Confira sempre a previsão do tempo para a semana da viagem. E mesmo que faça calor, leve sempre uma camisola porque nunca sabe se a temperatura vai baixar à noite ou se o quarto é um gelo.

Para além do clima, planeie com antecipação os lugares e as atracções que pretende visitar. Por exemplo, se está a planear viajar para um lugar com diversas atracções e destinos mais luxuosos para além da praia, como casinos e complexos turísticos, então talvez seja boa ideia levar na mala alguma roupa mais formal para saídas deste tipo.

Pense bem no tipo de roupa que vai levar na mala e assim irá tomar melhores decisões quando estiver a fazer os preparativos de viagem. A melhor forma de poupar espaço é levando roupa que possa combinar e se não levar mala no porão (mais não seja para poupar algum dinheiro), pode sempre comprar os artigos de higiene pessoal no destino.

gastronomia

Pergunte

É sempre boa ideia fazer perguntas mesmo quando os locais não falam português. Não imagina a quantidade de dados, recomendações e direcções que os locais lhe podem dar. Não só irá evitar tempo perdido à procura do hotel (por exemplo), como também irá descobrir o que chamo de “jóias escondidas da cidade”, lugares menos turísticos mas cheios de encanto.

for dummies

Experimente

As férias não são altura para fazer dieta. Quando regressar a casa inclua na sua rotina diária algum exercício extra para equilibrar os exageros das férias.

A gastronomia é, tal como a arte, um meio de expressão de cada sociedade, pelo que o aconselho a experimentar os pratos típicos, adoptar os horários de refeição e as tradições do lugar que visitar.

Se a sua viagem passa por diferentes cidades do mesmo país, então porque não conhecer os pratos mais famosos? Em Itália experimente os diferentes gelados e pizzas de cada região, as paellas em Espanha, as salsichas na Alemanha, etc. Transforme a necessidade de se alimentar em mais uma actividade cultural.

turismo

Guarde as memórias

Cada um tem gostos particulares quando está a escolher souvenirs (prendas/recordações), os quais considero vitais depois de cada viagem. E quando digo souvenirs não me refiro ao golfinho em cores berrantes com o nome da praia paradisíaca que visitou, mas a qualquer tipo de lembrança que possa levar consigo para casa para reviver esses momentos de liberdade e despreocupação que caracterizam as férias.

Algumas pessoas coleccionam fotos. Eu organizo álbuns com as fotos dos lugares que visitei, não apenas no Facebook, mas também no meu computador pessoal ou mesmo impressos. Desta forma, quando alguém vem a minha casa voltamos a viver e a rir daqueles momentos inesquecíveis.

Outro projecto divertido é ter um mapa-mundo e depois ir colocando pinos em cada lugar que cai visitando. Irá ver como vai estar cada vez mais próximo de conquistar o mundo.

Booking.com

Deixe o seu comentário

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...