óbidos

Conhecer Óbidos

óbidosÓbidos é uma pequena vila portuguesa situada na região centro, pertencente ao distrito de Leiria.
Herdeira de um rico património cultural, histórico e arquitectónico fruto dos diversos povos que a habitaram (Celtiberos, Fenícios, Romanos, árabes, etc)  é nos dias de hoje fruto de eventos  únicos que promovem cada vez mais o turismo nesta região.
festival do chocolate de óbidosDestaca-se o Óbidos Vila Natal, em que esta vila se desprende do meigo sossego a que nos habituou para dar lugar a uma azáfama incontrolável. Bares de gelo, patinagem no gelo, a casa do pai natal, desfiles de personagens  natalícias e temáticas, espectáculos e workshops são apenas algumas das inumeráveis atracções nesta época tão especial do ano. Uns meses mais tarde organiza-se também o Festival Internacional do Chocolate, cada ano com uma temática, onde além de workshops e  de ementas especiais, se podem vislumbrar esculturas impressionantes feitas exclusivamente de chocolate.
A entrada na vila é feita a pé, passando na “Porta da Vila” com os seus azulejos que datam do XVIII. A partir daí desenha-se á nossa frente um labirinto de ruas, travessas, becos, todos eles constituídos por uma série de casinhas caiadas de branco com barras azuis e amarelas, contornadas por uma extensa e luxuosa muralha onde podemos passear a  pé.
D. Dinis, apaixonado pela beleza de tal vila ofereceu-a como prenda de casamento à Rainha Santa Isabel, local onde passaram as núpcias.  É portanto considerado um dos lugares mais apaixonantes do nosso país e é uma das sete maravilhas de Portugal.
castelo de obidosPercorra a Rua Direita, uma das mais bonitas desta vila, rodeada de lojinhas de artesanato, restaurantes e de bares onde servem a famosa ginginha de Óbidos, de um sabor extremamente característico.
Ao fundo dessa mesma rua pode também visitar o Castelo, de origem romana.  Muitas são também as igrejas e ermidas que pode encontrar pelo caminho. Finde a sua visita com um mergulhe na Lagoa de Óbidos, um enorme espelho de água onde por vezes podemos encontrar pescadores à procura de amêijoa.
6

Sem comentários

Deixar um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...