Como bons viajantes, a última coisa que queremos é adiar os nossos planos de viagem. No entanto em tempos de crise é necessário seguir alguns conselhos para podermos viajar mais barato.
Vejamos algumas ideias simples que podemos aplicar mesmo antes de sair de casa e que nos irão poupar alguns euros, permitindo manter os planos de viagem.
Planear
Antes de sair de casa, devemos estudar e ter em conta onde iremos gastar dinheiro, e se podemos de alguma forma evitar esses gastos.
Escolher um estilo para viajar e mantê-lo. Se decidir viajar com a mochila às costas, não se deve fazer excepções em cada passo dado.
Escolher destinos de viagem onde o Euro seja uma moeda de referência com mais valor, como por exemplo em locais onde se use o dólar.
Decidir um máximo de gastos diários e respeitar esse limite.
Estudar as alternativas “empacotadas”. Talvez não em todas as viagens, mas em alguns casos existem pacotes com viagem e algumas noites, ou de noites mais alimentação e visitas incluídas, que podem ajudar a poupar alguns euros. Pesquise e compare, para encontrar as melhores alternativas.
Verificar e guardar bem os vistos antes de sair de casa. Se tiver que passar alguma fronteira e não souber onde estão, poderá perder tempo precioso e é sabido que tempo é dinheiro, além das dores de cabeça.
Em viagem
Viajar com poucas coisas. Este é um conselho que não deverá descurar, pois o excesso de bagagem pode custar caro. Levar coisas “por via das dúvidas” apenas irá trazer problemas, demoras e mais gastos.
Se despachar bagagem no aeroporto, leve uma pequena bolsa com alguns dos artigos de viagem na bagagem de mão, pois assim evita peso na mala maior e encargos extra.
Proteger a documentação. A gestão de um novo passaporte, por exemplo, trará demoras e gastos adicionais, além dos problemas adicionais.
Usar os transportes públicos. Usar um autocarro local, por exemplo, dará uma experiência de viagem mais genuína além de poupar dinheiro, ajudando mais facilmente a atingir os limites planeados.
Dormir em hotéis de cidade nas noites de sábado para domingo. É a noite com mais baixa ocupação nas grandes cidades, pelo que têm também preços mais baixos, excepto quando o hotel está cheio, ou é temporada alta. Tente renegociar o preço de alojamento quando fizer check-in.
Ver se existem cartões turísticos que nos permitam visitar as atracções da cidade, por um valor mais em conta do que fazendo visitas a cada atracção individualmente. Nalgumas ocasiões (nem sempre) são uma boa alternativa. Se ficar alguns dias no mesmo destino talvez os descontos e serviços incluídos sejam vantajosos.
Comer nos mesmos sítios onde vão os habitantes locais.
Se optar por ir a excursões opcionais no destino, reserve com antecedência.
E você tem conselhos para ajudar a viajar mais barato que queira partilhar connosco?
Van
28 de Outubro de 2010Muito boas as dicas, viu… São até conselhos meio que básicos que todo mundo sabe mas ninguém realmente põe em prática neh!
Mas acho que o mais difícil de seguir de tudo isso é a parte de não levar bagagem em excesso “por via das dúvidas”… Para as mulheres isso é sempre mmmto complicado!!
Bjoos