Muita gente quase que nem sai de casa desde que se fala em crise, principalmente por razões económicas. Mas será que não haverá forma de viajar barato para continuar a fazer um dos principais prazeres da vida: viajar e conhecer novos destinos?
Quando procurávamos por formas de transporte barato apareceu a Blablacar, mas quem procura uma forma de alojamento barato também tem o CouchSurfing, que até é grátis.
Este sistema de alojamento consiste numa troca: você deixa-me ficar a dormir no seu sofá e eu deixo que outra pessoa também possa ficar a dormir em minha casa. Isto começou inicialmente por iniciativa de surfistas australianos e norte-americanos que perseguiam as melhores ondas da costa. Para facilitar a vida, acabaram por ceder o seu sofá (couch em inglês) aos colegas de surf. O projecto foi ganhando cada vez mais destaque e deu origem à plataforma de “CouchSurfing”.
Mas o que é realmente o Couchsurfing?
O couchsurfing não é apenas uma forma de “alojamento gratuito”, embora seja um factor importante. Quando alguém viaja para um destino onde é recebido por um anfitrião, sabe que este tem a obrigação de lhe proporcionar alojamento e de mostrar a realidade do local onde reside. Desta forma, este maravilhoso sistema transforma-se num verdadeiro intercâmbio cultural.
Você não irá apenas dormir gratuitamente em casa de alguém. O seu anfitrião deverá mostrar-lhe o melhor do destino. O itinerário de viagem não terá de ser rigorosamente cumprido, mas entre ambos poderão combinar um percurso que lhes permita passar algum tempo agradável em conjunto e conhecer melhor a região.
Inicialmente esta plataforma foi fundada não tendo como objectivo o lucro, mas isso mudou em 2011 quando se transformou numa empresa que já pretende ganhar algum dinheiro com todo este processo. Quando esta alteração aconteceu, a maioria dos membros mais activos da plataforma ficaram bastante descontes com a mesma. Essa mudança nas condições de utilização da plataforma fez com que muitos utilizadores tivessem desactivado o seu perfil e “emigrassem” para novas páginas que oferecem o mesmo serviço, como por exemplo a BeWellcome.
Para concluir, se quer viajar barato, ficar alojado num local interessante, conhecer novas pessoas e outras culturas, então talvez seja altura de descobrir esta forma de viajar.
Se já utilizou a plataforma de couchsurfing, então também gostaríamos de saber qual a sua opinião sobre a mesma. Foi uma boa experiência? Repetiria? Aconselha a usar esta plataforma? Teremos todo o gosto em conhecer a sua experiência.